Seguidores

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Futuro secretário da Segurança Pública do RS

images
Wantuir Jacini
 Natural de São Gabriel e hoje secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, o policial federal Wantuir Jacini assume em janeiro a Segurança Pública no Rio Grande do Sul. Durante quase quatro décadas de atuação, ocupou vários cargos, nenhum deles no Estado. De acordo com a assessoria da futura gestão do Piratini, a escolha foi feita pelo governador Sartori com critérios técnicos depois de uma conversa com o secretário da Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.

O policial entrou na corporação em 1976. Passou a ser delegado quatro anos depois. Ele é integrante do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp) e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej). Foi presidente Consesp por três mandatos e membro do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp/MJ).

Uma das principais conquistas dele como secretario da Segurança Pública no Mato Grosso do Sul, de acordo com a assessoria do governo eleitor do Rio Grande do Sul, foi a criação do Banco de Dados Único. O modelo permite uma avaliação mensal das instituições e dos dirigentes, estabelecendo metas de diminuição dos crimes com foco nos delitos de maior potencial ofensivo. Alguns dos cargos ocupados por Jacini:

• Coordenador regional da superintendência da Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro (1992/1994);

• Superintendente regional da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul (1994/1997);

• Presidente da Convenção Internacional de Combate às Drogas do Cone Sul (IDEC), coordenador central de Polícia do Departamento de Polícia Federal em Brasília/DF (1997/1999);

• Diretor-geral interino do Departamento de Polícia Federal, Brasília/DF (1999);

• Superintendente Regional da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul (2000/2004);

• Coordenador-Geral de Segurança Privada do Departamento de Polícia Federal, Brasília/DF (2004/2006);

• Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (2007 – 2014).


Alguns dados sobre a atuação de Jacini na Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso do Sul:


• Redução de 11,3% nos crimes com morte em MS (34,2% na capital, Campo Grande);

• Redução de 13,2% nos homicídios dolosos (33,8% na capital, Campo Grande);

• Aumento no índice de elucidação de homicídios (64% em 2014);

• Redução de 22,4% nos crimes contra o patrimônio (34,5% na capital, Campo Grande);

• Redução de 8,9% nos crimes de furto (3% na capital, Campo Grande);


Fonte: Governo eleito do Rio Grande do Sul
CORREIO DO POVO

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

PM da reserva é morto em tentativa de assalto em Cachoeirinha/RS


Suspeitos de terem matado policial foram presos | Foto: Divulgação Brigada Militar / CP

Um policial militar da reserva foi morto, 28/12, em Cachoeirinha, após levar um tiro ao reagir a uma tentativa de assalto ao próprio veículo. Rosvel Jesus Dendena, de 44 anos, era soldado e chegou a ser encaminhado para o Hospital Padre Jeremias, no município.
Por volta das 13h50min, na rua Osório Corrêa, dois homens anunciaram o assalto, um deles munido de uma pistola 380. Dendena tentou sacar a arma para reagir, levou um tiro no peito. Os dois assaltantes desistiram do veículo e fugiram a pé do local. Na mesma rua, entretanto, roubaram outro carro. Como havia corta corrente, o carro parou e dois fugiram a pé, sendo capturados pela BM, na rua Caí, presos e encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí.
Esse é o segundo caso de um policial morto no fim de semana na região Metropolitana. Na tarde deste sábado, Silvio Rodrigo dos Santos, de 38 anos, foi atingido com dois tiros ao chegar em casa, em Gravataí. Ele revidou e também acertou os dois homens que o atacaram. Ambos foram internados sob custódia.

Policiais militares bloquearam a freeway em Gravataí/RS

 Grupo de PMs interrompeu o trânsito no sentido Litoral - Capital Foto: Concepa / Divulgação
Um grupo de cerca de 20 policiais militares bloqueou a freeway, em Gravataí, por volta das 20h10min deste domingo. O bloqueio ocorreu no km 75, sentido Litoral — Capital e durou pouco mais de 30 minutos.
Por volta das 20h30min, os manifestantes liberaram o trânsito em duas faixas. Mesmo assim, às 20h40min, a manifestação ainda provocava sete quilômetros de congestionamento na rodovia, no trecho entre as proximidades da GM e o trevo da ERS-118. O tráfego foi totalmente liberado por volta das 20h45min.
Equipes da Concepa, concessionária que administra a freeway, e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) monitoraram a manifestação.
cpmbmrs.blogspot.com.br

Os PMs protestavam contra a morte do sargento da Brigada Militar (BM) Sílvio Rodrigo, assassinado em uma emboscada na tarde deste sábado, em Gravataí. O policial trabalhava em Canoas, no 15º Batalhão de Polícia Militar, e estava chegando em casa quando foi abordado por dois homens em uma moto. Rodrigo teria reagido, houve troca de tiros e o policial acabou morrendo no local.
Na tarde deste domingo, outro policial foi morto na Região Metropolitana. O PM da reserva Rosvel de Jesus Dendena, 44 anos, foi morto a tiros na Rua Osório Corrêa, em Cachoeirinha. Segundo a Brigada Militar, ele teria tentado reagir a assaltantes que lhe abordaram para levar o seu carro. Atingido no peito, ele ainda foi socorrido, mas morreu no Hospital Padre Jeremias.
ZERO HORA.

Uso de armas não letais por policiais é prioridade no país a partir desta terça-feira

Expectativa é adequar o uso da força por parte do poder público para reduzir as ocorrências graves | Foto: Tarsila Pereira / CP Memória

Lei foi debatida durante nove anos no Congresso Nacional
Armas não letais, de menor potencial ofensivo, como gás lacrimogêneo, balas e cassetetes de borracha, spray de pimenta e arma de eletrochoque, também conhecida como taser, terão prioridade na ação policial em todo o país, desde que essa opção não coloque em risco a vida dos policiais. É o que determina a Lei 13.060/14 publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União (D.O.U).

De acordo com o texto – de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) aprovado pelo plenário do Senado no fim de novembro – armas não letais têm baixa probabilidade de causar mortes ou lesões permanentes e são projetadas para conter, debilitar ou incapacitar pessoas temporariamente.

A lei proíbe o uso de armas de fogo nos casos de abordagem a pessoa desarmada em fuga ou contra veículo que desrespeite bloqueio policial, desde que o uso do armamento de menor poder ofensivo não coloque em risco a vida do agente de segurança ou de terceiros.

“Sempre que do uso da força praticada pelos agentes de segurança pública decorrerem ferimentos em pessoas, deverá ser assegurada a imediata prestação de assistência e socorro médico aos feridos, bem como a comunicação do ocorrido à família ou à pessoa por eles indicada”, diz um trecho da lei que entra em vigor nesta terça-feira.

Debatida por nove anos no Congresso, no dia da aprovação, vários parlamentares destacaram a importância da lei tendo em vista o crescimento da violência na ação policial que todos os anos resulta em um grande número de mortes, especialmente de jovens. A expectativa é adequar o uso da força por parte do poder público para reduzir as ocorrências graves.
CORREIO DO POVO.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Dicas de Segurança



No de mês de dezembro devemos ter alguns cuidados para efetuar nossas compras, ter um final de ano seguro e um veraneio tranquilo para que isso que aconteça Brigada Militar, através do 24º BPM, lhes deixa algumas dicas de segurança.

- Ao sair de casa avise um vizinho de sua confiança informando o seu local de destino e horário de chegada bem como um número telefônico para contato;
Separe o valor do passe ou o cartão em um local seguro;
- Evite manuseio da carteira com documentos e dinheiro em locais de muito fluxo de pessoas;
- Quando embarcar no ônibus, não puxe a carteira com dinheiro dentro dele, você pode ser uma presa fácil para o amigo do alheio;
- Evite também de portar sua carteira no bolso traseiro da calça, principalmente quando esta for mais frágil e vulnerável;
- Evite transportar na carteira muitos cartões e documentos, carregue somente o necessário;
- Se sair de automóvel estacione em local seguro, bem iluminado e nunca deixe volumes como mochilas, bolsas, sacolas, máquinas fotográficas, etc., no seu interior e o tranque bem;
- Preferencialmente não transporte altos valores em dinheiro, dê preferência para cartões de crédito e cheques;
- Evite transitar com crianças em locais de movimento intenso;
- Carregue seus volumes de compra na frente do corpo e bem firmes, pois a qualquer descuido o que tem dentro do volume pode sumir;
- Nas filas de bancos não forneça sua senha pessoal a ninguém que não seja de sua confiança;
- Lembre que não existe dinheiro fácil, não caia nos golpes de vigaristas eles também estão de alerta e são bons de lábia, portanto fique esperto;
- Revise seu automóvel antes de pegar a estrada, falhas mecânica acontecem, mas podem serem evitadas com uma boa revisão no seu mecânico de confiança;
- Evite ingerir bebida alcoólica antes de dirigir ou quando estiver dirigindo, álcool e volante não combinam.
- Se for extremamente necessário transitar com soma significativa de dinheiro, o separe em locais diversos para transportá-lo;
- Desconfie do ganho fácil de dinheiro, pois fatalmente poderá ser o próximo a cair no conto do vigário;
- Evite expor suas joias e objetos de valor, tanto na forma de vestir como em lugares visíveis dentro de seu carro;
- Carregue seu telefone celular de maneira discreta;
- Ao atender estranhos, mantenha a porta ou portão fechado até certificar-se da situação;
- Evite dar informações a estranhos sobre vizinhos que não estejam em casa;
- Procure não usar volumes nos bolsos, pode causar a impressão de estar carregando dinheiro;
- Evite contar dinheiro em público;
- Observe as luminárias de sua rua ou praça, se houver alguma queimada avise o órgão competente;
- Avise os vizinhos quando for ausentar-se por longo período e deixe seu número telefônico;
- Procure estacionar o veículo em local movimentado e iluminado e verifique se está bem fechado;
- Antes de estacionar ou entrar no veículo, observe as proximidades;
- Ao circular a noite com seu veículo fique atento ao parar em sinaleiras mantendo vidros e portas travadas;
- Vá e volte da escola sempre acompanhada de colegas ou de alguém da família, se não tiver quem o acompanhe, evite ruas desertas ou escuras;
- Não aceite carona de estranho mesmo que digam estar a mando de um familiar;
- Depois da aula vá direto para casa, não fique na frente ou próximo da escola, mesmo em grupos. Esta atitude permite que o ladrão estude o caminho que irá tomar para casa;
- Não entregue seus materiais para alguém desconhecido;
- Não entregue seus aparelhos (notbook, celular, fone, etc...) para alguém que você não conheça;
- Se for para escola à noite, procure ir e vir acompanhado por mais colegas;
- Aguarde o horário de entrada da escola no interior do pátio ou bem próximo aos portões de entrada.
- Quando chegar ou sair da escola espere o horário do encerramento do turno e se desloque com um grupo de amigos;

Coloquem em prática estas dicas, e outros de segurança, e tenham todos um bom Natal, uma entrada de 2015 próspera e um excelente e tranquilo veraneio.



Juliano Marques Araujo - Cap QOEM Chefe do P1 - 24º BPM/Alvorada.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Manifestação do Comando-Geral da BM em relação a declarações do presidente do MJDH, Jair Krischke


Nos causou estranheza as declarações do nominado defensor dos direitos humanos, com críticas ácidas com relação à Corporação, que é uma instituição de Estado e um patrimônio dos gaúchos, cuja existência perpassa 177 anos, o que demonstra o nível de confiabilidade da sociedade na Corporação que a protege dia e noite. Ao contrário das assertivas de Jair krischke, nossa instituição nunca foi e nem será um lixo da ditadura ou mesmo sua herança. Temos uma história própria. Somos uma instituição quase bicentenária graças à seriedade do nosso trabalho, criados que fomos para a garantia dos poderes constituídos. Nossa estrutura é calcada nos princípios da hierarquia e da disciplina, que são as colunas que sustentam nossa existência. Quando a Constituição Federal de 1988 colocou as Polícias Militares, no seu Artigo 144, como garantidoras da ordem pública e da segurança da sociedade, o fez com o aval do próprio povo. Foi a sociedade quem decidiu por manter estas instituições.
Não podemos aceitar a declaração de que a PM não serve pra nada. Somos uma das instituições públicas com maior índice de confiabilidade, em pesquisas oficiais recentes. Não compreendemos como, ao mesmo tempo, uma pessoa que diz defender os direitos humanos, defenestra instituições que são a linha de frente na proteção de famílias que estão à mercê de criminosos.
A Brigada Militar é pioneira em proporcionar o ingresso na carreira dos Oficiais de Nível Superior com o curso de direito como pré-requisito. Foi a primeira PM, no país, a colocar em toda base curricular de formação a matéria de direitos humanos, voltada à doutrina da proteção social, para que nosso modelo militarizado sirva para os propósitos estruturais. E, nossa doutrina foi reformada, visando o enfrentamento das situações conflitantes, sempre buscando a preservação da vida, a proteção das pessoas e do seu patrimônio e o encaminhamento de elementos desviantes à Justiça.

Coronel Alfeu Freitas Moreira - Respondendo pelo Comando-Geral da Brigada Militar.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Ladrões de estepes presos em Canoas/RS



Rua Santos Ferreira, próximo ao Corpo de Bombeiros uma Guarnição da PATAMO do 15º Batalhão de Polícia Militar efetuou a prisão em flagrante de dois suspeitos de Furto Qualificado em automóveis, os dois foram presos retirando de dentro de um veiculo Fiat Uno, verde, um Pneu/Estepe, dentro do veiculo dos suspeitos foram encontrados mais cinco pneus também sem procedência, além de ferramentas utilizadas para realizar furtos nos veículos, chaves de fenda, chaves de boca chaves estrela, além de uma chave mixa. Um dos suspeitos já foi preso pelo mesmo motivo. O proprietário do veiculo que foi arrombado para o furto do pneu acompanhou a guarnição a DP e realizou o registro com os PMs. Os dois presos foram apresentados na DPPA e durante o registro outra vitima compareceu e efetuou o reconhecimento dos autores de arrombamento em seu veiculo. Os elementos foram autuados em flagrante delito e encaminhados a Presídio Central. Os Veículos foram recolhidos ao Deposito do DETRAN.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Bebê é salvo por policiais militares em Viamão - Criança estava com vias respiratórias obstruídas

Um bebê foi salvo por dois policiais militares (PMs) no fim da noite dessa quarta-feira em Viamão, na região Metropolitana. Os soldados Carlos Eduardo Rodrigues da Silva e João Marcos de Souza, do 18ª Batalhão da Polícia Militar (18º BPM), foram abordados por um motorista na avenida Plácido Mottin, bairro Santa Cecília, com um menino com as vias respiratórias obstruídas dentro do veículo. A criança estava desacordada e com a coloração azulada.
Depois de efetuar os primeiros socorros e perceber uma melhora do bebê, os soldados levaram a criança ao posto da parada 44 de Viamão. A equipe médica encaminhou o bebê até o Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão. De acordo com a instituição, a criança foi examinada e liberada ainda nessa quarta. O bebê passa bem e já está em casa com a família.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Recuperado Ford Focus em poder de quadrilha em Gravataí/RS


cpmbmrs.blogspot.com.br

Travessa do Recreio, 01/12, no Loteamento Cadiz, em Gravataí, após a denúncia anonima de que numa casa estaria escondido um veículo roubado, uma guarnição da 1ªCia do 17º Batalhão de Polícia Militar prendeu quatro criminosos. No local os Policiais apreenderam 500 kg de maconha e recuperaram um veículo Ford Focus de cor branca, roubado no último dia 26 de Novembro, no bairro Princesa Izabel, em Viamão. No interior do veículo foram localizadas uma munição de calibre 38 deflagrada e uma munição calibre .40 não detonada. Os quatro foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, autuados em flagrante por tráfico de entorpecente e receptação de veículo, e recolhidos ao Presídio Central.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Ocorrência Maria da Penha com apreensão de armas de uso restrito



cpmbmrs.blogspot.com.br
Policiais do 26º Batalhão de Polícia Militar foram acionados para atendimento de ocorrência Maria da Penha, em 01/12, na Rua Marte, Vista Alegre, Cachoeirinha. No local a guarnição fez contato com vitima que informou o desentendimento com o seu companheiro de 18 anos, sem antecedentes criminais. A vítima permitiu que os policiais adentrassem sua residência e em revista, foi encontrado:
Uma espingarda cal. 12 c/ numeração raspada;
Sete munições de cal. 12;
Um carregador de Fuzil cal. 7.62
Oito munições de Fuzil cal. 7.62,
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo e apreensão da menor infratora. Ambos conduzidos ao posto 24 horas e posterior à DPPA Gravataí.