sábado, 12 de abril de 2014

Máscaras parecidas com a de Darth Vader, personagem de Star Wars (Guerra nas Estrelas) durante a Copa do Mundo no Brasil

cpmbmrs.blogspot.com.br
O novo equipamento especial, adquirido pelo Ministério da Justiça para a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, será utilizado pelas polícias militares de 11 Estados e do Distrito Federal.
Máscaras parecidas com a de Darth Vader, personagem de Star Wars (Guerra nas Estrelas) durante a Copa do Mundo no Brasil.

No Rio Grande do Sul, as máscaras devem ser entregues ao Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar. Os equipamentos são do modelo Avon C50. Segundo a distribuidora do produto, Welser Itage, com sede no Rio de Janeiro, as máscaras são inspiradas no vilão da série Star Wars. O objetivo da inspiração, conforme a empresa, seria estimular um efeito psicológico no oponente, provocando medo.

– Se tu enxergares a máscara e a comparares com o capacete laranja (do BOE), o impacto psicológico é maior. Tira a figura humana. Traz uma imagem de espaço, não estarás vendo um homem, mas algo que parece um ciborgue – explica o major Mario Augusto Ferreira, comandante da 1ª Companhia de Choque do BOE.

O governo federal comprou 3,2 mil unidades que devem ser distribuídas com kit de proteção individual. O Rio Grande do Sul deve receber 300 unidades. Cada um dos kits (leia quadro) custa R$ 27 mil. Ao todo, o investimento é de R$ 8,1 milhões.

O coronel Erlo Pitrosky, secretário executivo da Assessoria de Segurança da Copa, explica que esse kit e outros equipamentos continuarão sendo utilizados depois do Mundial, ficando como legado:

– Não tem comparação com os equipamentos utilizados atualmente. São equipamentos de ponta, de alta tecnologia e caros, mas que temos necessidade. A Copa agilizou muito a modernização dos equipamentos, e tudo isso vai ficar como legado. Por isso, estamos tão preocupados em treinar o servidor – afirma Pitrosky.

O coronel se refere também a outros equipamentos, como o imageador aéreo, que registra imagens com até três quilômetros de distância à noite e sob neblina, que começa a ser testado nesta quarta-feira. Outra aquisição será o antibombas com raio X. O oficial estima que todo o kit deve pesar cerca de 20 quilos.

O kit
Quais são os itens que a BM terá

l Máscara Avon C50
l Escudo
l Capacete balístico
l Lançador de munição
l Traje antitrauma
l Balaclava antichama
l Luvas táticas
l Extintor com suporte tipo mochila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores