segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Começam a chegar a Esteio os animais que participarão da 34ª Expointer

Os primeiros animais que participam da 34ª Expointer chegaram na madrugada desta segunda-feira (22), ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Vale do Rio dos Sinos. Às 6h, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, abriu os portões para entrada do primeiro caminhão, que trazia Guitarreiro, um cavalo crioulo da Cabanha da Emaisa, localizada no município paranaense de Colombo, no Paraná.
Foto destaque
  • Cavalo crioulo Guitarreiro, da Cabanha da Emaisa, 
  • do Paraná, foi o primeiro animal a chegar
Nascido em Santa Catarina, Guitarreiro participará do Campeonato Nacional de Rédeas, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). O caminhão que transportou o animal saiu do Paraná às 9h de domingo e chegou a Esteio à noite, após mais de 11 horas de estrada.

Outros 15 caminhões já aguardavam na fila quando o secretário Mainardi anunciou a abertura dos portões. Um grupo de tratadores partiu às 17h30min de sábado (20) do município paulista de Espírito Santo do Pinhal. Após rodar mais de 1,2 mil quilômetros, a equipe chegou nesta madrugada à Expointer, com uma carga de 43 bovinos da raça Aberdeen Angus, oriundos da Fazenda São José. "Viemos em três caminhões, um deles carregado só com feno, alfafa, ração e cilagem de milho, que é para alimentar todo esse gado", disse o tratador Caíque Amaral, que trabalha há dez anos com a raça Angus.

Bom momento do agronegócio

Após o desembarque, os animais foram identificados e inspecionados por uma equipe da Divisão de Fiscalização e Defesa Sanitária Animal. O secretário Luiz Fernando Mainardi acompanhou os procedimentos e destacou o trabalho da inspetoria. "Esse é o primeiro dia de uma semana muito importante, de bastante trabalho e checagem minuciosa para que os animais cumpram todas as exigências".

Mainardi acredita que a Expointer refletirá o bom momento vivido pelo agronegócio. "Mais do que uma feira de animais e máquinas, a Expointer é um desafio para os produtores modernizarem seus negócios e, assim, produzirem cada vez mais", ressaltou.

O período de entrada dos animais vai até a meia-noite desta sexta-feira (26), com exceção das chinchilas, que serão recebidas até o meio-dia desta sexta, e dos equinos Crioulo e Mangalarga Marchador, cujo período se encerra à meia-noite de quinta-feira (25).

A 34ª Expointer será realizada entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Ao todo, estão inscritos 5.986 animais, representando 151 raças. Destes, 851 são provenientes de outros estados e 13, de fora do país.

Para mais informações sobre a 34ª Expointer, acesse o site www.expointer.rs.gov.br.
(http://www.estado.rs.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores