quarta-feira, 23 de março de 2011

Construção de presídio em Canoas é confirmada pelo Governo

A decisão de construir um presídio na cidade de Canoas foi confirmada em reunião entre o Governador Tarso Genro, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, e o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, realizada nesta sexta-feira (18).
O projeto inicial, que previa a construção de uma casa prisional através de Parceria Público Privada (PPP) foi completamente descartado. Os altos custos de manutenção, cerca de R$ 93 milhões por ano, e a construção de apenas um prédio para acomodar três mil presos foram os principais fatores que motivaram as mudanças. Para o secretário da Segurança, "o custo seria totalmente inviável, pois o orçamento anual da Susepe é de R$ 50 milhões".
As três mil vagas previstas inicialmente serão mantidas, porém sob outro formato. Serão construídas cinco casas prisionais com capacidade para 500 apenados. Cerca de 15% das vagas serão para presos do sistema semiaberto. "Nós vamos fazer casas prisionais menores, que farão parte de um complexo", disse o secretário. "Dessa forma, é muito mais fácil administrar, e é possível fazer um trabalho efetivo de ressocialização. além de ser muito mais seguro".
De acordo com o secretário de Segurança, "o presídio será construído nos moldes do Pronasci, que prevê as propostas de educação, trabalho e reinserção social para presos. Para a realização do novo projeto, um termo de cooperação entre o Estado e o município de Canoas está sendo formatado contendo um indicativo de custos adequados para as finanças estaduais. A verba estará prevista no orçamento de 2012 e poderá contar também com investimentos do governo Federal. Os valores ainda não estão definidos.
(http://www.estado.rs.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores