sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Praças do Comando Metropolitano se formam na pós-graduação em Cidadania, Transparência e Controle Social

Lívia Oliveira Cardoso
Márcio Lacerda Donat
Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho foi o paraninfo da pós-graduação em Cidadania, Transparência e Controle Social
Ministro Gilberto Carvalho e Governador Tarso Genro


O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho foi o paraninfo da pós-graduação em Cidadania, Transparência e Controle Social, segunda especialização da Rede Escola de Governo concluída.
Foto com toda a turma de formandos
A cerimônia de encerramento contou com a presença do governador Tarso Genro e aconteceu no auditório da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, na tarde desta quarta-feira (04). Composta por 34 novos especialistas no tema, entre eles dois praças do Comando de Policiamento Metropolitano:
Lívia, Gustavo e Donat
MARCIO LACERDA DONAT
LÍVIA OLIVEIRA CARDOSO
a turma entrou no auditório, que esteve completamente lotado, ao som  do Quarteto de Cordas Camerata Acordd.
Foto da turma de formandos
Ao ocupar a tribuna, o ministro Gilberto Carvalho enfatizou a importância da formação. “Existem várias Escolas de Governo no país, mas nenhuma assume o caráter nessa perspectiva de renovação do modo de governar. Fazer parcerias com universidades, instituições internacionais e sociedade é aproveitar recursos que estão dados. É um ato de inteligência. Vocês saem daqui com uma responsabilidade ainda maior, de melhorar a qualidade da nossa gestão, de gerir e gerar um novo tipo de governo”.
Realizada em parceria com o Centro Universitário La Salle e com a Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil, o curso integra o programa de formação continuada em Gestão de Políticas Públicas para Cidadania, Participação e Responsabilidade Social e teve como intuito contextualizar as formas de controle social, a participação do cidadão e a transparência na administração pública dentro da perspectiva da gestão democrática.
“Estamos aqui tratando de um modo muito direto da formação de servidores. Mas mais do que isso, estamos tratando de enfrentar um Estado despreparado para distribuir direitos, materializar e concretizar políticas públicas e, portanto, estamos falando de mudar esse Estado, que não foi feito para a totalidade da população que o sustenta. Esse programa está dentro dessa visão de que o governo tem de mudança”, destaca o diretor-presidente da FDRH, Jorge Branco.

Ao se dirigir à turma de alunos, o Governador Tarso Genro foi categórico. “Cada um de vocês têm uma função de sujeitos ativos de uma nova visão do estado, de uma nova relação do estado com a sociedade. Essa é a visão chave constitutiva da Rede Escola de Governo”.  E destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela FDRH. “Brilhante, qualificado e responsável trabalho que tem sido feito por essa instituição, que estava desacreditada, o corpo funcional desmotivado, sem estrutura político-administrativa. Esse trabalho é uma das grandes honras do nosso governo, cujo resultado está aqui nessa reunião”, declarou o Governador.

Ao saudar os formandos, a Subchefe de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil, Juliana Foernges, pediu: “empenhem-se em propagar a cultura da transparência na gestão pública”.

“O setor público ganha na acolhida, na organização. Todos nós nos tornamos melhores com as vivências que construímos. Somos muito agradecidos de participar desta parceria com a FDRH e o governo do Estado”, afirmou o Reitor do Unilasalle, Irmão Paulo Fossatti.

Entre os formando, estava o Gestor de Serviços na Secretaria de Turismo, Major Vítor França Ruas. “No curso, abordamos questões operacionais, do dia-a-dia nas ruas, mas também administrativas que dizem respeito à gestão dos recursos que o Estado dispõe à Brigada Militar. O conteúdo somou e será aplicado na pratica, no nosso cotidiano”.

Enquanto esperava pelo início da solenidade, a aluna e jornalista na Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Bruna Mena Buena, lembrou a importância do controle social para a efetividade das políticas públicas e para o aprimoramento do trabalho, usando como instrumento a Lei de Acesso à Informação.

Participaram do evento a deputada estadual, Míriam Marroni, representando a Assembleia Legislativa e o secretário adjunto da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos,  Luiz Antônio Philomena.

Após a cerimônia, os presentes confraternizaram durante um coquetel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores