Seguidores

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Projeto RS na Paz, com instalação do segundo Território da Paz no município de Canoas atingirá as localidades compreendidas como Grande Mathias Velho, São José, Santo Operário, Mato Grande, Vila Cerne e Harmonia

Na terça-feira (29/11), às 14h, no Ginásio São Francisco, no bairro Mathias Velho, ocorreu a solenidade de lançamento do Projeto RS na Paz, com instalação do segundo Território da Paz no município de Canoas, que atingirá as localidades compreendidas como Grande Mathias Velho (São José, Santo Operário, Mato Grande, Vila Cerne e Harmonia).





O primeiro Território da Paz do município foi instalado no bairro Guajuviras, onde começou a ser implantado o policiamento comunitário, com o objetivo de estreitar os laços com a comunidade e proporcionar, desta forma, uma relação de confiança entre os agentes de segurança pública e os cidadãos.
O Projeto é um conjunto de políticas públicas que visa, acima de tudo, trabalhar com a prevenção da criminalidade, a fim de proporcionar aos cidadãos uma segurança pública baseada nos princípios da cidadania.
O Governador Tarso Genro destacou o trabalho desenvolvido pelas mulheres da paz, que tem o nobre dever de identificar e resgatar os adolescentes que estão vulneráveis ao aliciamento do tráfico, e assim estancando de vez a veia que alimenta o exército dos traficantes.
Na ocasião, estiveram presentes o governador do Estado, Tarso Genro, o secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Michels, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, o Comandante do Policiamento Metropolitano, Coronel Silanus Serenito de Oliveira Melo e diversas autoridades civis e militares do município e região.


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

COMANDANTE DO CPM COMANDA NEGOCIAÇÃO EM CANOAS

Após nove horas de negociação, GATE retira homem de prédio em Canoas

Aposentado que ameaçava pôr fogo em imóvel foi sedado antes de deixar o local

Aposentado da Aeronáutica ameaçava colocar fogo em apartamento <br /><b>Crédito: </b> Pedro Revillion
Aposentado da Aeronáutica ameaçava colocar fogo em apartamento
Crédito: Pedro Revillion
O tenente aposentado da Aeronáutica, de 46 anos, que ameaçava colocar fogo em um apartamento na rua Brasil, em Canoas, deixou o prédio em uma maca, sedado, acompanhado da família e de médicos da Força Aérea. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) aproveitou o momento em que o homem abriu uma brecha na porta para conversar, invadiu a residência e o imobilizou.

“Conseguimos ter um final feliz. Conseguimos criar uma situação para que ele abrisse uma fresta da porta. Quando ele abriu, o Gate entrou com uma coluna tática e o imobilizou. Os médicos da Força Aérea sedaram ele”, explicou o Comandante do COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO, CORONEL SILANUS MELLO, responsável pela operação.

O homem foi encaminhado para o hospital da Aeronáutica, em Canoas. Desde as 3h desta segunda-feira, ele estava trancando no local onde mora com a mulher e o filho. Segundo vizinhos, após uma briga, o aposentado ameaçou jogar álcool na mulher. Os dois conseguiram fugir e o homem permaneceu no imóvel dizendo que estaria armado e que iria se matar. No entanto, a polícia não encontrou armas na casa, mas apreendeu dois coquetéis molotov feitos, de forma improvisada, com garrafas de álcool de um litro.

Após iniciar a negociação com o tenente, a polícia cortou a luz do apartamento. Ele exigiu a entrada da família no imóvel e a saída da polícia do local. No entanto, os pedidos dele não foram atendidos.

Nas últimas horas, a polícia conseguiu estabelecer contato com o homem, que anteriormente só se comunicava com a mulher. Um psiquiatra e uma psicóloga da Aeronáutica acompanharam as conversas do tenente com a polícia, pelo telefone.


     Ouça o áudio: Comandante da operação conta como foi a imobilização

Fonte: Correio do Povo

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Operação Grande Reconquista prende 12 pessoas na região metropolitana do RS


O Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e o Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar detiveram 12 pessoas — quatro homens e oito mulheres — nesta manhã em uma operação de combate ao tráfico de drogas em Cachoeirinha, na Região Metropolitana.

— Grande parte dos alvos da operação são mulheres. Isso porque a maioria dos criminosos está presa, mas as esposas e namoradas continuam comandando os negócios — explica o comandante do CPM, coronel Silanus Melo.


Desde a madrugada, os policiais cumpriram 19 mandados de busca e apreensão de armas e drogas na cidade. Foram apreendidos dois revólveres, 161 pedras de crack, R$ 5,6 mil em dinheiro, câmera de vigilância e radiocomunicadores. O tráfico está relacionado a diversos homicídios na região.

Entre as detidas está uma idosa de 71 anos, que seria mãe da traficante conhecida como Ana Gorda, presa há duas semanas e que liderava uma quadrilha na região.

Mais de 160 policiais participam da operação, intitulada "Grande Conquista". Conforme o coronel, o trabalho é resultado do serviços de inteligência da Brigada Militar e da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O comandante afirma que existe a possibilidade de os presos seguirem monitorando o tráfico de dentro das penitenciárias. Entretanto, durante a investigação não houve a utilização de escutas telefônicas, o que dificulta a garantia de que haja contatos entre pessoas no interior e no exterior das casas de detenção.

Quatro homens e oito mulheres foram presos

terça-feira, 22 de novembro de 2011

4ª EDIÇÃO DO EVENTO SONHO DE NATAL


O IBCM, Brigada Militar e entidades da  BM estarão realizando no dia 10 de dezembro próximo, a partir das 15  horas, a 4ª EDIÇÃO DO EVENTO SONHO DE NATAL, para filhos de policiais  militares e funcionários civis, na ACADEMIA DE POLICIA MILITAR,  Avenida Aparício Borges Nº 2001. 
O Papai Noel chegará de helicóptero. 
Presentes, brincadeiras, lanches e muita alegria aguardam pela criançada. 
O evento ocorrerá mesmo com chuva.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

TREZE DETIDOS PELO POE DE VIAMÃO - 18º BPM (Correio do Povo. Página 18)


Policiais militares do 18º BPM de Viamão prenderam 13 pessoas suspeitas de diversos delitos na Operação Inquietação - deflagrada no final da tarde de sábado, que se estendeu até a madrugada de ontem. Foram fiscalizados 88 veículos, entre motocicletas e automóveis, abordadas e identificadas 195 pessoas. Ao todo, participaram 21 policiais. A ação foi planejada levando em conta os bairros que apresentavam maior índice de criminalidade, de acordo com estatística elaborada pela própria unidade. Às 18h deste sábado, foi dado início à ação. Os policiais militares do Pelotão de Operações Especiais (POE) deixaram o Quartel, localizado na avenida Senador Salgado Filho, no bairro Lanza. Para o patrulhamento, também foram usadas cinco viaturas. O foco da ação foi coibir crimes como homicídios, furtos, além de ocorrências envolvendo entorpecentes. Nas ruas, foram efetuadas abordagens a pedestres e veículos suspeitos, além da verificação em estabelecimentos comerciais, onde poderia ocorrer tráfico de narcóticos. Por volta das 22h30min, os policiais envolvidos na Operação Inquietação uniram-se aos agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Smed) e passaram a realizar averiguações noturnas. Nessa segunda ação, que aconteceu ao mesmo tempo em que era realizado o policiamento ostensivo, foram vistoriados também estabelecimentos comerciais - no que se refere à documentação e, principalmente, ao alvará de funcionamento. Essa operação encerrou-se às 3h40min de domingo. As detenções que ocorreram foram motivadas por jogos de azar, posse de entorpecentes, desobediência e outros crimes. Dos cinco estabelecimentos comerciais vistoriados, dois foram interditados. VIAMÃO

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Delegacia Penitenciária ganha nova sede em Canoas


Foto destaque
  • Convênio: prefeito, superintendente da Susepe e o secretário adjunto da Segurança na cerimônia
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) inaugurou nesta quarta-feira (16) a nova sede da 1ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), situada no centro de Canoas. Anteriormente, a Delegacia ficava em São Leopoldo. A parceria entre a administração municipal canoense e o governo do estado foi reafirmada em cerimônia no novo endereço da DPR, na Rua Cândido Machado, 276. A 1ª DPR é responsável por administrar casas prisionais em nove cidades da região: além de Canoas, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Taquara, São Francisco de Paula, Torres e Osório.

A casa que acolhe a delegacia penitenciária foi reformada pela Prefeitura, através de participantes do programa Frentes Emergenciais de Trabalho. O prédio necessitou de ajustes como pintura, jardinagem, instalações hidráulica e elétrica, entre outros reparos.

Construção do presídio O superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, lembrou que instalação da 1ª Delegacia Penitenciária Regional da Susepe em Canoas é uma contrapartida do município pela construção de um presídio na cidade, com previsão de início das obras para 2012, e que os municípios têm responsabilidade pelos seus presos. "É constitucional a participação do município no recebimento e atendimento dos seus apenados. São poucas as prefeituras que têm interesse e condições de assumir as pessoas de sua cidade que estão privadas da liberdade, por algum erro cometido. Hoje elas estão presas, amanhã voltarão ao convívio com os demais. É necessário tratá-los para que voltem melhores. Canoas é um dos exemplos para as demais prefeituras", afirma Treiesleben.

O prefeito Jairo Jorge destacou o papel do município nas políticas de segurança, através de ações de inclusão. "Canoas tem aproximadamente mil canoenses espalhados pelo estado, longe de suas famílias. A aproximação da família auxilia no processo de ressocialização", afirma. Ele lembrou que atualmente a Prefeitura conta com 40 apenados trabalhando na recuperação de praças e espaços públicos. "Eles trabalham com dedicação, mostrando que é possível a ressocialização, espalhando a semente da paz em cada espaço que estão recuperando", conclui.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Eduardo Pazinato, informou que a nova sede também deve abrigar uma sala de reuniões para o Conselho da Comunidade e o comitê gestor do programa Recomeçar, de inclusão social de apenados.
 (http://www.estado.rs.gov.br).

Aniversário da Brigada Militar com debates sobre a segurança pública


CÚPULA DE PMs E BOMBEIROS NA CAPITAL (Zro hora. Página 52) Depois de oito anos, o Rio Grande do Sul volta a sediar um encontro do Conselho Nacional de Comandantes-gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG). O evento, que reúne 25 comandantes de PMs e 21 de bombeiros no Ritter Hotel, em Porto Alegre, a partir das 8h de hoje, ocorre na Capital em razão dos 174 anos da Brigada Militar, completados amanhã. Entre os temas em discussão, troca de experiências, padronização de procedimentos e condutas das PMs para a segurança da Copa de 2014 e projetos de lei que tramitam no Congresso com assuntos relacionados às corporações. As reuniões são reservadas e se encerram na sexta-feira, quando os oficiais participarão da festa de aniversário da BM na Academia de Polícia Militar. O CNCG foi criado em fevereiro de 1993 e é presidido, atualmente, pelo coronel Alvaro Batista Camilo, comandante-geral da PM de São Paulo, uma das autoridades que participará da abertura oficial do evento ao lado do governador Tarso Genro. O último encontro do CNCG no Rio Grande do Sul foi em 2002, em Gramado. Entre 2009 e 2010, o conselho foi presidido pelo então comandante-geral da BM, coronel João Carlos Trindade. PORTO ALEGRE
A programação

HOJE
- 8h – Reunião do Conselho Nacional de Comandantes-gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG), no Ritter Hotéis
- 20h – Abertura do Festival Hípico Noturno do 4º RPMon, na Avenida Aparício Borges, 2.351, Capital

AMANHÃ

- 16h – Formatura comemorativa ao aniversário da BM, na Academia de Polícia Militar

DOMINGO
- 20h – Encerramento do Festival Hípico Noturno do 4º RPMon, na Avenida Aparício Borges, 2.351, Capital