quarta-feira, 23 de março de 2011

Tarso participa de reunião do Conselho Superior da BM e lança desafios à corporação


"A Brigada Militar deve preparar-se para os novos desafios que estão postos, adotando uma mudança de comportamento institucional, técnico, cultural e operacional para responder bem a estas situações novas. A corporação deve ser ousada, ter um forte planejamento e melhorar suas condições estruturais, com equipamentos adequados para enfrentar a criminalidade. Além disso, deve ser uma polícia cidadã." O recado foi passado pelo governador Tarso Genro, na manhã desta sexta-feira (18) no Hotel DeVille, em Porto Alegre, durante a Reunião do Conselho Superior da Brigada Militar, que iniciou na quinta-feira (17) e encerra no tarde desta sexta-feira.

O chefe do Executivo aproveitou a primeira reunião de 2011 do órgão, composto por oficiais comandantes regionais - de unidades da BM, além de unidades dos bombeiros -, para fazer quatro desafios: a corporação deve investir na interatividade, utilizando-se das redes sociais para comunicar-se com a sociedade; o efetivo da Casa Militar do Palácio Piratini deve estar permanentemente mobilizado e preparado para auxiliar em emergências sociais e ambientais; haver a perfeita integração com a Polícia Civil, e ter um fortalecimento material, logístico, de infraestrutura e de armamentos modernos, além do aperfeiçoamento do efetivo, com cursos de atualização, bem como estudar as novas ferramentas como o videomonitoramento ou sistemas de localização de disparos de arma de fogo, como os adotados respectivamente no litoral Norte e em Canoas.

Planejamento e eficiência
"Temos de ter um forte planejamento e sermos eficientes nos métodos empregados. Hoje vivemos uma situação extraordinária no mundo, com determinados limites da história da humanidade sendo testados não só em relação à segurança pública, mas também a própria segurança dos estados", enfatizou o governador. Tarso Genro observou que todas as questões do mundo refletem em nosso território e feliz o Rio Grande do Sul que tem um corpo orgânico, hierarquizado e disponível a determinação de seus comandantes, para atuar em todo o território gaúcho.

Mas para enfrentar a mudança radical que afeta "todos os poros da vida social" e provoca instabilidade social, na segurança pública, na segurança das famílias e das comunidades, lembrou o governador, é necessária que haja uma mudança de comportamento. Ele quer que a BM desenvolva linhas de comunicação com a sociedade, adotando as redes sociais, como o twitter, facebook e demais microblogs, com isso, sugerindo que os policiais militares devam entrar em contato com pais e jovens que saem para festas noturnas ou com as comunidades de jovens e adolescentes da rede mundial, se antecipando ao que já fazem os traficantes que utilizam-se destes fóruns para captar futuros clientes.

Maior instituição pública do Estado
O comandante da Brigada Militar, Sérgio Roberto de Abreu, explicou que a reunião do Conselho Superior tem como finalidade discutir e traçar os principais objetivos da corporação para o ano. "Atuamos em todos os cantos e recantos do RS, sendo a maior instituição pública do Estado, com o maior número de servidores, e atuando em quatro grandes áreas: o serviço de bombeiros, na preservação do meio ambiente, no policiamento ostensivo e no patrulhamento rodoviário em uma área de 13 mil quilômetros", destacou o coronel Sérgio Abreu.

"Nós temos um desafio: corresponder às demandas e às expectativas da sociedade, principalmente na eficiência. Somente nos últimos quatro anos conseguimos reduzir os índices de criminalidade em nível nacional. Em 2005 chegamos a quase 30 homicídios por grupo de 100 mil habitantes e hoje já estamos nos 26", destacou o secretário da Segurança Pública, Airton Michels. Segundo ele, os números ainda são altamente preocupantes e existe muito a ser feito. Também esteve participando da reunião o chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, delegado Ranolfo Vieira Júnior.
(http://www.estado.rs.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores