Gás gerado em incêndio era o mesmo usado por nazistas na Segunda Guerra.
O cianeto não tem cheiro nem cor, e é capaz de matar uma pessoa em cinco minutos.
O gás gerado pelo incêndio que matou 235 pessoas em Santa Maria é o mesmo usado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial: o cianeto. Segundo a Folha de S. Paulo, muitos dos pacientes ainda internados estão sendo tratados com a hidroxocobalamina. Esse medicamento é usado para combater os efeitos do princípio ativo Zyklon B, o mesmo aplicado nos campos de extermínio do Terceiro Reich na década de 1940.
O gás – que apareceu junto da fuligem e o dióxido de carbono durante o incêndio na boate Kiss – foi gerado pela queima do material de revestimento acústico.
Efeitos
O cianeto é capaz de matar uma pessoa em quatro ou cinco minutos. Ele paralisa as reações que resultam em produção de energia nas células, matando-as.
Outro efeito é a chamada ''pneumonia química'', um processo inflamatório nos tecidos do sistema respiratório. Esses tecidos deixam de ser impermeáveis, permitindo o vazamento de líquido do sangue para dentro dos pulmões, impedindo a respiração
Veneno invisível
O cianeto não tem cheiro nem cor. Máscaras improvisadas – durante as tentativas de resgate, muitas pessoas usaram camisetas molhadas no rosto – são inúteis para conter o gás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.