segunda-feira, 22 de abril de 2013

Brigada Militar forma 2,4 mil soldados que estarão nas ruas a partir da próxima semana

O Governo do Estado deu início, na manhã desta sexta-feira (19), às 16 cerimônias de formatura dos 2.447 policiais e bombeiros aprovados no último concurso da Brigada Militar, realizado em 2012. Em ato solene na Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre, 842 formandos da Capital e de Cachoeirinha receberam suas identidades funcionais, que simbolizam o início das atividades na corporação.

   Todos os soldados estarão nas ruas a partir da próxima segunda-feira (22). No total, serão 1.827 destinados ao policiamento ostensivo, e 620 para atuação no Corpo de Bombeiros.

   Paraninfo da turma de formandos, o governador Tarso Genro lembrou que a carreira na Brigada Militar requer muito senso de responsabilidade, já que esses profissionais possuem o monopólio do uso legítimo da força. "Vocês agora representam o Estado democrático de direito e, mais do que isso, representam também a tradição familiar espelhada na conduta, na história, na ética e na moral dos seus familiares que hoje estão aqui".

   O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes parabenizou os novos integrantes da tropa. “Vocês ingressam em uma carreira em que colocam em risco suas próprias vidas pela segurança da sociedade”, salientou. Ele também falou sobre os investimentos que o Governo do Estado vem fazendo na área da segurança pública, em equipamentos e recursos humanos.

   De acordo com o coronel Fábio Fernandes, o novo efetivo será distribuído prioritariamente entre as regiões com maiores índices de criminalidade e nos pequenos municípios que possuem menos de cinco policiais. Os Comandos Regionais de Policiamento Ostensivo (CRPOs) de Porto Alegre, Região Metropolitana e Serra receberão o maior contingente, em torno de mil policiais. "Há uma distribuição baseada em critérios técnicos, mas todas as regiões do Estado receberão soldados", garantiu Fernandes.

Anúncios 

   O governador também anunciou que remeterá à Assembleia Legislativa dois projetos de lei que beneficiam a Corporação. O primeiro irá aumentar a gratificação de permanência no serviço ativo, incentivo concedido desde 2011 àqueles que optaram por prosseguir em atividade após cumprir as exigências para a reserva.

   Outro projeto permitirá a readaptação dos policiais lesionados em missão para que suas carreiras não sejam interrompidas e possam atingir postos mais elevados na carreira. "Transformando, portanto, este incidente profissional não em uma diminuição das possibilidades de acesso, mas em um reconhecimento do Estado, de que aquele soldado ou oficial, que está sendo readaptado, pode prosseguir na sua carreira normalmente, galgando todos os postos que ele teria possibilidade", defendeu Tarso.

Emoção 

   A formatura foi marcada pela emoção dos novos praças. Formado pelo 19º Batalhão da Polícia Militar, Róbson Reolon, 26 anos, está ansioso para iniciar o patrulhamento nas ruas. "A emoção é muito grande porque fizemos um bom curso e agora queremos trabalhar para servir da melhor forma possível". Para o bombeiro Leonardo Andrades, 20 anos, o sentimento é de dever cumprido. "Agora eu espero trabalho, estar na linha de frente e botar em prática tudo o que aprendemos".

Formaturas 

   Com duração de sete meses e 1,3 mil horas/aula, o curso básico de formação policial militar incluiu aulas técnicas e humanísticas, com disciplinas como Direitos Humanos, Defesa Pessoal, Medicina Legal, Direito Penal e Sociologia da Violência e da Criminalidade. As aulas ocorreram entre os dias 17 de setembro de 2012 e 19 de abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores