- Convênio: prefeito, superintendente da Susepe e o secretário adjunto da Segurança na cerimônia
A casa que acolhe a delegacia penitenciária foi reformada pela Prefeitura, através de participantes do programa Frentes Emergenciais de Trabalho. O prédio necessitou de ajustes como pintura, jardinagem, instalações hidráulica e elétrica, entre outros reparos.
Construção do presídio O superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, lembrou que instalação da 1ª Delegacia Penitenciária Regional da Susepe em Canoas é uma contrapartida do município pela construção de um presídio na cidade, com previsão de início das obras para 2012, e que os municípios têm responsabilidade pelos seus presos. "É constitucional a participação do município no recebimento e atendimento dos seus apenados. São poucas as prefeituras que têm interesse e condições de assumir as pessoas de sua cidade que estão privadas da liberdade, por algum erro cometido. Hoje elas estão presas, amanhã voltarão ao convívio com os demais. É necessário tratá-los para que voltem melhores. Canoas é um dos exemplos para as demais prefeituras", afirma Treiesleben.
O prefeito Jairo Jorge destacou o papel do município nas políticas de segurança, através de ações de inclusão. "Canoas tem aproximadamente mil canoenses espalhados pelo estado, longe de suas famílias. A aproximação da família auxilia no processo de ressocialização", afirma. Ele lembrou que atualmente a Prefeitura conta com 40 apenados trabalhando na recuperação de praças e espaços públicos. "Eles trabalham com dedicação, mostrando que é possível a ressocialização, espalhando a semente da paz em cada espaço que estão recuperando", conclui.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Eduardo Pazinato, informou que a nova sede também deve abrigar uma sala de reuniões para o Conselho da Comunidade e o comitê gestor do programa Recomeçar, de inclusão social de apenados.
(http://www.estado.rs.gov.br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.