Segundo o comandante do Batalhão Aéreo da Brigada Militar (BAv-BM), tenente-coronel Carlos Alberto Selistre, a peça pesa 80 quilos e custou R$ 7 milhões. A verba foi oriunda do Ministério da Justiça, com vistas à Copa do Mundo de 2014, em que Porto Alegre será uma das cidades-sedes. O governador Tarso Genro, presente ao evento, considerou o imageador um salto de segurança pública para o estado. “Estamos cada vez mais aperfeiçoando a segurança no Estado”, acentuou o governador.
O sistema terá capacidade de visualizar pessoas a 10 quilômetros de distância durante o dia ou à noite. O equipamento contém ainda sistemas de mapas digitais, de gravação e de transmissão de vídeo em tempo real. O comandante-geral da BM, coronel Fábio Fernandes, considerou que o uso desta tecnologia ampliou a responsabilidade das autoridades para prestar um serviço de segurança mais qualificado. “E que bom que podemos fazer isso”, comentou Fernandes. “Já iniciamos o policiamento ostensivo aéreo há dez dias, na Capital, Litoral e Serra, algo que aumenta a segurança, pois temos estudos que comprovam que este tipo de policiamento equivale a 35 guarnições motorizadas”.
O equipamento, que fica acoplado a helicóptero, modelo Esquilo, é inédito no país. Outros estados já possuem câmeras em suas aeronaves, porém não tão avançadas em termos tecnológicos. Este é de última geração. Se o tivéssemos este equipamento em Cotiporã, por exemplo, quando os criminosos se esconderam em um parreiral, teriam sido lcalizados.
O imageador permite que o operador faça zoom a cerca de 5 quilômetros de distância e a uma altura de um quilômetro. Ou seja, quem está sendo filmado nem perceberá a aproximação do helicóptero - tanto o aparelho da BM como o da Polícia Civil estão prontos para recebê-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.