terça-feira, 3 de julho de 2012

BRIGADA INTERDITA JAZIDA DE AREIA EM VIAMÃO


Uma jazida de areia foi interditada na manhã de ontem, em Viamão, por policiais militares da Companhia Ambiental da Região Metropolitana. Segundo a Brigada Militar (BM), o mineral vinha sendo extraído em desacordo com a licença de operação emitida pela Fepam. A extração irregular era feita mediante a abertura de canal de 40 metros de comprimento, por 2 metros de largura e igual medida de profundidade. Dessa forma, a água da cava era drenada diretamente para o campo, permitindo a retirada de quantidade maior de areia do que aquela autorizada pela instituição ambiental. Foi apreendida uma draga, dois tratores de esteira e um trator. O responsável pela empresa foi apontado como fiel depositário das máquinas e também responderá a termo circunstanciado, com base na Lei dos Crimes Ambientais. Segundo a BM, as atividades só serão retomadas após o fechamento do canal, reapresentação de documentos da empresa e suspensão do embargo pelo Comando Ambiental.
Há três semanas a Polícia Ambiental já havia fiscalizado a mesma jazida e interditado a draga utilizada no local. Segundo o comando, a lança de sucção estava maior do que o tamanho previsto na licença de operação. Desta vez, a medida do equipamento estava correta, mas ainda não poderia estar em funcionamento, pois a interdição imposta ainda estava vigorando.

Um comentário:

  1. é um crime o que estao fazendo na regiao do Banhado grande, onde estao o Ministerio publico, a prefeitura de viamao ja decretou uma portaria proibindo jazidas de areias pelo alto poder de danos ambientais que causa este tipo de extracao em cava. e muito mais danosa ao meio ambiente que uma pedreira, pois o buraco so aumenta e ainda polui o lencol freático.

    ResponderExcluir

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores