sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Choque de Ordem Polícia prende 16 detentos e apreende armas, drogas e celulares no Instituto Penal de Viamão


Presos cumpriam pena no regime semiaberto e irão regredir para o regime fechado


Polícia prende 16 detentos e apreende armas, drogas e celulares no Instituto Penal de Viamão  Dani Barcellos/Especial
Operação também cumpriu mandados de busca, apreensão e prisão na Região Metropolitana
  Foto: Dani Barcellos / Especial


Armas, celulares e drogas foram apreendidos e 30 criminosos foram presos na Operação Choque de Ordem, deflagrada na manhã desta sexta-feira na Região Metropolitana. Do total de presos, 16 já eram apenados do Instituto Penal de Viamão (IPV), que cumpriam pena no regime semiaberto e agora devem ir para o regime fechado.

Conforme a Polícia Civil, a descoberta de armas dentro do IPV foi o que motivou a operação, que investiga os presos há cerca de seis meses. Detentos do instituto são suspeitos de envolvimento em diversos crimes na Região Metropolitana, como roubos de carros, comércio e residências, homicídios e tráfico de drogas e de armas.

A ação contou com os esforços de 685 servidores da Polícia Civil, da Brigada Militar, do Instituto Geral de Perícias e da Superintendência dos Serviços Penitenciários, em 150 viaturas.

Os trabalhos desta sexta-feira tiveram início com o cercamento do perímetro do instituto realizado pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Em seguida, o Batalhão de Operações Especiais (BOE) entrou na unidade, retirando os presos das galerias para que, enfim, a Polícia Civil e os peritos pudessem realizar a varredura nas galerias e a produção de provas periciais.

De acordo com a coletiva de imprensa realizada nesta manhã, foram apreendidas 14 armas e centenas de celulares, sendo que 24 deles estavam em apenas uma das galerias. Além disso, seis mulheres estavam dentro da unidade na madrugada, o que não é permitido.

Todo o material foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Alvorada. A quantidade de drogas, entre elas concaína, crack e maconha, ainda não foi estimada.

A operação foi considerada "inédita e exitosa" pelo secretário estadual de Segurança, Airton Michels, que destacou a continuidade das investigações e se comprometeu com o reforço da equipe de agentes penitenciários no IPV.

— O semiaberto é um dos gargalos legais e estruturais do sistema penitenciário brasileiro. Essa operação, como o nome já sugere, vem para dar um choque de ordem nessa situação — concluiu Michels.
(Zero-Hora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores