Seguidores

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PROJETO PROVOCA CRÍTICAS DE OFICIAIS DA BRIGADA MILITAR

(Zero Hora. Página 43) Insatisfeitos com a votação em regime de urgência do Projeto de Lei 448/2011, oficiais da Brigada Militar abriram ontem um fogo retórico contra o governo do Estado. O projeto introduz modificações nos critérios de promoção para oficial e, segundo o presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar, José Riccardi Guimarães, “macula” a “lua de mel” entre a corporação e o governador Tarso Genro.
No governo, de acordo com o que apurou Zero Hora ontem, há uma tendência de retirar a urgência do projeto. Motivo: uma das principais reclamações é a de que não houve discussão suficiente sobre o conteúdo do documento. Oficialmente, porém, o comandante da Brigada Militar, Sérgio Abreu, assegura que isso não ocorrerá, uma vez que, segundo ele, o projeto não interfere nas promoções – apenas possibilita a ampliação do número de policiais que podem subir na carreira. Caso não seja retirado o regime de urgência, o projeto trancará a pauta a partir da próxima quarta-feira. Ou seja, antes de ele ser votado, nada mais poderá entrar na pauta. Deputados da oposição já teriam pedido a Tarso que retire a urgência, para permitir o debate com a Brigada. E Tarso, que tem buscado uma maior aproximação com a corporação, teria demonstrado receptividade a essa possibilidade. “O pecado capital do projeto é que foi encaminhado por alguém do Executivo de afogadilho, dando as costas para os oficiais da Brigada. O projeto diminui o interstício das promoções. Ou seja, o sujeito com menos tempo no posto pode se tornar coronel”, disse Riccardi, acrescentando que o projeto “banaliza” as promoções e pode servir para favorecer “os amigos do rei”. Isso, segundo ele, “lembra o período de exceção”, com privilégio à “subjetividade” nas promoções. “O governo está dando um tiro no pé. Está no caminho de conquistar a oficialidade por meio da confiança e coloca um projeto em regime de urgência. Quebra a confiança dos oficiais. A meritocracia fica em segundo plano e volta o padrão subjetivo”, completou Riccardi, definindo a situação como de desconforto.
O secretário da Segurança, Airton Michels, adiantou que o comandante da Brigada Militar se manifestará hoje sobre o assunto. Para ZH, o comandante afirmou que não pensa na retirada da urgência e contestou os oficiais: “Não sabemos a origem da polêmica. O projeto não muda a estrutura das promoções. Há uma ampliação nas possibilidades de ser promovido.”  PORTO ALEGRE

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

BRIGADA MILITAR PRENDE ASSALTANTE PELA 29ª VEZ


Fregues da Brigada Militar desde o ano de 2001
A Brigada Militar de Sapucaia do Sul efetuou a 29ª prisão de um homem  de 26 anos que atua em furto às residências, em sua ficha dezenas de idas e vindas das prisões. Sua área de ação são os Bairros Piratini, Santa Catariana e Diehl em Sapucaia do Sul.
Na tarde de 14/02/12, policiais do Pelotão de Motociclistas levaram mais uma vez o homem à prisão, Juquinha, como é conhecido, estava efetuando furto na Rua Castro Alves, no bairro Santa Catarina.
A prisão deu-se depois que uma viatura foi solicitada na Rua Castro Alves para averiguar a prática de furto a uma residência. A viatura patrulhava as imediações e rapidamente chegou ao local indicado.
Na casa, Juquinha foi abordado, com ele já havia uma bicicleta, um auto rádio cd e um rádio portátil que estava em uma lavanderia da casa.
Ele foi identificado e de imediato reconhecido pelos policiais, pois já são conhecidos de outras 28 prisões.
Juquinha foi preso pela 29ª vez e após os exames de rotina exigidos por lei foi apresentado na 1º DP para homologação do flagrante.
O primeiro registro contra Juquinha foi em 2001, naquele ano ele obteve quatro acusações, em 2002 mais duas acusações depois nunca mais parou de efetuar furtos em residência e veículos e ser preso diversas vezes seguido.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

EM CIDREIRA TARSO PROMETE MELHORAR SALÁRIOS DA POLICIA MILITAR

Em meio ao clima de greve que ronda as polícias brasileiras, o governador Tarso Genro foi ontem à Cidreira para participar da abertura da 11ª Copa Abamf - Associação dos Cabos e Soldados da Brigada Militar. Tarso discursou aos brigadianos sobre a melhoria das finanças do Estado, explicando as estratégias adotadas para aumentar a arrecadação e contratar empréstimos, o que, segundo ele, gradativamente servirá para melhorar os salários dos professores, policiais civis, militares e outros servidores do quadro geral. "Nós podemos retirar os investimentos do nosso orçamento e utilizar nossos recursos para melhorar estes salários", destacou. O chefe do Executivo enalteceu a excelência da corporação militar gaúcha. "Vamos trabalhar para melhorar os salários gradativamente", completou. O presidente da Abamf, Leonel Lucas, aproveitou a oportunidade para reivindicar ao governador que o aumento das diárias concedidas aos que participam da Operação Golfinho seja estendido a toda a corporação. "Sei que o senhor aumentou a Etapa e reconheço que corrigiu as diárias, mas só de amor a gente não vive", discursou.
Lucas salientou ainda que os policiais militares não pensam em fazer greve, mas cobram do governo a verticalidade dos salários e o calendário de aumentos.

BALADA SEGURA EM CANOAS AUTUA 13 NA PRIMEIRA NOITE


Canoas é o primeiro município, depois de Porto Alegre, a receber o projeto Balada Segura, do Detran. A primeira ação ocorreu na noite de quinta-feira, na rua Doutor Barcelos, no Centro, e envolveu agentes de trânsito, Guarda Municipal, Brigada Militar e Coordenadoria da Juventude. Durante 3 horas, as equipes realizaram uma blitz no local. Cada motorista parado era orientado sobre a importância de não dirigir alcoolizado e convidado a fazer o teste do bafômetro. Foram 79 abordagens, das quais 13 resultaram em autuação dos motoristas, por apresentarem sinais de consumo de álcool.
Apenas duas pessoas, ambas do sexo masculino, apresentaram teor alcoólico superior a 0,34 miligramas por litro de ar expelido, o que é considerado crime. Os condutores que mostraram níveis de álcool de 0,36 e 0,56 miligramas foram autuados e conduzidos para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foi lavrado o flagrante. Os demais notificados tiveram a carteira de habilitação retida, receberam multa de R$ 957,00 e será aberto processo administrativo que poderá resultar na proibição para dirigir durante um ano.
O objetivo maior não são as punições, mas sim a conscientização dos motoristas sobre os perigos de dirigir alcoolizado. Segundo ele, a primeira ação na cidade foi muito positiva. Em Porto Alegre, em um comparativo entre 2010 e 2011, houve uma redução de 33% nos acidentes durante os horários em que o Balada Segura foi realizado.
Grande parte dos motoristas abordados aprovou a iniciativa. As blitze serão quinzenais e em abril, as ações passam a ser semanais, em diferentes pontos da cidade. O termo de cooperação assinado entre prefeitura e Detran estabelece que, de cada multa aplicada, 70% do valor será do município e 30%, do Detran.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

BALADA SEGURA EM CANOAS


BALADA SEGURA MUDA COMPORTAMENTOS. Depois da estreia da Operação Balada Segura em Canoas, ontem à noite, a intenção do Detran é estabelecer parcerias com mais municípios gaúchos e ampliar o cerco ao álcool para pelo menos 12 cidade até o final do ano. A extensão da iniciativa ao município vizinho, em parceria com Brigada Militar e vários órgãos da prefeitura, deverá ser seguida por meio de convênios assinados com outras cidades. “Já temos negociações encaminhadas com prefeituras como as de Alegrete, Ijuí e Rio Grande. Esperamos terminar 2012 com a Balada Segura presente em 12 a 15 municípios do Estado”, afirma o diretor-presidente do Detran, Alessandro Barcellos. A entidade pretende ainda realizar uma pesquisa este ano para identificar a mudança de comportamento dos condutores na Capital. Além das barreiras antiálcool, também vêm sendo realizadas ações educativas. Voluntários do Detran percorrem os bares próximos aos locais em que estiver ocorrendo a operação. Coordenadora da Escola Pública de Trânsito do órgão, Fernanda Ellwanger de Lima revela que tem se tornado comum encontrar mesas com um “motorista da rodada”. “Procuramos não falar de maneira a dar uma lição de moral, mas mais tranquila. São voluntários jovens falando a outros jovens. É para ser uma conversa descontraída, focando na valorização da vida como bem maior”, explica Fernanda. Barcellos considera bastante positivos os resultados do primeiro ano da Balada Segura, divulgados ontem pela manhã, e agora espera multiplicá-los em outras cidades: “A queda na proporção de condutores autuados por embriaguez é a adaptação da sociedade à presença do poder público nas ruas”. CANOAS

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

POLICIAL CIVIL É SUSPEITO DE AMEAÇAR PMs


Um policial civil foi detido, na madrugada de ontem, em Viamão. Ele teria ameaçado policiais militares que faziam uma barreira na Avenida Plácido Mottin. Eraldo Souza Nunes estaria dirigindo uma viatura discreta da Polícia Civil e teria tentado intervir quando a barreira apreendia o carro de um suposto vizinho, que dirigia um veículo sem licenciamento. Ele teria sacado a arma, e recebeu voz de prisão. A ocorrência foi registrada como ameaça, e o policial, liberado. Segundo o delegado Anibal Germany, do Departamento de Polícia Metropolitana, os fatos serão apurados por meio de sindicância que avaliará uma possível transgressão disciplinar. “Primeiro, temos de apurar para, depois, avaliar o que será feito. Todas as providências estão sendo tomadas”, observou o delegado. (Zero Hora. 08/02/12. Página 43).

DUPLA ASSALTA CORREIOS EM CANOAS E SE DÃO MAL


Um assalto ocorrido em uma agência dos Correios localizada no bairro Rio Branco, em Canoas, terminou em perseguição policial e um dos criminosos, baleados. Dois homens anunciaram o assalto na agência, ontem, às 10h30min. Na fuga, os ladrões tentaram roubar uma moto quando depararam com uma viatura da Brigada Militar. Em seguida, reagiram à prisão a tiros.
No confronto, um dos bandidos, um homem de 34 anos, acabou baleado no quadril. A Brigada Militar não divulgou o nome do criminoso que já soma suspeitas de roubo a estabelecimento comercial e homicídio na sua ficha. Duas armas foram apreendidas pelos policiais. Uma delas, a dupla tinha roubado do guarda da agência atacada ontem. O homem baleado foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora das Graças.