sábado, 13 de outubro de 2012

Líderes de quadrilha responsável por ataques a bancos com uso de explosivos são identificados

Polícia diz ter identificado líderes de quadrilha responsável por ataques a bancos com uso de explosivos Fernando Gomes/Agencia RBS

Delegado Juliano Ferreira mostra material encontrado 
escondido em sítio Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS



Bando seria responsável por vários ataques recentes a caixas eletrônicos em cidades da região


A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), identificou dois homens que seriam os líderes da quadrilha responsável pelos últimos ataques a bancos com uso de explosivos no Rio Grande do Sul, principalmente na região serrana.

Elisandro Rodrigo Falcão, 31 anos, está foragido e passa a ser o procurado número 1 do Estado. Já Deyvid Possa, 27 anos, foi preso na última segunda-feira em seu sítio na localidade de Vila Segredo, no interior de Ipê. Ele teria sido identificado por uma denúncia anônima suspeito de ter participado do assalto ao pedágio de Vacaria, na BR-116.

Segundo o delegado Juliano Ferreira, titular da Delegacia de Roubos do Deic, as investigações confirmaram que o grupo, formado por cinco homens, participou dos ataques aos caixas eletrônicos em Picada Café, Nova Bassano, Fagundes Varela, Jaquirana e ao pedágio de Vacaria. Também é possível que o bando tenha assaltado agências em Torres e Dom Feliciano.

— Estávamos investigando eles há muito tempo, mas faltava a vinculação, o algo a mais, o que foi possível após prendermos o Possa no sítio da Vila Segredo, no interior de Ipê. Tiramos um dos principais líderes (da quadrilha) de circulação. A partir de hoje, Falcão é o homem a ser caçado — explica Ferreira.

Leia mais:

Serra concentra 42% dos ataques com explosivos. Relembre os casos em 2012

Ferreira acredita que com a prisão de um dos suspeitos o número de ataques com explosivos a agências diminua. Para conseguir relacionar os suspeitos aos crimes, a polícia precisava de provas.

A identificação da quadrilha foi feita, então, a partir da prisão de Possa. No sítio do assaltante, conforme Ferreira, os policiais encontraram roupas, toucas ninjas, radiocomunicadores e outros objetos, os quais seriam os mesmos flagrados por imagens das câmeras de segurança dos bancos assaltados.


Imagens mostram que as roupas encontradas são as mesmas dos ataquesFoto: Reprodução / Polícia Civil
Assaltante preso havia deixado explosivos após furar barreira policial

Além disso, os vizinhos da propriedade identificaram, por meio de fotos, que o grupo frequentemente se reunia no local. Na noite da véspera do ataque ao pedágio de Vacaria eles teriam inclusive jantado no sítio. Um Honda Civic abandonado depois de uma das ações também era visto pelas testemunhas sendo guiado por Falcão.

A maioria dos membros da quadrilha mora na Serra, inclusive os líderes seriam de Caxias do Sul, diz Ferreira. Por isso, teriam amplo conhecimento das estradas e rotas de fuga utilizadas após os assaltos. Apenas um dos cinco seria da Região Metropolitana. Os nomes dos outros três não foram divulgados para não atrapalhar as investigações.


Deyvid Possa (E) está preso e Elisandro Falcão (D), foragido
Foto: Reprodução


Em julho, Deyvid Possa teria furado uma barreira policial no município de São Marcos, também na Serra. Durante a fuga, abandonou a moto que conduzia e uma mochila. Dentro dela foram encontrados explosivos, o que apontaria ser ele o responsável pelo material usado nas ações do bando.

Conforme a comparação de imagens feita pela polícia, Possa e Falcão atuavam na instalação das dinamites nos caixas eletrônicos. Os outros faziam a retaguarda. Os explosivos seriam adquiridos em pedreiras da Serra. Falcão estaria inclusive namorando uma prima de Possa, segundo o delegado.

Informações sobre o paradeiro de Elisandro Falcão podem ser repassadas à Polícia Civil pelo telefone 0800-644-9855, com total preservação do anonimato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores