quarta-feira, 26 de setembro de 2012

COLÉGIO TIRADENTES - 2013



EDITAL N.º 063 /DE/2012 -PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO E CLASSIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO COLÉGIO  TIRADENTES  DA  BRIGADA  MILITAR  DE  PORTO  ALEGRE, PASSO FUNDO, SANTA MARIA, IJUI, SANTO ANGELO, SÃO GABRIEL e PELOTAS PARA O ANO LETIVO DE 2013.

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.  DO ENSINO DA BRIGADA MILITAR
O ensino na Brigada Militar foi instituído através da Lei Estadual n.º 12.349 de 26 de outubro de 2005, seu art. 5º regula que o ensino médio regular obedece à Lei de Organização Básica da Brigada Militar seus regulamentos e portarias, tendo por base, no que lhes forem pertinentes, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como, a organização do Sistema Estadual de Ensino. A execução do Ensino Médio pela corporação é realizado através dos Colégios Tiradentes (CTBM) de Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria, Ijui, Santo Ângelo, São Gabriel e Pelotas.

2.  INFORMAÇÕES SOBRE O COLÉGIO TIRADENTES DA BRIGADA MILITAR
O Colégio  Tiradentes  foi  criado  inicialmente  em  Porto  Alegre  através  do Decreto nº 29.502 publicado em Diário Oficial do Estado (DOE) nº 130 de 25 Jan 1980, então com a denominação de Escola Estadual de 2º Grau da Brigada Militar.
Após algumas décadas de aprimoramento do ensino médio pela Brigada Militar, foram criados os Colégios Tiradentes de Passo Fundo, Santa Maria,  Ijuí,  Santo Ângelo,  São Gabriel e Pelotas.
Os estabelecimentos de ensino visam oportunizar, através da interdisciplinaridade e contextualização das áreas do conhecimento, a formação de um aluno ético, moral e cidadão consciente do seu papel de transformador social capaz de oferecer e fazer justiça a todos os segmentos. Proporcionar ao educando uma formação integral voltada para o exercício da cidadania e inserção no mercado de trabalho. Oferecendo referências dos valores humanos e da ética Policial Militar vivenciada através da hierarquia e da disciplina como forma de preparação para a vida em sociedade. Tais ações tornam hoje o Colégio Tiradentes, um referencial enquanto escola pública de ensino médio no Estado.
Possui estrutura administrativa e pedagógica resultante do vínculo com a Secretaria da Segurança Pública em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, dispondo em seu quadro técnico, de profissionais militares e civis da Instituição e profissionais integrantes do Magistério Público Estadual e Servidores de Escola.
São Unidades do Departamento de Ensino da Brigada Militar, com direção administrativa formada por Oficiais e Praças da Brigada Militar, que atendem desde o Comando até o acompanhamento diário de seus educandos, através do Corpo de Alunos.
O ensino médio regular, ministrado através do Colégio Tiradentes da Brigada Militar destinam-se à comunidade em geral e aos dependentes de Policiais Militares, tendo por um de seus objetivos, além da formação de cidadãos plenos, dar aporte de caráter assistencial ao policial militar, propiciando-lhe a garantia de oferta educacional de qualidade aos seus dependentes, enquanto referencial escolar.
O ensino ministrado no Colégio Tiradentes prepara os alunos não só para os diversos vestibulares das instituições de ensino superior regionais ou nacionais, mas também para os concursos de acesso às carreiras policiais militares e Forças Armadas.

2.1 Localização dos Colégios Tiradentes
2.1.1 Em Porto Alegre: No Complexo de Ensino da Brigada Militar, na Avenida Aparício Borges, 2001, Bairro Partenon, possuindo os telefones: (0xx51) 32884264 e 32884265, endereço eletrônico: colegiotiradentes@brigadamilitar.rs.gov.br .
2.1.2  Em Passo Fundo: Na Rua Bento de Menezes, Nº 583, Bairro Rodrigues, possuindo os telefones: (0xx54) 33122293 e o telefone/fax: (0xx54)33125334, endereço eletrônico: ctbmpf@brigadamilitar.rs.gov.br.
2.1.3  Em Santa Maria: Rua Pinto Bandeira, nº 350, Bairro Dores, possuindo o telefone: (55) 3220 6475 (secretaria) e o endereço eletrônico: ctbmsm@brigadamilitar.rs.gov.br.
2.1.4 Em Ijui: Rua: Henrique Kopf Nº 328, Bairro Centro, possuindo o telefone: (55) 3332 9416, e o endereço eletrônico ctbmij@brigadamilitar.rs.gov.br ;
2.1.5 Em Santo Ângelo: Rua  Antunes Ribas, Nº 2937, Bairro Centro  Norte, possuindo o telefone: (55) 3312 4559, e o endereço eletrônico ctbmsa- sadm@brigadamilitar.rs.gov.br ;
2.1.6 Em São Gabriel: Avenida das Acácias S\N, Bairro Jardim Europa, possuindo o telefone: (55) 3232 5985, e o endereço eletrônico ctbmsg- sadm@brigadamilitar.rs.gov.br ;
2.1.7 Em Pelotas: Avenida Duque de Caxias, nº 546, Bairro Fragata, Pelotas/RS, 96030-003. Fone   (53) 3279-4023,   endereço eletrônico  ctbmpel@brigadamilitar.rs.gov.br .

2.2 Funcionamento
As atividades escolares curriculares serão desenvolvidas em turno integral (dois turnos) nos dias da semana estipulados no Calendário Escolar .
As atividades extracurriculares, quando oportunizadas, serão desenvolvidas no turno inverso ao curricular, de acordo com as vagas existentes.

24 comentários:

  1. Ola
    Estou entrando na oitava serie e no futuro gostaria de fazer parte da familia Tiradentes.

    ResponderExcluir
  2. Ana Carolina Aguilhera dos Santos28 de janeiro de 2013 às 13:23

    Primeiramente Oi...
    Bom, eu estou entrando na sétima série esse ano, mas como em 2015 pretendo entrar no colégio, a exemplo de minha irmã que entrou no colégio em 1999, queria saber se tem algum método de preparação, digo, um modo de se preparar como por exemplo para as provas físicas...

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! gostaria de saber como ingressar meu filho de 13 anos q está cursando a 8 série do ensino fundamental na escola tiradentes? quando será os exames para 2014? onde procurar.obrigada

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE,GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES PARA INGRESSAR MEU FILHO ELE ESTA CURSANDO A SETIMA SÉRIE E GOSTARIA DE ME INFORMAR PARA INSCREVE-LO AGUARDO INFORMAÇÕES!

    ResponderExcluir
  5. GOSTARIA DE SABER COMO E OBTER INFORMAÇÕES PARA PODER COLOCAR MINHA FILHA NO COLÉGIO MILITAR MEU PAI É TENENTE APOSENTADO DA BRIGADA MILITAR ELE QUER QUE MINHA FILHA SIGA A CARREIRA MILITAR COMO FAZER VOU ESPERAR CONTATOS.MEU E-MAIL.-JOSILVEIRA29@GMAIL.COM,JOICE ....

    ResponderExcluir
  6. Boa noite! gostaria de saber como ingressar meu filho de 14 anos q está cursando a 8 série do ensino fundamental na escola tiradentes? Quando será os exames para 2014? Onde procurar.obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Como obtenho informações sobre a data em que serão realizados as exames para seleção de 2014?
    Grata desde já.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!Preciso de informações sobre o processo seletivo para o ano de 2014

    ResponderExcluir
  9. Quero saber como faço para inscrever minha filha no Colégio Tiradentes ela está cursando esse ano o quarto ano do ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  10. ainda tem exames esse ano para entrar no ano que vem, favor respondam

    ResponderExcluir
  11. Ola! Gostaria de saber quando começa as inscrições para 2014, de Santo Ângelo ? Pois estou terminando a 8ª serie este ano e tenho interesse de fazer a prova para estudar nesse colégio... ATSS caroline

    ResponderExcluir
  12. Quando abrem as inscrições para o ano de 2014 ?

    ResponderExcluir
  13. oi vou fazer a prova pro colegio tiradentes de sao luis thau

    ResponderExcluir
  14. olá , eu gostaria de saber se vocês tem para inicio tipo do 5 ano pra cima ou somente ensino médio??

    ResponderExcluir
  15. O Colégio Tiradentes de Passo Fundo possui dormitórios ?

    ResponderExcluir
  16. oi gostaria de inscrever minha filha , ela esta cursando o 5 ano ,sera que poderia fazer a prova e como faço a inscrição? obrigada

    ResponderExcluir
  17. Ola,
    eu gostaria de saber como me matricular no colégio militar Tiradentes de Pelotas rs, eu tenho 11 anos e quero entrar em 2014 mas eu não sei que coisas cai na prova podem me responder por favor muito obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde ! Gostaria de saber a partir de quantos anos entra no colégio militar, pq tenho um filho de 8 anos e gostaria muito de saber mais informação. Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Oi eu tenho 15 anos e estou cursando o 1° ano do ensino médio e queria saber como me matricular para o ano de 2014 por favor me ajudem. Obrigado

    ResponderExcluir
  20. HOSPEDAGEM DA NAIR PELOTAS24 de outubro de 2013 às 10:40

    DISPONHO DE VAGAS PARA ALUNOS QUE ESTUDAM NO COLEGIO MILIATAR DE PELOTAS RGDO SUL . AMBIENTE FAMÍLIAR PERTO DO COLEGIO

    ResponderExcluir
  21. Onde eu encontro o GABARITO OFICIAL DO EXAME DE SELEÇÃO 2014? Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. onde encontro a lista de aprovados gostaria de saber

    ResponderExcluir
  23. 1- Quais são as atividades extracurriculares do colégio Tiradentes desenvolvidas no turno inverso?
    2- A escola Tiradentes tendo por um de seus objetivos, dar aporte de caráter assistencial ao Policial Militar. O que significa?

    ResponderExcluir

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores