Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2011

BRECHÓ da ASASEPODE

A Associação dos Servidores da Área de Segurança Portadores de Deficiência realiza no sábado, 02 de abril, das 10 às 17h, na av.Aparício Borges, 2053,  seu já tradicional  Brechó, com grande quantidade de artigos de vestuário e assessórios.
Venha nos visitar e fazer boas compras.
A Entidade também aceita doações de vestuário, acessórios e material reciclável.
Maiores Informações: (51) 3315-3530.

Copa de 2014 - Reunião das entidades responsáveis pela segurança

Reunião no Cmdo. Geral da BM/RS
Na manhã desta quarta-feira (30/3), no Quartel do Comando-Geral da Brigada Militar, em Porto Alegre, o Comandante-Geral, Cel Sérgio Roberto de Abreu, recebeu, em seu Gabinete, entidades responsáveis pela organização e segurança da Copa de 2014, que será realizada no Brasil.
Estiveram presentes na reunião, o Secretário de esportes e lazer, Kalil Sehbe, o Comandante do Policiamento Metropolitano, Coronel Erlo dos Santos Pitrosky, o Secretário adjunto de esporte e lazer, José Mocellin, o delegado de polícia, representando o SSP, Carlos Santana, o Diretor da EPTC, Vanderlei Capelari, o Comandante da Guarda Municipal, Roberto Martins, a delegada da 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, Adriana Regina da Costa, a perita criminal do IGP, Adriana Denardin, o assessor do secretário de esportes e lazer, Édson Cordova, o Gerente de fiscalização, Carlos Pires, e o engenheiro, Roberto Baú. 

terça-feira, 29 de março de 2011

Morte, Prisão e apreensão de arma quando Policial Militar de folga evita roubo de carro em Sapucia do Sul/RS


No Bairro Vargas, 26/03, Rua Igrejinha uma tentativa de roubo de veículo, Vectra Cinza, foi frustrada por um Policial Militar que passava pelo local avistou o assalto e interviu na ação criminosa.
Os assaltantes atiraram em direção ao policial, que revidou e teve seu veículo atingido por tiros que quebraram o vidro traseiro do veiculo do policial e outro a lataria, dois disparos efetuados pelo policial atingiram Emerson Ayres, que no hospital, entrou em óbito.
 O segundo assaltante fugiu do local sendo abordado pelas guarnições uma quadra a frente em posse da carteira da vítima.
O proprietário do veiculo foi atingido no abdome, pelo assaltante que foi baleado e tentava fugir com o carro do local. Ambos foram socorridos ao hospital e a vítima foi submetida a cirurgia no bloco cirúrgico e esta em situação regular.
O preso foi encaminhado ao DPPA de Canoas e apresentado em flagrante delito.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Tarso participa de reunião do Conselho Superior da BM e lança desafios à corporação


"A Brigada Militar deve preparar-se para os novos desafios que estão postos, adotando uma mudança de comportamento institucional, técnico, cultural e operacional para responder bem a estas situações novas. A corporação deve ser ousada, ter um forte planejamento e melhorar suas condições estruturais, com equipamentos adequados para enfrentar a criminalidade. Além disso, deve ser uma polícia cidadã." O recado foi passado pelo governador Tarso Genro, na manhã desta sexta-feira (18) no Hotel DeVille, em Porto Alegre, durante a Reunião do Conselho Superior da Brigada Militar, que iniciou na quinta-feira (17) e encerra no tarde desta sexta-feira.

O chefe do Executivo aproveitou a primeira reunião de 2011 do órgão, composto por oficiais comandantes regionais - de unidades da BM, além de unidades dos bombeiros -, para fazer quatro desafios: a corporação deve investir na interatividade, utilizando-se das redes sociais para comunicar-se com a sociedade; o efetivo da Casa Militar do Palácio Piratini deve estar permanentemente mobilizado e preparado para auxiliar em emergências sociais e ambientais; haver a perfeita integração com a Polícia Civil, e ter um fortalecimento material, logístico, de infraestrutura e de armamentos modernos, além do aperfeiçoamento do efetivo, com cursos de atualização, bem como estudar as novas ferramentas como o videomonitoramento ou sistemas de localização de disparos de arma de fogo, como os adotados respectivamente no litoral Norte e em Canoas.

Planejamento e eficiência
"Temos de ter um forte planejamento e sermos eficientes nos métodos empregados. Hoje vivemos uma situação extraordinária no mundo, com determinados limites da história da humanidade sendo testados não só em relação à segurança pública, mas também a própria segurança dos estados", enfatizou o governador. Tarso Genro observou que todas as questões do mundo refletem em nosso território e feliz o Rio Grande do Sul que tem um corpo orgânico, hierarquizado e disponível a determinação de seus comandantes, para atuar em todo o território gaúcho.

Mas para enfrentar a mudança radical que afeta "todos os poros da vida social" e provoca instabilidade social, na segurança pública, na segurança das famílias e das comunidades, lembrou o governador, é necessária que haja uma mudança de comportamento. Ele quer que a BM desenvolva linhas de comunicação com a sociedade, adotando as redes sociais, como o twitter, facebook e demais microblogs, com isso, sugerindo que os policiais militares devam entrar em contato com pais e jovens que saem para festas noturnas ou com as comunidades de jovens e adolescentes da rede mundial, se antecipando ao que já fazem os traficantes que utilizam-se destes fóruns para captar futuros clientes.

Maior instituição pública do Estado
O comandante da Brigada Militar, Sérgio Roberto de Abreu, explicou que a reunião do Conselho Superior tem como finalidade discutir e traçar os principais objetivos da corporação para o ano. "Atuamos em todos os cantos e recantos do RS, sendo a maior instituição pública do Estado, com o maior número de servidores, e atuando em quatro grandes áreas: o serviço de bombeiros, na preservação do meio ambiente, no policiamento ostensivo e no patrulhamento rodoviário em uma área de 13 mil quilômetros", destacou o coronel Sérgio Abreu.

"Nós temos um desafio: corresponder às demandas e às expectativas da sociedade, principalmente na eficiência. Somente nos últimos quatro anos conseguimos reduzir os índices de criminalidade em nível nacional. Em 2005 chegamos a quase 30 homicídios por grupo de 100 mil habitantes e hoje já estamos nos 26", destacou o secretário da Segurança Pública, Airton Michels. Segundo ele, os números ainda são altamente preocupantes e existe muito a ser feito. Também esteve participando da reunião o chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, delegado Ranolfo Vieira Júnior.
(http://www.estado.rs.gov.br).

Construção de presídio em Canoas é confirmada pelo Governo

A decisão de construir um presídio na cidade de Canoas foi confirmada em reunião entre o Governador Tarso Genro, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, e o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, realizada nesta sexta-feira (18).
O projeto inicial, que previa a construção de uma casa prisional através de Parceria Público Privada (PPP) foi completamente descartado. Os altos custos de manutenção, cerca de R$ 93 milhões por ano, e a construção de apenas um prédio para acomodar três mil presos foram os principais fatores que motivaram as mudanças. Para o secretário da Segurança, "o custo seria totalmente inviável, pois o orçamento anual da Susepe é de R$ 50 milhões".
As três mil vagas previstas inicialmente serão mantidas, porém sob outro formato. Serão construídas cinco casas prisionais com capacidade para 500 apenados. Cerca de 15% das vagas serão para presos do sistema semiaberto. "Nós vamos fazer casas prisionais menores, que farão parte de um complexo", disse o secretário. "Dessa forma, é muito mais fácil administrar, e é possível fazer um trabalho efetivo de ressocialização. além de ser muito mais seguro".
De acordo com o secretário de Segurança, "o presídio será construído nos moldes do Pronasci, que prevê as propostas de educação, trabalho e reinserção social para presos. Para a realização do novo projeto, um termo de cooperação entre o Estado e o município de Canoas está sendo formatado contendo um indicativo de custos adequados para as finanças estaduais. A verba estará prevista no orçamento de 2012 e poderá contar também com investimentos do governo Federal. Os valores ainda não estão definidos.
(http://www.estado.rs.gov.br).

Violência contra a mulher - casa da família é queimada pelo ex-marido

Um homem de 33 anos foi preso esta manhã no Bairro Navegantes, Cachoeirinha, após atear fogo na casa de sua ex-mulher. O acusado foi reconhecido por vizinhos e por sua filha como autor do incêndio.
O 26º Batalhão de Polícia Militar contou com o apoio do Corpo de Bombeiros que controlaram as chamas da residência.
A filha menor do casal informou que a sua mãe já vinha sofrendo ameaças de morte pelo acusado de 34 anos que ainda estava no local no momento em que a Brigada Militar chegou, ele foi identificado e detido, após seu veículo, Ford Focus, ser vistoriado e ser encontrado no porta-malas um galão branco contendo etanol. Diante dos fatos foi lhe dado voz de prisão e após exame clínico apresentado na DPPA de Gravataí, onde foi registrado o flagrante.


terça-feira, 22 de março de 2011

ARMAS, DROGAS E PRISÕES NA REGIÃO METROPOLITANA

PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS EM VIAMÃO
Maconha apreendida

1. Em 22/03, às 14h13min, no Distrito de Águas Claras em Viamão, após denúncia, uma guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar em apoio a agentes de inteligência prendeu um homem de 55 anos que possuía enterrado nos fundos de seu pátio, um tijolo com aproximadamente 500g de maconha, além de 01 tijolinho de maconha de 25g e 01 peteca de cocaína de aproximadamente 03g. Foi encaminhado a DPPA de Alvorada para o flagrante.

2. Em 22/03, às 11h20min, no Bairro Diamantina em Viamão uma guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar em apoio a agentes de inteligência prendeu dois homens, um de 20 anos portando no bolso da calça 36 munições de cal. 357 e outro de 38 anos, portando 13 pedras de crack, também foi apreendido cinco aparelhos celulares e a quantia de R$ 123,40 em dinheiro trocado. Ambos foram encaminhados a DPPA de Alvorada.

ASSALTANTES SÃO PRESOS EM FLAGRANTE APÓS REALIZAREM ROUBO A PEDRESTRE
1.  Na segunda-feira (21/03), às 14h40, na Rua Jovelino de Souza, Bairro Bela Vista, em Alvorada, uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) prenderam dois indivíduos e recuperaram o valor roubado de duas pedestre.
Dinheiro recuperado
A guarnição de Policiais Militares (PMs) estava em patrulhamento pela avenida principal, quando foram acionados por duas vítimas de assalto alegando que dois indivíduos lhes roubaram suas bolsas contendo R$ 10,4 mil. Os PMs fizeram buscas nas proximidades e localizaram os dois suspeitos que portavam um revolver calibre 38, marca Taurus, e os R$ 10,4 mil.
Os homens foram presos e apresentados na 1ª Delegacia de Pronto Atendimento de Alvorada.

2. Também na segunda-feira (21/03), às 23h10, na Rua Bandeirantes, Bairro Umbu, em Alvorada, uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) prendeu um indivíduo após cometer roubo a um pedestre.
Pedra de crak
A guarnição de Policiais Militares (PMs) foram acionados pela vítima do roubo. Os PMs colheram informações sobre o autor e ao fazer buscas encontraram o individuo com os pertences da vítima.
O autor, depois de reconhecido pela vítima, foi preso e conduzido até a 1ª Delegacia de Pronto Atendimento de Alvorada.

PRISÃO DE FORAGIDO
Outra guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar, na segunda-feira (21/03), às 20h25, na Rua Abramo Heberle, Vila São Pedro, em Alvorada, recapturaram um foragido da justiça.
Os Policiais Militares (PMs) ao fazer uma abordagem de rotina identificaram o foragido que foi recapturado e apresentado na 1ª Delegacia de Pronto Atendimento de Alvorada.

Arma recuperada













Capturados

segunda-feira, 21 de março de 2011

Carnaval de Alvorada/RS

No domingo (20/03), das 18h00minhs às 02h00minhs de segunda-feira (21/03), na Av. Presidente Getulio Vargas, Centro de Alvorada, aconteceu a segunda noite do carnaval de rua da cidade, contando com um público menor que na noite de sábado, noite em que ocorreram os desfiles das escolas de samba do grupo especial e mirim, o 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) esteve presente garantindo a segurança dos foliões, espectadores e famílias que compareceram para prestigiar o evento que contou com mais de 5 mil pessoas.
Desfilaram seis blocos de associações, clubes, agremiações e por final desfilaram as escolas de samba Algarve do Futuro, campeã mirim e a Associação Periferia, campeã do grupo especial apontadas como as campeãs pelo escrutínio que foi realizado no início do evento pelos jurados.
Também estavam presentes no evento o Tenente Coronel Júlio César Rocha Lopes, Comandante do 24º BPM, o Prefeito Municipal, Sr João Carlos Brum e a primeira dama Rejane Brum, o secretário de cultura, Sr Jairo Carvalho, o presidente da Associação Recreativa Carnavalesca de Alvorada (Arca), Toninho Namor, além de vereadores e secretários do município e diversos convidados.




sexta-feira, 18 de março de 2011

Criança de 11 anos denuncia a mãe por tráfico de drogas

Criança era obrigada a vender drogas
Hoje, 18/03, às 11:00hs, na Rua Maranhão, Bairro Monte Alegre, uma guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar, juntamente com agentes da inteligência, após receberem pelo fone 190 a denúncia de um menino de 11 anos, que sua mãe o obrigava a vender drogas na escola.
Os Policiais Militares efetuaram a prisão da mãe da criança de 11 anos, em flagrante. Com ela foram apreendidas 47 petecas de cocaína, dois celulares e a quantia de R$ 6,25, em dinheiro trocado.
Diante dos fatos foi dada voz de prisão a mãe do menino e juntamente com o conselho tutelar foram encaminhados a DPPA de Alvorada para o Auto de Prisão em Flagrante.

HOMICÍDIO, DROGAS E ARMAS APREENDIDAS EM VIAMÃO/RS

Nesta quinta-feira, 17/03, às 17h09min, na Avenida Tróia, nº 440, Bairro Augusta em Viamão, uma guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar atendeu a ocorrência de homicídio na qual a vítima LUIZ ANTONIO SANTOS, com 47 anos, foi morto, com vários disparos de arma de fogo, por dois indivíduos que a população apontou como o vulgo “Vaguinho” e outro não identificado. Policiais Militares de posse das informações levantadas pelo setor de inteligência deslocaram até a Rua Vila Velha, na Vila Augusta, residência do suspeito de ter cometido o crime.
Os acusados foram presos e com eles foram apreendidas 84 pedras de crack, 50 gramas de cocaína, três revólveres Calibre 38, dois com a numeração raspada, uma espingarda calibre 12 de repetição, um colete balístico, 07 munições de calibre 12 e 10 munições de calibre 38. Um dos revólveres estava municiado com três munições deflagradas. 
PIRATARIA PERDE MAIS DE 3.900 CDs E DVDs
Também na quinta-feira na Av. Liberdade, nº 2046, Bairro Santa Isabel em Viamão, através de denúncias anônimas, policias militares do 18º Batalhão de Polícia Militar localizaram um ponto de comercialização de CDs e DVDs falsificados. Foram apreendidas mais de 3900 cópias de diversos títulos de filmes, jogos e CDs musicais.
O material foi apreendido e o acusado preso. 


quinta-feira, 17 de março de 2011

Campanha para arrecadar doações para vítimas em São Lourenço do Sul

  A calamidade que atingiu milhares de pessoas na Região Sul do Estado, em especial, São Lourenço do Sul atingiu também aqueles que trabalham em defesa da comunidade. Com a chuva que atingiu as famílias de moradores de São Lourenço, que perderam tudo, muitas famílias de policiais militares também foram atingidas, 13 famílias no total.
O Comando de Policiamento Metropolitano entra na grande corrente de solidariedade solicitando doações de itens necessários a manutenção da subsistência das familias vítimas da enxurrada, como alimentos não-perecíveis, água potável, agasalhos, roupas de cama, mesa e banho, colchões e material de higiene e limpeza.
As doações podem ser encaminhadas aos postos de arrecadação organizados junto as unidades da Brigada Militar no Estado, em ECspecial nas cidades que compõem o CPM, como o 15º BPM em Canoas, 17º BPM em Gravataí, 18º BPM em Viamão, 24º BPM em Alvorada, 26º BPM em Cachoeirinha, 33º BPM em Sapucaia do Sul e 34º BPM em Esteio, ou na Sede do Comando de Policiamento Metropolitano na 
Av. Santos Ferreira, 4321, Estância Velha - Canoas.
Todas as arrecadações serão encaminhadas às vitimas pela própria Brigada Militar.
Maiores informações:
Fone: (51) 34778804 – E-mail: cpm-comsoc@bm.rs.gov.br

quarta-feira, 16 de março de 2011

Programa de Prevenção da Violência se reune em Alvorada/RS

Nesta Terça-feira (15/03) às 9h00min, na Prefeitura de Alvorada, no gabinete do Prefeito, ocorreu a reunião do Programa de Prevenção da Violência, com a presença de autoridades e convidados.
Na reunião ficou acertada a data para a inauguração do Ginásio Sociedade de Esportes São Caetano, situado na Rua Vasco da Gama, previsto para o dia 14/04 às 16h00min. Também foi ressaltada a integração dos Projetos do PPV com o Pronasci e as demais secretarias.
Foi criado o GTG (Grupo Técnico Gestor) para acompanhar o funcionamento do Ginásio com um representante de cada órgão do município, inclusive um 2º Sargento do 24º Batalhão de Polícia Militar, representando a Brigada Militar.

Conselho de Segurança Escolar se reune com a comunidade de Sapucaia do Sul/RS

Reunião com a comunidade
No sábado dia 12 de março 2011, na Escola Municipal Justino Camboim o 1º Sargento Geverson Aparício Ferrari, comandante do Pelotão de Motos do 33º Batalhão de Polícia Militar falou aos presentes sobre o funcionamento do Conselho de Segurança Escolar, bem como a aplicação do Pelotão de Motos cuja missão principal é a prevenção de crimes na área escolar.
A reunião contou com a presença de professores, pais, alunos e cerca de 100 pessoas que debateram sobre as ações da Brigada Militar junto às escolas através do Conselho de Segurança Escolar.

Perseguição e Tiroteio em Roubo a Agência Bancária de Glorinha/RS

Em 15 de março de 2011, por volta das 11:15hs, quatro homens amados efetuaram roubo a agência do BANRISUL, localizado na Av. Pompílio Gomes Sobrinho, nº 23500, Centro de Glorinha. Os indivíduos fugiram em um veículo Fiat Pálio Wekend, placas JPC-1285 roubado em Porto Alegre, em direção a Gravataí pela BR 290 (Freewey).
Policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar, que foram acionados pela Sala de Operações do 17º BPM, efetuaram cerco policial. Ao perceberem que estavam cercados pelas viaturas da BM, adentraram o “portão 08” do Complexo da General Motors, onde houve confronto no estacionamento da empresa, perseguição e troca de tiros.
Os quatro indivíduos foram presos e identificados, sendo todos foragidos do sistema prisional. Um deles ferido com três disparos de arma.
Com os foragidos foram encontradas sete armas de fogo, sendo três pistolas Cal 9mm, uma pistola Cal .45, uma espingarda Cal .12, um revólver Cal .38 pertencente ao vigilante da agência, um colete balístico e uma pistola Cal .40 pertencente a Brigada Militar roubada de um soldado em serviço em Dezembro de 2010 em outro roubo a mesma agência bancária de Glorinha. Também foi recuperado todo o dinheiro roubado da agência, Aproximadamente 23 mil Reais.
Além dos Policiais do 17º BPM, também participaram do cerco policial, policiais do Comando Rodoviário e da Polícia Rodoviária Federal. Os presos, a materialidade e o veículo apreendido, foram encaminhados ao DPPA de Gravataí.


terça-feira, 15 de março de 2011

VÍTIMA É BALEADA APÓS TER SACADO DINHEIRO DE BANCO EM CANOAS/RS

Em 14 de março de 2011, às 12h 44min, a viatura 7443 do 15º Batalhão de Polícia Militar atendeu uma ocorrência referente a um baleado na Rua Porto Alegre nº 568, Bairro Mathias Velho.
Ao chegar no local a guarnição encontrou a vítima de 47 anos, sem antecedentes, com um ferimento de arma de fogo no ombro direito. A vítima relatou que após sacar R$ 2.500,00 na agência do Banco Itaú na Rua Tiradentes no Centro de Canoas, pegou um ônibus até o Bairro Mathias Velho e ao descer do ônibus foi seguido por dois indivíduos em uma moto branca que o abordaram lhe pedindo o dinheiro, pois sabiam que havia sacado tal quantia e que estava no seu bolso, e mesmo entregando o dinheiro sem reagir foi alvejado. A vítima foi socorrida pela SAMU ao HPSC e a guarnição deslocou até a DPPA para efetuar registro.

ACIDENTE DE VEÍCULO COM MORTE
Em 14 de março de 2011, às 12h 00min, na Rua Camaquã, esquina com a Santa Catarina, Bairro Mathias Velho – Canoas. Soldados do 15º Batalhão de Polícia Militar deparou-se com uma ocorrência de trânsito envolvendo o veículo GM/PRISMA JOY que abalroou a motocicleta HONDA CG 150 TITAN KS, conduzida por ANTÔNIO LUCIANO BRUGNAROTTO, 36 anos, que sofreu lesões graves.
Antonio foi conduzido ao HPSC onde recebeu o atendimento necessário, não resistindo aos ferimentos, morreu.
Foi efetuado na DPPA o registro.

CERCO POLICIAL COM PRISÃO E RECUPERAÇÃO DE OBJETOS ROUBADOS E APREENSÃO DE ARMA
Em 14 de março de 2011, após alerta passado pela Sala de Operações do 15º Batalhão de Polícia Militar referente ao ROUBO efetuado num estabelecimento comercial, sendo usado um veiculo de cor Azul, a viatura 6291 em patrulhamento e apoio ao cerco abordaram o veiculo GM/VECTRA CD Placas IGF-2973 de cor Azul, no interior do veiculo estavam três suspeitos de 20, 21, e22 anos. No interior do veiculo foi encontrado um revólver Cal. 38, Marca TAURUS com a numeração raspada, 10 Carteiras de cigarro (06 DALLAS, 03 DERBY e 01 HOLLYWOOD) e 01 cigarro de maconha. Os suspeitos foram presos em flagrante por porte e receptação e posse de entorpecente e conduzidos ao HNSG e posterior a DPPA o veiculo foi recolhido.
As vitimas do roubo ao mercado não reconheceram os acusado, mas reconheceram o material apreendido.

CARRO E ARMA SÃO APREENDIDAS
Em 14 de março de 2011, às 15h 35 min., uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar receberam uma denúncia sobre um veículo Gol Prata, placas de Gravataí, com licenciamento vencido, segundo informações repassadas ao 190, o vulgo “dentinho estaria tripulando neste veículo em posse de arma de fogo, a guarnição se deparou com o referido veículo na Rua Paulo Koetz nº 200, Bairro Rincão da Madalena. Ao ser abordado pela guarnição, o carona do veículo desceu do carro com arma em punho correndo em direção a um matagal, foi efetuado o acompanhamento do individuo que fugiu pelos matos, sendo perdido de vista, e abordado logo em seguida pela guarnição da Agência Local de Inteligência (ALI) que identificou o acusado e localizou um revólver calibre 38, 6 polegadas marca Colt com numeração raspada e 6 munições intactas.
No veiculo Gol foram identificadas a condutora do veículo e o segundo carona, todos com antecedentes criminais.
O veículo foi recolhido ao depósito do DETRAN, e as partes envolvidas no fato encaminhadas até o Hospital local conforme procedimento de rotina e posterior a DPPA para registro de ocorrência policial.

SISTEMA DE MONITORAMENTO DA BRIGADA MILITAR FLAGRA TRÁFICO DE DROGAS EM GRAVATAÍ/RS
Em 14 de março de 2011, às 19h 05min, uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar foi despachada pela Sala de Operações, visto ter sido flagrado no sistema de monitoramento de câmeras da BM, a ocorrência de tráfico de drogas em andamento na Rua da Ladeira nº 100, Bairro Morada do Vale II, no local a guarnição abordou e prendeu três suspeitos de trafico e localizou 14 pedras de crack e R$ 230,00.

PRISÃO – PORTE ILEGAL DE ARMA
Em 15 de março de 2011, uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar abordou na Estrada Dionísio Cardoso de Lima nº 100, Gravataí, um homem em atitude suspeita e localizou um revólver calibre 38 Taurus, numeração raspada e cinco munições de calibre. 38 intactas.

APREENSÃO MENORES POR FURTO DE VEÍCULO
Em 14 de Março de 2011, na Rua 14 de Setembro, nº 240, Bairro Esmeralda em Viamão, uma guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar abordou o veículo GM/CHEVETTE SL/E, placas IGH-2469, cor azul, tripulado por dois adolescentes com antecedente por porte ilegal de arma, que informaram que haviam furtado o veículo momentos antes.
Diante da confissão dos menores, foi realizado contato com o proprietário do veículo que informou que há poucos instantes o veículo havia sido furtado da frente da sua residência. Também foi apreendida uma pedra de crack que estava no bolso de um dos adolescentes apreendidos.
Todos os envolvidos e a materialidade foram conduzidos ao HCV, posterior DPPA de Alvorada, onde por entendimento do Delegado de Plantão, foi realizado apenas o registro da ocorrência entendendo não haver flagrante delito.

VÓ MORRE AO LEVAR NETO NA ESCOLA
Em 14 de Março de 2011, às 11h00min, na Rua Afonso Bittencourt, nº 225, Bairro Tarumã em Viamão, na Escola Estadual Célia Flores, uma mulher de 52 anos foi socorrida por Policiais Militares, após ter passado mal ao levar seu neto na escola.
CARMEN SILVANO ARAUJO, que possuía problemas cardíacos, foi levar seu neto, que estuda na escola, quando sentiu um mal estar, foi acionado a SAMU, mas Carmem já se encontrava em óbito.
A direção da escola registrou ocorrência na 1ª DP de Viamão, e a guarnição realizou isolamento do local.
O neto foi conduzido para casa pela Brigada Militar que fez contato com os familiares da criança, informando o ocorrido.

MENOR É APREENDIDO POR FURTO DE CELULAR
Em 14 de Março de 2011, às 13h51min, na Estrada do Espigão, nº 3390, Bairro Espigão em Viamão, no estabelecimento comercial de nome fantasia "ARMAZÉM DEUS AJUDA" uma guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar apreendeu um adolescente por furtar o celular da proprietária do estabelecimento.
A vítima conteve o autor e solicitou a presença da Brigada Militar que conduziu as partes à 1ª DP de Viamão, onde foi registrada a ocorrência.

APREENSÃO DE MÁQUINAS DE JOGOS DE AZAR
1. Em 14 de Março de 2011, às 17h00min, no Beco dos Cunhas, nº 192, Bairro Beco dos Cunhas em Viamão, num estabelecimento comercial foram apreendidas, por policiais do 18º Batalhão de Polícia Militar, 11 máquinas caça-níqueis e a quantia de R$ 208,50.
Foi preso o proprietário do estabelecimento que já responde procedimento policial por Jogo de Azar.

2. Na Rua Bernardes, Bairro Itapuã em Viamão, foram apreendidas 03 máquinas caça-níqueis, não havendo dinheiro apreendido. Foi preso o proprietário do estabelecimento que já responde a procedimentos policiais por Ameaça (2x).

CRIANÇA É VÍTIMA DE BALA PERDIDA EM VIAMÃO/RS
Em 14 de Março de 2011, às 18h45min, na Rua 10, nº 202, Bairro Castelinho em Viamão. Conforme determinação da Sala de Operações do 18º Batalhão de Polícia Militar, uma guarnição fez contato com uma vítima de disparo de arma de fogo, bala perdida, realizada por um vizinho. A vítima, uma criança de 10 anos, foi atingida na nádega e foi socorrida pelos policiais ao hospital de Viamão.
A guarnição efetuou averiguações nas proximidades e não localizou o autor do disparo.
Registro na 3ª DP de Viamão.

PRISÃO – TRÁFICO DE ENTORPECENTES
Em 14 de Março de 2011, ás 22hs, na Rua Chile nº 452, Bairro Santa Isabel em Viamão, a guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar abordou e prendeu dois indivíduos suspeitos de tráfico. A guarnição localizou 34 pedras de crack, 6 trouxinhas de cocaína, 1 trouxinha de maconha, além de R$ 95,00 em dinheiro trocado provenientes do tráfico.

HOMICIDIO DE FORAGIDO
Em 13 de março de 2011, às 23h20min, uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar deslocou até a rua “45”, 146, Bairro Jardim Algarve em Alvorada, depois de denuncias de um tiroteio que teria ocorrido em via pública. Chegando no local, encontraram caído em via pública, já em óbito, alvejado na cabeça por dois disparos, o “vulgo Tiaguinho”, (com antecedentes criminais e foragido do sistema prisional, PROCURADO).
Foi encontrada no local a motocicleta Honda Fan, de cor vermelha que foi apreendida. O local foi isolado até a chegada do IGP, a ocorrência foi registrada na 2ª DP/Viamão.

segunda-feira, 14 de março de 2011

COMUNIDADE DE SAPUCAIA DO SUL REGISTRA MAIS DE 100 DENÚNCIAS


33º BPM recebe denúncias da comunidade.
Denúncias que eram raras agora viraram rotina e estão fazendo grande diferença na cidade de Sapucaia do Sul e demonstram que a comunidade está depositando mais confiança nas ações da Brigada Militar.
Um bom sistema de aferição dessa confiança é o livro de denúncias criado junto a Sala de Operações do 33º Batalhão de Polícia Militar, que até a manhã deste sábado dia 12 de março ultrapassava mais de cem denúncias da comunidade.
As informações dão conta de pontos de tráfico de drogas, paradeiros de foragidos, locais de exploração de jogos de azar, locais com veículos roubados, violência contra crianças, idosos e mulheres, dentre outros fatos.
A sistemática é simples, os policiais que trabalham na Sala de Operações do 33º BPM estão treinados para anotarem todas as denúncias da comunidade, sem que seja exigido o nome do denunciante. Depois repassam aos agentes de inteligência que fazem a averiguação no local informado de forma discreta, se for confirmado a denúncias são adotadas as medias adequadas para cada caso.
Somente no ano de 2011 cerca de 15 foragidos já foram recapturados e mais de dez traficantes presos, além dos muitos pontos de exploração de jogo de azar encontrados, graças as denúncias anônimas oriundas de pessoas que querem ajudar a polícia a combater o crime.
As denúncias podem ser realizadas por qualquer pessoa sem que seja exigida a identificação pelos telefones 190 ou (51) 3474-2099, ou através do e-mail 33bpm-p2@brigadamiitar.rs.gov.br

PROJETO MULHERES DA PAZ - REUNIÃO POLÍCIA CIDADÃ
Projeto Mulheres da Paz - Pronasci.
Na quinta-feira (10/03) às 14h00min, no Centro de Referência em Saúde, na Rua Catumbi nº. 110, Bairro Campos Verdes, ocorreu a reunião do projeto Polícia Cidadã, com a presença da Brigada Militar, moradores e líderes comunitários, STASC, (Secretaria do trabalho e Assistência Social Comunitária) e responsáveis pelo Pronasci e mais pessoas da comunidade.
Ocorreu a apresentação do Projeto Mulheres da Paz do Pronasci, seus objetivos e a importância do projeto no bairro bem como a participação direta dos moradores da comunidade local, ressaltando que o 24º Batalhão de Polícia Militar de Alvorada está à disposição dos líderes comunitários e dos moradores.

REMÉDIOS LOCALIZADOS EM VIA PÚBLICA
No domingo (13/03), às 10h39min, uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar localizou na Rua Bento Bandeira, Bairro Água Viva, três sacos com diversas caixas de remédios deixados no local.

ARMA ILEGAL É LOCALIZADA EM TELHADO
Armas, munições e drogas apreendidas.
No domingo (13/03), às 16h21min, uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar foi acionada por um morador do Bairro Umbú que localizou no telhado de sua residência um revólver.
O morador informou que subiu no telhado para reparar uma goteira e se deparou no telhado de sua residência um revólver de calibre 38, marca Taurus com a numeração raspada, 4 polegadas.
Efetuado o registro da ocorrência na 1ª DPPA.

MENOR É APREENDIDO CONDUZINDO MOTO
No domingo (13/03), às 16h31min, uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar apreendeu um menor de 15 anos circulando em via pública em uma motocicleta Marca Honda CG Titan 125, que estava com licenciamento vencido.

DOIS CARROS ROUBADOS SÃO RECUPERADOS COM AUTORES DE ROUBO EM RESIDENCIA EM ALVORADA/RS
suspeito é preso com objetos de roubo
No Sábado (12/03), às 18h30min, policiais do 24º Batalhão de Polícia Militar receberam a denúncia de que um veículo Monza de cor branca, envolvido em ocorrência de furto em residência, estaria circulando na Rua Oceania, Bairro Passo do Feijó.
Uma guarnição localizou o veículo conduzido por um homem de 31 anos, com antecedentes criminais por dano, furto em veículo (2x), lesão corporal de trânsito.
O proprietário do veiculo informou que teve seu veículo furtado e sua casa arrombada, sendo levado diversos pertences pelo ladrão.
No interior do Monza estavam todos os produtos do furto: uma impressora HP Photosmart C4280, um DVD Sony com controle, uma extensão com 5 entradas, um DVD Philips, um par de tênis Nike, um aparelho LCD 32 polegadas AOC, um monitor LCD Positivo, um computador completo marca Sim+, um forno microondas marca Brastemp, um modem marca Uol, um estabilizador e uma webcam. Os objetos foram reconhecidos pela vitima que também reconheceu as roupas do autor como suas. Foram apreendidos na casa do acusado um aparelho de som Philips com duas caixas e um forno elétrico Fischer, pertencentes a vítima. No pátio de sua residência, foi localizado o veículo Kombi de cor branca, em ocorrência de furto.
Todos foram conduzidos ao hospital local, para avaliação clínica e após à 1ª DPPA onde foi efetuado o registro do flagrante por furto e de recuperação de veículo.

VEICULO ROUBADO É RECUPERADO EM SAPUCAIA DO SUL/RS
Na manhã de hoje, 11 de março de 2011, aproximadamente as 09h40 Rua Caldas Junior, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul prendeu um homem de 23 anos por receptação de veículo furtado.
O veículo Fiat Prêmio, placas IBE6887, que havia sido furtado no dia 10 de março foi recuperado e o condutor, que já possuía antecedentes por furto qualificado, foi encaminhado para a lavratura do auto de prisão em flagrante. 

MAIS DE 4 MIL CNHs SÃO APREENDIDAS NO RS

Ações da Brigada Militar combatem criminalidade e excessos no trânsito


Nos últimos dois meses, 22.873 pessoas foram presas, 300 kg de drogas foram apreendidos e 4.023 motoristas infratores tiveram suas carteiras de habilitação recolhidas no Rio Grande do Sul. Os números são resultantes do trabalho ostensivo realizado pela Brigada Militar no período de 1º de janeiro a 1º de março de 2011.

Os delitos de trânsito apresentaram um número expressivo de prisões. Ao todo, 1.232 pessoas foram detidas por dirigirem embriagadas, sem carteira de habilitação ou com o documento vencido. Além disso, 4.023 condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação apreendidas e serão obrigados a realizar cursos de reciclagem, ou, então, a refazer todo o processo de aprendizagem no trânsito para recuperar a CNH.

(Fonte: http://www.estado.rs.gov.br).

sexta-feira, 11 de março de 2011

PM É MORTO EM AÇÃO CONTRA MOTOCICLISTA EM ROQUE GONZALES – REPERCUSSÃO NA MÍDIA

(Zero Hora - Página 37) O sargento Vicente Garcia, 48 anos, já planejava as férias, que começariam na próxima terça-feira. Queria aproveitá-las com a mulher e as duas filhas. Só que não teve tempo: no fim da noite de terça-feira, durante uma abordagem policial, um tiro que partiu da arma de um colega, ocasionou a morte do policial militar. Às 23h50min Garcia e outros dois colegas perseguiram um motociclista de 27 anos, que andava em alta velocidade e na contramão no centro de ROQUE GONZALES, no Noroeste. Após fugir das abordagens, o motociclista foi parado na localidade de Linha Poço Preto. Segundo a versão dos policias, o motociclista teria dado uma cabeçada em um dos PMs, que teria então iniciado uma luta corporal, em legítima defesa, com o jovem, resultando em um disparo acidental da arma, atingindo Garcia, a cerca de dois metros do local. Em depoimento à Policia Civil, o policial afirmou que observou as normas de segurança, conservando o dedo fora do gatilho, que teria sido acionado pelo suspeito durante a briga. O motociclista, cujo nome foi mantido em sigilo pela delegada Elaine Schons, negou o disparo. Segundo a delegada, o suspeito afirmou que não havia identificado a viatura e por isso não parou nas abordagens anteriores. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro. Sem antecedentes, o jovem foi autuado em flagrante por homicídio doloso – teria assumido o risco – e enviado ao Presídio de Cerro Largo. Há 25 anos na Brigada Militar e oito anos alocado em Roque Gonzales, Garcia acabava de voltar de um período de dois anos como reforço no Presídio Central de Porto Alegre. “Ele ficou dois anos na Capital e nada aconteceu e agora, aqui em uma cidade pequena, acontece isso. E a gente tem sempre a impressão de que essas coisas só acontecem em grandes cidades”, lamenta o irmão do PM Valdomiro Garcia, 58 anos. Segundo Valdomiro, o irmão preparava os papéis para dar entrada no pedido de aposentadoria. Ele morava em Porto Xavier, sua cidade natal, e ia todos os dias a Roque Gonzales para trabalhar. Garcia era casado havia 29 anos com Maria Fracalossi Garcia, com quem tinha duas filhas: Daiana, 23 anos, e Daniela, 12 anos. A mais velha, inspirou sua carreira nos passos do pai e, há cerca de um ano, atua como PM em Porto Alegre. As versões DA BRIGADA - O motociclista estaria fazendo manobras arriscadas no Centro. Garcia e os dois colegas teriam perseguido o jovem até Linha Poço Preto, onde conseguiram pará-lo. - Sentado no banco traseiro, um PM teria saltado da viatura e apontado a arma para o jovem. Ele afirmou que não colocou o dedo no gatilho. - Enquanto Garcia e o terceiro policial desciam do carro, de capacete o motociclista teria partido para cima do PM. Em meio à luta corporal, que dura segundos, o tiro atinge a vítima, acima do colete. Garcia estaria a menos de dois metros da briga. DO MOTOCICLISTA - Acompanhado da namorada, o jovem de 27 anos disse não ter reconhecido a viatura da Brigada Militar. Segundo ele, por essa razão, não teria atendido aos pedidos para parar durante as abordagens no Centro - Em Linha Poço Preto, ao perceber a abordagem, o motociclista disse ter atendido a orientação policial. Segundo ele, o policial já teria descido do carro efetuando o disparo, que atingiu o colega - Ele afirma que não houve luta corporal. O jovem ainda nega que conduzia a motocicleta sob efeito de álcool

INQUÉRITOS APURARÃO CONDUTA POLICIAL (Zero Hora - Página 37) .
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso. Segundo o Capitão Eduardo Brum, do 14ª Batalhão de Policia Militar de São Luiz Gonzaga, os policias militares envolvidos no incidente seguem trabalhando normalmente e responderão a um inquérito policial militar, que já foi aberto e deve ser concluído em até 40 dias. Segundo Brum, o procedimento correto é não realizar abordagens policias com o dedo no gatilho, como os policiais afirmam ter agido. O presidente da Associação Beneficente Antonio Mendes Filhos (ABAMF), entidade representativa dos servidores de nível médio da BM, Leonel Lucas, acredita que a ação foi a correta. “Ele partiu para a luta corporal em legítima defesa. Se ele estivesse com a mão no gatilho, provavelmente ao receber a cabeçada a arma teria disparado naquele momento”, ressalta Lucas. Segundo ele, os PMs gaúchos estão bem orientados sobre como devem agir.
 
(CORREIO DO POVO) POLICIAL É MORTO EM SERVIÇO NO NOROESTE (Página 21).
O sargento Vicente Garcia, 48, morreu por volta das 23h50min de terça-feira em Roque Gonzales, Região das Missões. O policial foi atingido por um tiro durante abordagem de trânsito no acesso à localidade de Linha Poço Preto. A guarnição, composta por três policiais, abordou um motociclista que realizou várias manobras irregulares e tentava fugir do local. Um dos PMs disse ter entrado em luta corporal com o condutor quando ocorreu o disparo do revólver funcional, atingindo o sargento. O PM disse ter conservado o dedo fora do gatilho, e que o mesmo foi acionado pelo motociclista durante a luta corporal, versão que ele nega. ROQUE GONZALES.

(O SUL) QUEM PUXOU O GATILHO? (COLUNA DE WANDERLEY SOARES CADERNO COLUNISTAS Página 04).
“O terceiro-sargento da Brigada Militar, Vicente Garcia, 48 anos, foi morto com um tiro no peito durante a abordagem de um motociclista que dirigia na contramão e em alta velocidade. O fato ocorreu na noite de quarta-feira em Roque Gonzalez, noroeste do Estado. O tiro partiu da arma de um outro PM, que entrou em luta corporal e foi agredido pelo motociclista. O sargento, que interferia no enfrentamento, foi atingido pelo disparo. O PM que estava com a arma afirmou que o gatilho foi acionado pelo motociclista, que, naturalmente, negou. Mesmo assim, o condutor da moto foi preso. Garcia deixa esposa e três filhas. É possível que a pericia possa chegar a evidências de quem apertou o gatilho. Mesmo assim, a menos que tal pericia venha estabelecer a prova material, a dúvida permanecerá. Um crime como esse irá, pelas circunstâncias que são apresentadas agora, ao júri popular, e a negativa do motoqueiro irá permanecer, pois ele estava desarmado. De qualquer forma, os PMs se mostraram pouco hábeis nessa abordagem, o que culminou em uma tragédia. Episódios como esse, seguramente, são levados a discussões nas academias de policia”.

BRIGADIANO MORRE BALEADO POR ARMA DE COLEGA (O SUL - Página 11).
Um brigadiano foi morto em serviço no municipio de Roque Gonzales. O terceiro-sargento Vicente Garcia, 48 anos, levou um tiro no peito durante abordagem a motociclista que dirigia na contramão em alta velocidade na noite de terça-feira. A bala partiu da arma de outro policial que entrou em luta corporal com o condutor e foi agredido. O terceiro-sargento estava ao lado e foi atingido. O colega que estava com a arma afirmou que o gatilho foi acionado pelo motociclista, que nega, mas está preso. A PC investiga o caso. ROQUE GONZALES

quarta-feira, 9 de março de 2011

Solenidade de passagem de Comando do 24º Batalhão de Polícia Militar

No final da tarde de terça-feira (01/03), às 17h30min, na Praça Municipal João Goulart em Alvorada ocorreu a solenidade de passagem de Comando do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM).
Na ocasião, o Tenente Coronel Edison Estivalete Bilhalva transmitiu o Comando do 24º BPM para o Tenente Coronel Júlio César Rocha Lopes.
Estavam presentes na solenidade, o Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, Comandante do Comando de Policiamento Metropolitano, Coronel  Erlo dos Santos Pitrosky, Coronel Carlos Frederico Azevedo Hirlh, Diretor do Departamento de Gestão e Estratégia, Coronel João Batista Rosa Filho, Ex-chefe do Estado Maior da Brigada Militar, Ten Cel Alfeu Freitas Moreira, Comandante do 18º BPM de Viamão, o Tenente Coronel Dirceu Francisco Rodrigues Lopes, Comandante do 17º BPM de Gravataí e Glorinha, o Tenente Coronel  Andreis Silvio Dilago, Comandante do 34º BPM de Esteio, o Tenente Coronel Joerte Paulo Amgheben, da reserva, o Sub-Comandante do 24º BPM, Capitão Antonio Gregory, entre outras autoridades militares. Estiveram presentes, também, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe Neto, o prefeito municipal de Alvorada, João Carlos Brum, o presidente da Câmara de Vereadores, Neto Girelli, Delegado da 1ª DP, DPPA e volante, Marcos Antonio Machado, a Delegada da 3ª DP, Graciela Lourdes Foresti e demais autoridades e convidados.
Durante a solenidade o Tenente Coronel Estivalete passou o Comando do 24º BPM ao Tenente Coronel Rocha, que destacou em seu discurso a importância da corporação, seus ideais como Comandante do 24º BPM e agradeceu a todos pela recepção ao novo-comando.
Houve a presença da Banda, da Guarda Bandeira e dos Mascotes da Brigada Militar, o  Dare do Proerd e o Alvoradinha, também, membros da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul.
O Ten Cel Estivalete agradeceu a todos pelo apoio e dedicação durante seu comando, homenageando algumas pessoas com medalhas e desejou sucesso ao nosso atual comandante.