sábado, 12 de janeiro de 2013

Colégio Tiradentes forma 128 alunos em Porto Alegre

Formandos no inicio da solenidade

Sob o sol forte, às 9h do sábado, 15 de dezembro, na APM – Academia de Policia Militar – 128 estudantes do Colégio Tiradentes receberam o certificado de conclusão do 2º grau, numa formatura acompanhada por oficiais da Brigada Militar(BM), pais, avós, tios, amigos e professores. A cerimônia apresentou momentos de emoção, mas também de disciplina , marca do estabelecimento de ensino, um dos mais respeitados do RS. Esta é a maior turma que o colégio já formou. A Banda da BM do Vale dos Sinos tocou o Hino Nacional Brasileiro, o Rio-Grandense e músicas populares.
Oficiais da BM no palanque
A formatura foi prestigiada pelo diretor do Departamento de Ensino da BM(DE), cel, Miranda,  pelo diretor do Departamento de Convênios da SSP, cel. Trojan, pelo chefe de Comunicação Social da BM, tc Ronaldo, pelo ex-diretor do DE, cel Sérgio Pastl, além do capelão da BM, padre João Tadeu, que abençoou os formandos,  da vice-presidente do CPM- Circulo de Pais e Mestres – Irini Browski – e da  comandante do Colégio Tiradentes, tc Cristine, homenageada por pais e alunos.
Passagem do estandarte do colégio

A turma de formandos batizada como “turma dos 30 anos”, devido ao trigésimo aniversário do colégio em 2012 destacou alguns alunos. Adir Matos, maior média de nota durante o curso, passou o estandarte do Tiradentes para Natasha Tortorelli, que possui a melhor média de notas do segundo ano. Matos recebeu, ainda, a medalha de honra do mérito escolar, resultado das notas obtidas durante todo o ensino médio. Alcançaram brilho especial também as alunas Natasha e Vanessa.
Matos obteve excelente desempenho nos estudos

Mas, nem todos os formandos pretendem seguir a carreira militar. Para Mariana Camargo de Toledo, que recebeu o diploma das mãos da avó, Nelci Bohns, o período de estudos foi de muita determinação. “Foi difícil”, resumiu Mariana, ressaltando que pretende cursar a faculdade de geologia.
Mariana recebeu o diploma das mãos da avó Nelci

De acordo com a tc Cristine, ainda há o glamour de alguns alunos pela carreira militar, mas as opções entre os estudantes estão diluídas, uma vez que não existe mais o ingresso direto na APM, sendo obrigatório a conclusão do curso de direito para ser oficial da BM.  A comandante do Colégio Tiradentes sublinhou que a disciplina é um dos pontos fortes do Liceu: “ A disciplina tem peso, mas não um quartel, é moldado para o mundo adolescente, ainda assim, quando o jovem chega sente essa diferença”.
Formandos no momento da diplomação

Os formandos aplaudiram muito o paraninfo da turma, professor Ricardo. E, após ficaram emocionados quando os colegas oradores leram um texto com a voz embargada, dando um primeiro adeus ao colégio.
Estudante recebeu medalha do mérito escolar
                                      
O forte calor fez com que algumas pessoas fossem atendidas pela ambulância do HBM, presente no local. Mas nada de mais grave foi registrado. Por precaução foi distribuída água para os estudantes que ficaram no sol por aproximadamente 2 horas.
Hino do Colégio Tiradentes foi cantado com orgulho

Ao final, aconteceu o desfile do Batalhão Tiradentes, formado por alunos do primeiro e segundo ano. Em seguida, os chapéus e boinas foram jogados para o alto e o clima de festa, já com gosto de saudade, tomou conta do ambiente.
No final, clima de festa pela conclusão do curso

Brigadianos orgulhosos com desempenho dos filhos

Entre os formandos de 2012, vários são filhos de praças da BM. Motivo de orgulho para os pais e também para a ABAMF, que sabe o quanto é importante a formação intelectual desses jovens que podem ser futuros soldados, sargentos ou oficiais da BM. Mas, também podem se tornar engenheiros, advogados, médicos… e da mesma forma terão importância fundamental para a formação de um RS e um Brasil desenvolvido e justo.
(http://abamf.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores