sábado, 26 de janeiro de 2013

POLICIAL MILITAR AGIU CORRETAMENTE, DIZ ESPECIALISTA

“A ação era necessária”, diz especialista sobre conduta de PM em tumulto no trensurb.

Consultor em segurança defende postura de policial após assistir ao vídeo exibido por ZH

O treinamento prestado nas academias de polícia ensina que os policiais militares devem agir como o soldado da Brigada Militar Vinicius Alves de Souza, 28 anos, fez na tarde desta terça-feira. Conter, apontar a arma, ter postura de comando e ligar para receber apoio são normas que o consultor em segurança Dempsey Magaldi reforça como dever dos policiais. Souza disparou contra José Betamin Nunes, 33 anos, que estava com uma faca dentro do trem e ameaçava passageiros na estação Anchieta, em Porto Alegre.

— Uma pessoa com uma faca tem o potencial para matar outras pessoas. Se essa faca foi usada para agredir, é lógico que o PM tem direito de usar a arma de fogo para conter o suspeito — justifica o consultor.

Em entrevista à Zero Hora na noite desta terça-feira, Souza disse que foi chamado por algumas pessoas que o viram fardado. Quando chegou ao local, o soldado teria pedido para que o suspeito saísse do trem, mas Nunes teria dito "daqui, não saio. Só se me der um tiro".

— Falei umas quatro vezes que só queria conversar com ele, mas ele virou a faca na mão e veio no embalo para me atingir. Daí, atirei — conta o policial.

Magaldi acredita que se Souza não tivesse atirado, poderia ter sido esfaqueado e morto pelo suspeito, bem como outras pessoas que estavam no vagão da estação Anchieta. Quando há risco de vida e o suspeito induz que vai agir, é obrigação da Polícia intervir.

— O policial tem o dever de agir diante da ameaça a sociedade. Pelo manual de instrução da polícia, seria proibido se omitir. Ele não tinha outra alternativa — afirma Magaldi.

Nesse caso, Magaldi ressalta que o dever é apenas da polícia, que foi treinada para situações como essa. O cidadão que estivesse armado ou não, poderia ignorar o caso e se manter em silêncio.

— A ação era necessária e o ferimento nesta outra vítima (o projétil ultrapassou o abdômen do suspeito e acabou atingindo a canela esquerda do passageiro Jorge Luis da Rosa Vidal) foi uma conseqüência — explica.

De acordo com a legislação, Souza poderia ser julgado se tivesse feito vários disparos, se tivesse demonstrado negligência e imperícia ou caso Nunes não tivesse ameaçado o policial.

Segundo o Hospital Cristo Redentor, José Betamin Nunes está internado em estado regular após passar por cirurgia na madrugada desta quarta-feira. O passageiro Vidal, 50 anos, que foi atingido na perna, foi atendido e liberado na noite desta terça-feira.
(http://zerohora.clicrbs.com.br/rs).

Um comentário:

  1. ESSE AGENTE-DE-POLÍCIA ATUOU CORRETAMENTE EM FAVOR DA SEGURANÇA. EU APENAS PENSO QUE CADA CIDADÃO CIVIL DEVE DE RENDER HONOR E RESPEITO A ESSES BRAVOS HOMENS,OS QUAIS SE ARRISCAM DIA E NOITE POR NÓS.NATURALMENTE,QUANTO A MIM, QUANDO ME OCORRE DE DEFRONTAR-ME EM PÚBLICO COM UM POLICIAL,EU TENDO A SENTIR-ME DESCONFORTÁVEL...PORQUE ELES DEMONSTRAM UM ASPECTO DE FORTE IMPONÊNCIA. EU ME CHAMO ALEXANDRE BARROS E ESTE FOI MEU COMENTÁRIO. DEUS VOS BENDIGA E VOS ABSOLVA DE PECADOS VOSSOS;QU'ELE FULJA SEU SEMBLANTE SOBRE VÓS E VOS CONSIGNE PAZ!

    ResponderExcluir

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores