sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Leonel Carivali prestou depoimento de quatro horas na sede da Corregedoria-Geral da Polícia Civil

Delegado alega legítima defesa ao disparar tiro que matou empresário paranaense em Gravataí
Leonel Carivali prestou depoimento de quatro horas na sede da Corregedoria-Geral da Polícia Civil, em Porto Alegre

O delegado regional metropolitano Leonel Carivali alegou legítima defesa para justificar o tiro que matou um refém em Gravataí, ainda em dezembro de 2011. Ele prestou depoimento durante quatro horas na sede da Corregedoria-Geral da Polícia Civil, em Porto Alegre.

Carivali afirmou que atirou após um dos criminosos ameaçar sacar uma arma em frente à casa onde mantinham dois agricultores do Paraná reféns. No estouro do cativeiro, o policial atirou contra o carro onde os criminosos estavam com as vítimas.

O empresário Lírio Persch, de 50 anos, foi atingido e morreu. O delegado Paulo Rogério Grillo, responsável pelas investigações, conta que o disparo ocorreu após um barulho semelhante a um tiro:

— Ele diz que teria ouvido um estampido e atirou no mínimo duas vezes em direção ao elemento que estava armado, que representava o maior risco, a agressão iminente contra ele. Ele errou o tiro por pouco, porque a vítima estava dentro do carro — diz Grillo.

Nenhum tiro partiu das armas dos três sequestradores presos. O delegado Carivali foi afastado das investigações e está em férias. Cerca de 15 pessoas foram ouvidas no inquérito. De acordo com Grillo, Carivali estaria chateado com o fato, mas convicto de que teria feito tudo certo.

— Demonstrou absoluta convicção e está com a consciência tranquila de que agiu corretamente. Nas circunstâncias com as quais ele se deparou, alegou que não tinha outra atitude a tomar a não ser atirar — revela Grillo.

É a primeira manifestação de Carivali desde a confirmação da perícia de que a bala que matou a vítima partiu da arma dele. O inquérito que apura a morte do refém será concluído na próxima semana.

Na terça-feira que vem será feita a reconstituição da morte do sargento da Brigada Militar, Ariel da Silva, baleado no mesmo dia por policiais civis paranaenses que investigavam o sequestro dos dois agricultores.

4 comentários:

  1. tenho absoluta certeza que o delegado carivali e inocente, pois sou de uma familia de policiais ele fez o servi;o dele correto, qualquer um com um pouco de inteligencia faria o mesmo foi legima defeza, e ele tem anos de experiencia como policial, poderia ter sido ele a vitima, o que esses vagabundos do parana tem que vim para o nosso estado, ele e uma pessoa integra que poucos temos, ele nao deve ser punido por nada foi legima defeza somos seres humanos ninguem e perfeito ele estava fazendo o servi;o dele....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sonha um pessimo policial e um monstro arrogante nao vale nada quem conhece sabe, pagou pela arrogancia e fraqueza

      Excluir
  2. É lamentavel que tenha gerada tamanha repercussão este incidente, nós como pessoas civilizadas temos que penalizar os dois lado (assim como o que houve com o coronel da brigada, quem foi que tomou as dores por ele, ele tambem esta morto mas a sociedade é assim mesmo quando morre um policial que da a sua vida por outra ninguem liga,agora se sai uma reportagem dizendo que em troca de tiros policias matam traficante, ai coitado do menino ele só fumava maconha, ou como aconteceu agora, foi uma fatalidade, poderia ter sido uns dos sequestradores no banco de tras que teria morrido caramba), sim foi uma fatalidade ter atingido um refém, mas como conta o próprio delegado carivali os vidros tinham peliculas não dava para enxergar dentro do veiculo, sendo que tinha um suspeito armado lhe ameaçando, assim como o refén acabou atingido, poderia ter sido o delegado carivali, que muiiiiiiiiiiiitas vezes (digo muitas mesmo) Fez coisas boas, corretas. Este homem pesssoal só quem tem a honra de conhece-lo sabe o que é ser honesto, pois ele sim é um exemplo a ser seguido dentro da policia. E se sim existe falhas em toda essa operação, a culpa não é dos policias e sim do sistema, que infelizmente virou politica, um sistema mal remunerado, mal preparado, que não gera recursos de capacitação. Com maior despreparo possivel, é se posto qualquer um que tenha feito uma faculdadezinha de um curso a distancia hj pode ser policial civil. Ridiculo governo do estado, ai querem penalizar poucas das pessoas que se esforçam dentro deste sistema monopolizado e saturado de tanta politicagem e iguinorancia!

    ResponderExcluir
  3. Esse merda do carivali arrogante petulante fraco e pessimo profissional e se acha acima de tudo e todos, matou o refem pois nao sabe nada de operacionalidade.. tem q ser culpado e expulso da policia. como um pseudo professor de merda desses da aula de direito penal e ,mata alguem? que conhece bem esse cara sabe q nao vale nada e é um merda!

    ResponderExcluir

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores