segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Inaugurado sistema de monitoramento de tiros em Canoas


Bairro Guajuviras é a segunda região do mundo, fora os EUA, a ter aparelhos desse tipo.
Governo inaugura sistema de monitoramento de tiros em Canoas.
O sistema de audiomonitoramento de tiros foi lançado oficialmente nesta segunda-feira no Bairro Guajuviras, em Canoas, com a presença do Ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Há 15 dias, os aparelhos estavam operando em caráter piloto. Agora, a expectativa é de que sejam reduzidos em até 85% o número de homicídios na região. O local é a segunda região do mundo, fora dos Estados Unidos, a ter um sistema desse tipo.
O lançamento do projeto foi realizado no Centro Integrado de Segurança Pública de Canoas. Conforme Barreto, o sistema foi implantado através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), com investimentos de R$ 2 milhões.
“O Governo Federal vem desenvolvendo um forte trabalho de parceria com os municípios, que é a maneira mais adequada de fazer o enfrentamento à violência. São os gestores locais que sabem quais são os problemas das comunidades”, defendeu Barreto.
Para o ministro, Canoas se torna uma cidade de vanguarda no uso da tecnologia em prol da segurança pública.  Cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais já entraram em contato com o Ministério da Justiça interessadas em adquirir o audiomonitoramento.
Para o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, a detecção de tiros vai reduzir o número de armas no Guajuviras. “São esses arsenais que impõem o império do medo e do silêncio nas comunidades. Com esse sistema, poderemos agora saber onde estão os criminosos, quais seus esconderijos, descobrindo não somente onde a violência ocorre, mas também pontos de drogas, principalmente voltados ao crack”, frisou.
Após a cerimônia, Luiz Paulo Barreto e Jairo Jorge participaram de uma demonstração do sistema na Central de Monitoramento instalada no Centro Integrado de Segurança Pública de Canoas. Agentes da Polícia Federal realizaram disparos no Guajuviras que foram detectados pelo sistema, o que pode ser conferido ao vivo pelas autoridades.
O bairro conta com 33 sensores instalados. Até ontem 17 estavam em funcionamento. A previsão é que todos os aparelhos estejam em operação em até 60 dias. Todo o sistema pode detectar sons em uma área de até 3,3 quilômetros quadrados. Em até 15 segundos, os sensores informam a localização do disparo em um mapa. Os tiros ficam gravados em um sistema, que ainda pode identificar o calibre da arma acionada e diferenciar sons semelhantes, como de tiros ou rojões.
Canoas também está investindo em videomonitoramento. A previsão é de que até o fim do ano a cidade conte com 86 câmeras nas ruas, sendo 14 delas no Guajuviras, que hoje conta com sete. Os parques terão mais 23 câmeras e prédios públicos 104 equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores