quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Brigada Militar e Justiça Comunitária juntas na mediação de conflitos

O efetivo do 15º BPM que zela pelo Território da Paz/Guajuviras e os agentes comunitários do Núcleo de Justiça Comunitária (NJC), que mediam conflitos no bairro, formaram uma parceria para resolver problemas que não se enquadram nas características de ocorrências policiais. “Será uma experiência inovadora porque a polícia é chamada para atender situação de mediação de conflitos e grande parte das vezes não é uma ocorrência, o que acaba tirando o policial da prevenção, mas a partir de agora aperfeiçoaremos o nosso trabalho com o apoio do Núcleo de Justiça Comunitária” avalia o Comandante da 3ªCIA Guajuviras Cap. José Luiz Krause. De acordo com o coordenador do NJC Wagner Moura, o próximo passo será criar o fluxo de trabalho. “É fundamental que se consiga difundir na prática a mediação de conflito como forma de resolução pacificadora” observou.

Na manhã desta terça-feira, 24, o consultor do Ministério da Justiça Adolfo Braga Neto ministrou uma palestra para os agentes comunitários e para os soldados da BM na sede do Núcleo, localizada na Av.17 de abril. Foi repassado ao grupo uma visão do que é mediação de conflito, técnicas utilizadas, como funciona a estrutura do NJC e de que forma podem fazer o encaminhamento. “As pessoas estão acostumadas a terceirizar seus conflitos para a polícia e aqui se propõe trabalhar em conjunto para ajudá-las” elogiou o consultor.

Canoas é a primeira cidade, não capital do país, a ter um Núcleo de Justiça Comunitária (NJC) que promove mediação de conflitos para os moradores com intuito de reduzir brigas e por conseqüência a violência. A ação é financiada pelo Ministério da Justiça através da Secretaria da Reforma do Judiciário. São 27 agentes comunitários e uma equipe multiprofissional de sete pessoas, advogados, assistentes sociais, psicólogos, que executam o projeto. No mês de julho foram feitas 51 mediações.
(17:48 - terça-feira, 24 de agosto de 2010).
(http://www.canoas.rs.gov.br/Site/Noticias/Noticia.asp?notid=10496 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores