segunda-feira, 1 de abril de 2013

Brigada Militar e prefeitura de Cachoeirinha firmam convênio para videomonitoramento no município


Foto destaque



O Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Cachoeirinha firmaram convênio para a instalação da Sala de Operações Policiais Militares no Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) do município. O documento foi assinado nesta segunda-feira (1º) pelo secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, pelo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, e o prefeito Luiz Vicente da Cunha Pires. O ato ocorreu na Secretaria Municipal da Segurança Pública, onde está instalado o Ciosp, que já opera desde o final de 2009 com a Central de Videomonitoramento controlada pela Guarda Municipal.

Acompanharam a assinatura do convênio, o secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro; os comandantes do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Florivaldo Pereira Damasceno, e do 26º BPM, tenente-coronel Luis Fernando Thomé Malabarba; o gestor do convênio pela Brigada Militar, major Luiz Fernando Rodrigues; o secretário municipal da Segurança Pública e Direitos Humanos, Airton de Souza Espíndola; o vereador Marco Barbosa e o delegado de Polícia Civil Rafael Liedtke.

O Ciosp controla 35 câmeras de vigilância eletrônica distribuídas  pela cidade, e no 26º Batalhão de Polícia Militar (26º BPM) há o espelhamento das imagens, além do contato via telefone e rádio entre a Guarda Municipal e a Brigada Militar. A partir do convênio, será montada uma sala com os equipamentos do videomonitoramento e policias militares vão compartilhar o trabalho com a equipe da Secretaria Municipal da Segurança Pública. O investimento será de R$ 54 mil.

As autoridades presentes foram unânimes em destacar a importância da integração entre o Estado e os municípios para resultados eficazes na redução da criminalidade. O secretário Airton Michels disse que, além dos recursos humanos e da tecnologia, a parceria entre os órgãos tem sido significativa para a solução das questões de segurança pública. "Todo empenho, ações de inteligência e parcerias na busca do enfrentamento da violência e da criminalidade são essenciais para a sociedade", falou Michels.

Para o coronel Fábio Fernandes, o aporte tecnológico e a integração entre os poderes de todas as esferas contribuem para a qualidade dos serviços de segurança. "A interlocução entre todos os atores que desenvolvem as políticas de segurança pública dá resultado na minimização dos efeitos da criminalidade", afirmou o comandante-geral da Brigada Militar.

O prefeito Vicente Pires lembrou que o Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci) foi criado quando o governador Tarso Genro era Ministro da Justiça. "O Pronasci possibilitou a humanização da segurança pública para atuação mais efetiva no combate à criminalidade, com o auxílio da inteligência e da tecnologia", declarou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores