segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Apresentação de novos sargentos no CPM

18/11/2014, as 10:00 horas aconteceu na Academia de Policia Militar APM em Porto Alegre a formatura do CTSP 2014 com a presença do Secretário de Segurança do Estado Ayrton Michels, o Ex-Governador Olivio Dutra e do Cmt Geral Cel Silanus Serenito de Mello.
Sgt Alci, Sgt Duarte, Sgt LAudelino, Sgt Lucas, Sgt Irma, Sgt Rosilene, Sgt Danilo, Sgt Silvio
 Apresentaram-se no CPM em 24 de novembro as 13:00 horas o efetivo de Sargentos formados que irão reforçar o policiamento na Região Metropolitana de Porto Alegre sobre a abrangência do Comando de Policiamento Metropolitano.
cpmbmrs.blogspot.com.br
O efetivo foi recebido pelo Maj Ronie Coimbra que responde pelo Chefe do EM/CPM e pelo Maj FLÁVIO DIAS DE CASTRO,Chefe do P1/CPM.
cpmbmrs.blogspot.com.br

O Comando de Policiamento Metropolitano deseja muito boa sorte nessa nova etapa profissional dos novos sargentos formandos no CTSP/2014.
cpmbmrs.blogspot.com.br

sábado, 22 de novembro de 2014

DOAÇÃO DE SANGUE

A Sra Lurdes Pereira Ritter, irmã do 1º sargento Milton Cesar Ritter, será submetida a uma cirurgia no Hospital Conceição em Porto Alegre.  Os interessados em fazer a doação de sangue (qualquer tipo sanguíneo), podem dirigir-se ao local, no segundo andar do Hospital Conceição (Av. Francisco Trein, 596 — bairro Cristo Redentor), de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Convite - Patrulha Maria da Penha



Convido os Amigos e as Amigas para o lançamento do meu livro no próximo dia 25 de novembro de 2014, com sessão de autógrafos, às 19 horas, na Livraria Cultura do Bourbon Country.
Muitos foram os pedidos para que transformasse em texto, este novo olhar da Brigada Militar para as vítimas de violência doméstica.
Adorei a experiência e espero desta forma continuar ajudando as famílias gaúchas!

Nádia Rodrigues Silveira Gerhard
Ten Cel QOEM - Cmt 19º BPM
"Tropas do Leste"

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Desmanche de veiculo


cpmbmrs.blogspot.com.br

Na segunda-feira (17/11), ás 11hs, em um sítio na Parada 92 da RS 020, em Morungava, o POE e o Serviço de Inteligência do 17º Batalhão de Polícia Militar, desativaram um desmanche de veículos. No local foram presos dois homens no momento em que desmanchavam um veículo HB20 roubado no último dia 14 em Canoas e um Ford Focus também roubado em Canoas no último dia 22 de outubro. Num galpão, os Policiais apreenderam uma caminhonete Sprinter, na qual os criminosos transportavam as peças dos veículos desmanchados. Dentro da caminhonete foi encontrada uma motocicleta Falcon com placas de Alvorada. 
cpmbmrs.blogspot.com.br
Os veículos foram apreendidos e os criminosos encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, autuados em flagrante por receptação de veículo e recolhidos ao Presídio Central.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Seminário- Perspectivas da Segurança Cidadã



Seminário- Perspectivas da Segurança Cidadã

Datas: 19 a 21 de novembro
Local: Instituto Latino Americano de Estudos Avançados- ILEA.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Avenida Bento Gonçalves 9500. Bairro Agronomia. Porto Alegre-RS.


PROGRAMAÇÃO

19 de Novembro – Quarta-feira

09:00 - 18:00
Oficina de fomento à Rede Estadual de Observatórios de Segurança.
                Representantes de Secretarias Municipais de Segurança Pública

19:00
Abertura
Juarez Pinheiro (Secretaria Estadual da Segurança Pública)
José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS)
19:30
A Política de Segurança Pública no RS
Carlos Roberto Sant’ana da Rosa (Programa RSnaPAZ)
Ariane Leitão (Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres) – A confirmar
Fábio Duarte Fernandes (Tribunal de Justiça Militar)





20 de Novembro – Quinta-feira
10:00 - 12:00
Informação e Gestão em Segurança Pública
Marcelo Ottoni Durante (Universidade Federal de Viçosa)
Renato Sérgio de Lima (Fundação Getúlio Vargas)
Antônio Scussel (Centro Integrado de Comando e Controle Regional)

14:00 - 16:00
Gênero, Violência e Segurança Pública
Rochele Fellini Fachinetto (UFRGS)
Leni Collares(FURG)

Rede de atendimento da SSP/RS para o Enfrentamento à violência doméstica e familiar:Raquel Arruda Gomes (SSP/RS), Helena Simeonidis Grillo (Observatório de Violência contra a Mulher), Anita Klein (DEAM/PC), Andrea Brochier (IGP), Najara Santos da Silva (Patrulha Maria da Penha/BM).

16:30- 18:00
Violência e diversidade: homo e transfobia
Célio Golin (ONG Nuances),
Marcelly Malta (Associação Igualdade RS)
Rosimeri Aquino da Silva (UFRGS)
Gustavo Passos (UFRGS)

19:00-21:00
Racismo institucional e genocídio da juventude negra
Murilo Amattneeks (Secretaria Nacional da Juventude)
Luiz Felipe de Oliveira Teixeira (SSP/RS)
Edilson Amaral Nabarro (UFRGS).
Gerson Brandão (Instituto Pólis)

21 de Novembro – Sexta-feira
10:00- 12:00
Vitimização de policiais
Martim Moraes Cabeleira (SSP/RS)
Marlene Spaniol (BM)
Márcia Estevez de Calazans (UCSAL).

14:00- 16:00
Violência letal e territórios
Michel Misse (UFRJ)
Luiz Fernando de Oliveira Linch (SSP/RS)
Maurício Russo (UFC)
Najla Franco Frattari (UFG).

16:30-18:00
Dilemas da Educação Policial
José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS)
Edson Benedito Rondon Filho (PM/MT)
Reynaldo Simões Rossi (Academia de Polícia Barro Branco-SP)
Luiz Claudio dos Santos Silva (Academia de Polícia D. João VI - RJ)
Glaucíria Motta Brasil (Universidade Estadual do Ceará)

sábado, 15 de novembro de 2014

Projeto Policial Militar Mirim 2015



O projeto Policial Militar Mirim do 17º Batalhão de Policia Militar foi criado em 28 de Maio de 2006, por um grupo de Policiais voluntários do 17º BPM, em parceria com a Escola Estadual Carlos Bina, com uma turma de 25 alunos, com a intenção de solidariedade. Consciente da importância de ações sociais voltadas a crianças, junto a suas comunidades, através do resgate de auto-estima e fortalecimento de hábitos e condutas que as afastem da criminalidade e da exploração infantil, é que A Brigada Militar deseja atuar, preparando-as para o convívio harmônico na sociedade.
O Projeto abrange crianças na faixa etária de 09 a 12 anos, as quais recebem instruções todas as terças e quintas-feiras pela manhã, durante o período de um ano, pelos Policiais voluntários da unidade em seus horários de folga. Esses policiais, na grande maioria, são os integrantes da Patrulha Escolar do 17ºBPM.
As inscrições são feitas durante o mês de Novembro, na Sede do 17º BPM, sem custo algum, e os requisitos são: 

Deve ter nascido, no mínimo, a partir de Julho de 2002
Deve estudar no período da tarde
Deve estar apto para atividades físicas
Para mascotes: deve ter entre 07 e 08 anos

A prova intelectual, a nível de 4ª série, será realizada no dia 09 de Janeiro de 2015 às 09h no 17ºBPM, contendo questões de conhecimentos gerais, português e matemática. Posteriormente será marcada a prova física, composta por 10 polichinelos, 10 apoios e corrida de 700m em tempo livre. A prova intelectual será classificatória e a prova física será eliminatória.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Dia da Reserva Altiva da Brigada Militar - 12 de Novembro de 2014


Proposto pelo tenente-coronel Alfeu Moreira Rodrigues e aprovado pelo coronel Milton Weyrich, comandante-geral, o Dia do Inativo foi instituído, em 12 de novembro de1981, com o intuito de homenagear aqueles que integraram a Brigada Militar e nos legaram todo o seu patrimônio material e imaterial. Entretanto, foi a partir de 2002 que essa data ganhou um novo significado com o surgimento do Batalhão da Reserva Altiva, cujo principal objetivo era valorizar ainda mais todos os policiais que contribuíram com a nossa história, que é considerada um dos pilares da Corporação, ao lado da hierarquia e da disciplina.
Dois anos mais tarde, a criação da Legião da Reserva Altiva, promoveu uma reaproximação entre os policiais militares do serviço ativo e os da reserva remunerada ou reformados, unindo diferentes gerações de oficiais e praças que, ainda muito jovens, abraçaram uma profissão completamente distinta das demais, dedicando a maior parcela de suas vidas na construção da Brigada Militar e na luta diária pela preservação da ordem pública e pela segurança da comunidade.
Esses legionários, voluntariamente, compartilham o conhecimento e as experiências adquiridas ao longo dos anos, com o intuito de ajudar aos que ainda cumprem suas missões no serviço ativo da Corporação.
Às vésperas de comemorarmos 177 anos de existência, não podemos deixar de manifestar nosso profundo reconhecimento a todos os homens e mulheres que, com seu trabalho, dedicação, sacrifício e abnegação, nos legaram uma Corporação coesa, disciplinada e aguerrida.
Hoje é dia de recontar histórias, lembrando que a vida é reciclada todos os dias; de recordar dos amigos, dos companheiros de todas as batalhas e daqueles que ficaram pelo caminho. É dia de comemorar, porque ainda há força e alegria. Força para provar que há muita vida, força para continuar lutando pela garantia do que já foi conquistado, e alegria para compartilhar com as novas gerações a experiência e a memória dos anos vividos.
Parabéns a todos os legionários da Brigada Militar!

Seguidores