segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

BALADA SEGURA EM CANOAS AUTUA 13 NA PRIMEIRA NOITE


Canoas é o primeiro município, depois de Porto Alegre, a receber o projeto Balada Segura, do Detran. A primeira ação ocorreu na noite de quinta-feira, na rua Doutor Barcelos, no Centro, e envolveu agentes de trânsito, Guarda Municipal, Brigada Militar e Coordenadoria da Juventude. Durante 3 horas, as equipes realizaram uma blitz no local. Cada motorista parado era orientado sobre a importância de não dirigir alcoolizado e convidado a fazer o teste do bafômetro. Foram 79 abordagens, das quais 13 resultaram em autuação dos motoristas, por apresentarem sinais de consumo de álcool.
Apenas duas pessoas, ambas do sexo masculino, apresentaram teor alcoólico superior a 0,34 miligramas por litro de ar expelido, o que é considerado crime. Os condutores que mostraram níveis de álcool de 0,36 e 0,56 miligramas foram autuados e conduzidos para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foi lavrado o flagrante. Os demais notificados tiveram a carteira de habilitação retida, receberam multa de R$ 957,00 e será aberto processo administrativo que poderá resultar na proibição para dirigir durante um ano.
O objetivo maior não são as punições, mas sim a conscientização dos motoristas sobre os perigos de dirigir alcoolizado. Segundo ele, a primeira ação na cidade foi muito positiva. Em Porto Alegre, em um comparativo entre 2010 e 2011, houve uma redução de 33% nos acidentes durante os horários em que o Balada Segura foi realizado.
Grande parte dos motoristas abordados aprovou a iniciativa. As blitze serão quinzenais e em abril, as ações passam a ser semanais, em diferentes pontos da cidade. O termo de cooperação assinado entre prefeitura e Detran estabelece que, de cada multa aplicada, 70% do valor será do município e 30%, do Detran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores