sexta-feira, 29 de julho de 2011

POLICIA DEVOLVE CASAS TOMADAS PELO TRÁFICO (Zero Hora - Capa e página 42 com fotos)

Ao cumprir 26 mandados de busca e apreensão ontem, uma operação conjunta da Polícia Civil e da Brigada Militar, 17º Batalhão de Polícia Militar, com apoio da Guarda Municipal de Gravataí, barrou o avanço de traficantes e restaurou a tranquilidade das famílias que moram em casas populares do Loteamento Princesas. 
Onze pessoas foram presas em flagrante por tráfico, um foragido da Capital foi capturado e dois adolescentes que supostamente agiam nas bocas de fumo foram apreendidos. Na Operação Retomada, deflagrada desde as primeiras horas da manhã e que envolveu pelo menos 150 agentes, um homem de 20 anos apontado como o líder da organização foi preso temporariamente. A investigação da 1ª DP de Gravataí, em parceria com o serviço de inteligência do 17º BPM, durou quatro meses para desvendar como o tráfico dominava – há pelo menos dois anos – o loteamento que abriga 248 famílias na parada 102 da rodovia Gravataí-Santo Antônio da Patrulha (ERS-030). “As famílias eram coagidas a sair da casa a que tinham direito ou a se calar diante do tráfico no loteamento. Até mesmo os órgãos da prefeitura estavam proibidos de entrar lá”, explicou o delegado Anderson Spier. “É o medo que faz as pessoas entregarem tudo”, completou a líder comunitária Maristela Felipe. Pelo menos 20 casas haviam sido tomadas por criminosos para repassá-las a famílias aliadas do tráfico ou vendê-las por até R$ 4 mil. Quem saía dali, aceitava em torno de R$ 100 para se retirar sem ferimento. Alguns não se retiravam, mas eram coagidos a esconder drogas no pátio ou mesmo dentro de casa. E ficavam obrigados a silenciar. 
O domínio do crime entre as casas populares ficava evidente a cada abordagem da BM. Raramente os policiais voltavam com drogas apreendidas. Limitavam-se a pegar radiocomunicadores, revelando a estratégia elaborada pela quadrilha. “Eles expulsaram à força os moradores da primeira casa do loteamento. É um ponto alto, que permite visão privilegiada de toda a ERS-030. Eles sempre sabem quando a polícia se aproxima e dão o sinal para as bocas”, afirma o delegado Anderson Spier. À noite, a entrada do loteamento ainda recebia uma espécie de posto de controle. Cada um que entrava era abordado ou, no mínimo, observado. É que os pontos de venda de drogas funcionavam em algumas casas, com os traficantes circulando livremente pelas ruas. Na operação de ontem, foram apreendidos crack, maconha e cocaína. Ainda foram cumpridos mandados no bairro Parque dos Anjos, em Gravataí, em Glorinha e no bairro Bela Vista, em Alvorada. De acordo com o delegado regional Leonel Carivalli, a intenção era quebrar a possível rota da droga. Com um dos presos, policiais ainda recuperaram um Vectra roubado e apreenderam uma pistola .380. Duas motos furtadas foram identificadas, e munições de calibre 38 e até de fuzil 7.62 mm, apreendidas. De acordo com os investigadores, além da venda de drogas, a quadrilha furtava as casas do próprio loteamento. 17º Batalhão de Polícia Militar de GRAVATAI

CASAS SERÃO VISTORIADAS (Página 42) A retomada definitiva do Loteamento Princesas começou na tarde de ontem, depois de encerrada a ofensiva policial. Uma delegacia móvel e um posto da Brigada Militar foram instalados na entrada do loteamento, além de um posto do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) que, a partir de agora, trabalha para identificar todos os que vivem no local. Vistorias começaram ontem à tarde. Onde for verificada a ocupação irregular, haverá desocupação por ordem judicial, interdição e imediata reforma do local. 17º Batalhão de Polícia Militar de GRAVATAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores