Seguidores

quarta-feira, 29 de junho de 2011

COMANDANTE DO CPM PARTICIPA DO CAFÉ DA MANHÃ DO 1º COMANDO REGIONAL DE BOMBEIROS


Na manhã de quarta-feira (29/6), na churrascaria Galpão Crioulo do Parque Maurício Sirotski Sobrinho, em Porto Alegre, o 1º Comando Regional de Bombeiros (1º CRB) ofereceu um café da manhã a autoridades e ao efetivo de bombeiros da capital, em homenagem ao Dia do Bombeiro, comemorado no sábado, 2 de julho.
Estiveram presentes o Comandante-Geral da BM, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, o subcomandante-geral, coronel Altair de Freitas Cunha, o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Henrique Vanderlei Lampert Silva, o Comandante do 1º CRB, Tenente-Coronel Humberto Teixeira Santos, entre outras autoridades, ex-comandantes do Comando do Corpo de Bombeiros e do 1º CRB, representantes de entidades, colaboradores e amigos dos bombeiros da capital.
O CEL SILANUS SERENITO DE OLIVEIRA MELLO assistiu ao vídeo institucional produzido pela assessoria de comunicação social para homenagear os bombeiros, e o Comandante-Geral, Coronel Sérgio, que destacou a importância que têm os bombeiros para a instituição. O Tenente-Coronel Teixeira agradeceu as presenças de todos que prestigiaram o evento e também ao Comando da BM, que tem participado de todas as atividades propostas para a semana do bombeiro. 

Plano de Sustentabilidade Financeira do Estado, aprovado no início da manhã desta quarta-feira (29) no Legislativo estadual, é fundamental para o futuro do Rio Grande do Sul - Diz Governador Tarso Genro

O governador do Estado, Tarso Genro, assegura que o Plano de Sustentabilidade Financeira do Estado, aprovado no início da manhã desta quarta-feira (29) no Legislativo estadual, é fundamental para o futuro do Rio Grande do Sul. "Esta decisão histórica da Assembleia Legislativa bloqueou a crise financeira estrutural que o Estado estava passando e ainda passa", afirmou o governador.

Tarso Genro garante que com esta decisão, que deve ser mantida se houver qualquer socorro ao Poder Judiciário, não vai acontecer no Rio Grande do Sul aquilo que está acontecendo na Grécia, na Espanha e na Irlanda, que é a deteriorização completa dos salários por não pagamento de pensões e aposentadorias e ausências de investimentos do Estado.

"Agora nós estamos convocando todos os servidores para as suas representações para, democraticamente, não só propor qual é o modelo daqui para adiante, mas também gerir este modelo que vai defender a Previdência Pública do Estado e a manutenção dos direitos dos trabalhadores", observou o chefe do Executivo estadual.

O governador disse que agora não há mais risco de privatização da Previdência Pública, possibilidade que era defendida por alguns que queriam uma privatização completa da Previdência. "Este risco foi afastado por esta decisão de grande mérito da Assembleia", acrescentou Tarso Genro. O governador, em seu pronunciamento pela manhã, cumprimentou a Assembleia Legislativa, como instituição que trabalhou a noite inteira e fez jus a confiança que o povo gaúcho deposita nela.

"Quero cumprimentar a oposição que lutou bravamente, por uma causa errada em minha opinião, mas lutou bravamente para defender os seus pontos de vista. Mas, sobretudo, quero elogiar o comportamento da base do governo que trabalhou unificada, séria, coerente e responsável em defesa dos interesses do Estado, sobretudo dos direitos dos servidores públicos do Rio Grande do Sul", finalizou.

Legislativo gaúcho aprova Plano de Sustentabilidade Financeira do RS

Os deputados estaduais gaúchos aprovaram, no início da madrugada desta quarta-feira (29), o projeto de lei complementar 189/2011, que integra o Plano de Sustentabilidade Financeira do Estado, encaminhado pelo Governo do Estado,  e trata da reforma da Previdência estadual, além de criar o Fundo Previdenciário. Ao ser colocado em votação, às 6h, o projeto teve 31 votos favoráveis, contra 21 contrários.
"O projeto é constitucional e sua aprovação não tira nenhum direito dos funcionários públicos. Ele bloqueia a crise financeira do Estado e da Previdência", observou o governador Tarso Genro.
A proposta original do governo, que tramitou em regime de urgência, inicialmente previa a alíquota de desconto de 11% até a faixa salarial dos R$ 3.689,66, e do índice de 16,5% para o que excedesse este valor. A unificação para os 14% ocorreu com a aprovação de emenda apresentada pela líder do governo, deputada Miriam Marroni (PT).
A emenda prevê, ainda, que a base de cálculo para aplicação da alíquota prevista será o total do salário de contribuição dos servidores ativos, observadas as seguintes deduções: 21,43%, no primeiro caso, aplicados sobre a base de cálculo para os servidores cujo salário de contribuição corresponder a até o valor limite estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), de que trata o artigo 201 da Constituição Federal, e 21,43% , no segundo caso, aplicado sobre o valor limite estabelecido para os benefícios do RGPS para os servidores cujo salário de contribuição seja maior que o estabelecido no caso anterior e até duas vezes aquele valor.
A proposta foi aprovada com outras duas emendas governistas, uma delas garantindo a proibição de aplicação da utilização dos recursos do Fundo pelo caixa do Estado ou para outros fins que não previdenciários, bem como veda a aplicação dos valores em instituições financeiras que não as oficiais.
Nos mesmos índices, foi aprovado, com 31 votos a favor e 20 contrários, o projeto de lei complementar 190/2011, que dispõe sobre o regime da previdência dos servidores militares do Estado.
Na mesma sessão da Assembleia Legislativa, foi aprovada, por 29 votos favoráveis e 22 contrários, o projeto de lei 191/2011, que dispõe sobre o procedimento para o pagamento das Requisições de Pequeno Valor (RPVs) devidas pelo Estado (que não excedam a 40 salários mínimos). A matéria prevê o depósito mensal de 1,5% da receita corrente líquida de cada uma das entidades integrantes da administração pública estadual, em conta criada especialmente para o pagamento das RPVs.
Conforme a matéria, o crédito de pequeno valor não estará sujeito ao regime de precatórios e deverá ser pago, mediante depósito judicial, no prazo de até 180 dias, enquanto o prazo para pagamento de requisições, destinadas ao valor principal, cujo valor total atualizado seja igual ou inferior a sete salários mínimos será de até 30 dias, contados da data em que a requisição expedida pelo juízo da execução for protocolada perante o órgão competente, observada ordem cronológica específica.
Ainda foram aprovados o projeto de lei 192/2011, que autoriza a alienação de 13 imóveis situados em Porto Alegre, mediante licitação, cujo produto será destinado ao Fundo Estadual de Gestão Patrimonial, e o projeto de lei 193/2011, que institui o Cadastro Técnico Estadual de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais e a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental.
No início da sessão, na tarde da terça-feira (28), foi aprovado o requerimento do Executivo para a retirada do regime de urgência do projeto de lei 177/2011, também do governo estadual, que cria funções gratificadas na Quadro dos Cargos em Comissão e Funções Gratificadas - reorganizado pela lei 4914, de 31 de dezembro de 1964 - com lotação privativa na Susepe. Com isso, a proposta saiu da Ordem do Dia e agora segue tramitação normal no Legislativo.
(http://www.estado.rs.gov.br).

segunda-feira, 27 de junho de 2011

QUASE UM KILO DE MACONHA É APREENDIDA NO BAIRRO GUAJUVIRAS EM CANOAS E O DESTINO ERA O PRESÍDIO CENTRAL


Em 25 de junho de 2011, às 06h e 15min na Av. Boqueirão nº 2552 Bairro Guajuviras Canoas – RS, uma guarnição do 15º Batalhão de Polícia Militar em patrulhamento de rotina suspeitaram e abordaram o veículo PRISMA MAXX (Táxi) tendo na carona uma mulher que estava na posse de 958g de maconha, que segundo ela, seriam levados para o presídio central. Foi dada voz de prisão aos indivíduos e conduzidos ao HNSG posterior até a DPPA para efetuar respectivo flagrante.

UM HOMEM É PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMAS APÓS FUGIR DA BRIGADA MILITAR
Em 25 de julho de 2011 às 07h e 30min na Av. Rio Grande do sul, em frente ao Bar Gula Burger, no Bairro Mathias Velho, após receberem uma denúncia referente a um indivíduo armado, uma guarnição do 15º Batalhão de Polícia Militar deslocou até o local para averiguação, ao efetuar a abordagem de um individuo que tripulava uma motocicleta Honda/Nxr150 Bros, iniciou a fugar da Brigada Militar, após acompanhamento foi abordado na Rua Viamão, nº 681 com o indivíduo na posse de um revólver cal. 32 Taurus com a numeração raspada, o preso foi conduzido ao HNSG e posteriormente à DPPA para lavratura do respectivo flagrante.

PRISÃO DE FORAGIDO, NITERÓI
Um foragido da justiça foi preso, em 25 de Junho de 2011 às 15h na Av. Santos Dumont, nº 1763 no Bairro Niterói, Canoas por Policiais Militares do 15º Batalhão de Polícia Militar.

TRÊS VEÍCULOS ROUBADOS SÃO RECUPERADOS DE UMA SÓ VEZ EM GRAVATAÍ
Foram recuperados três carros de uma só vez, o fato ocorreu em 25 de Junho de 2011 às 09h e 52min na estrada Abel de Souza Rosa nº 1000, Bairro Costa do Ipiranga.
Veículo placa INH 7676 Pólo Sedan de cor vermelha, em ocorrência de furto roubo.
Veículo, queimado, de placa KEF 2848 Ford Escort cinza.
Veículo placa IRN 0843 Hyundai Azera.
Todos os veículos estavam em ocorrência de furto e roubo, ninguém foi preso.

LADRÃO É PRESO PELAS VITIMAS APÓS TENTATIVA DE ROUBO A COMÉRCIO
Um roubo efetuado a um estabelecimento comercial na cidade de Gravataí terminou mal para um assaltante.
Em 25 de Junho de 2011 às 17h e 49min na Av. Nei Brito, no Bairro Bom sucesso as vitimas acionaram a Brigada Militar depois da tentativa frustrada de assalto, sendo que prenderam o ladrão e o desarmaram.
A guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar que atendeu a ocorrência constatou que se tratava de um assalto realizado por P. G. L. B. com antecedentes criminais por posse de entorpecente e que ao anunciar o roubo efetuou dois disparos com arma de fogo um revolver calibre 38 sem numeração dentro do estabelecimento não atingindo ninguém, as vitimas do roubo reagiram ao assalto e prenderam o ladrão, sendo que o proprietário do comércio teve lesão no nariz e outro cliente teve lesão na mão direita ambos lesionados ao deter o assaltante.
Todos foram encaminhados ao DPPA para registro do flagrante.

LADRÕES SÃO PRESOS APÓS ASSALTO A CASA DE CARNES EM VIAMÃO E TROCAM TIROS COM A BRIGADA MILITAR
No dia 25 de Junho de 2011, às 21h00min, na Rodovia RS 040, Km 26, Bairro Águas Claras em Viamão, uma guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar foi informada que havia ocorrido um roubo na "CIA DAS CARNES" por dois indivíduos, sendo que um deles portava um revolver calibre 38, e tripulavam uma motocicleta HONDA/CG 125 FAN, de cor preta.
Após inicio das averiguações a guarnição visualizou a motocicleta, e ao efetuar a abordagem, foram recebidos a tiro pelos suspeitos que efetuaram disparos de arma de fogo contra a guarnição, atingindo dois disparos na parte dianteira da viatura, danificando o radiador e a grade frontal.
No confronto o condutor da moto foi atingido na panturrilha e transfixando o projétil na canela da perna direita, sendo que o carona fugiu pelos matos, levando o material do roubo e o Revólver, guarnições do POE fizeram averiguações, não obtendo êxito, pois o local é de difícil acesso.
Foi dada voz de prisão ao indivíduo ferido que foi identificado e reconhecido pela vitima, que informou que é gerente do estabelecimento e estava atendendo no caixa no momento da ação, este relatou que foi roubado o valor de R$234,00 (duzentos e trinta e quatro reais em dinheiro).
A motocicleta foi recolhida pelo guincho e apresentada na DP. As partes foram encaminhadas ao HCV, posterior DPPA Alvorada onde foi lavrado o flagrante.

POLICIAIS MILITARES SOCORREM VITIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO
Em 26 de junho, de 2011, às 05h20min, na Rua Francisco C. Reis, n°80, Bairro Lanza em Viamão, uma guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar socorreu um homem que foi vítima de tentativa de homicídio quando pilotava sua moto.
A guarnição localizou R. A. P. P. sem antecedentes criminais, caído sobre a motocicleta HONDA/NXR150 BROS ES, de cor Preta, após ser vitima de disparo de arma de fogo, que lhe atingiu a cabeça e abdômen.
Ainda com vida, a vítima foi socorrido pela Viatura, por não haver disponibilidade da SAMU, que já se encontrava em atendimento. A vitima foi conduzido ao HCV no qual ficou internado em estado grave.

ASSALTANTES TENTAM ROUBAR CARRO DE SARGENTO DA BRIGADA MILITAR
Um Policial Militar foi vitima de tentativa de roubo ao seu veiculo enquanto deslocava para seu turno de trabalho no dia 25/06/11, às 05h 40min.
O Sgt deslocava com seu veículo Parati, de cor Prata, ano 99/00, de sua propriedade, para seu turno de serviço no 24º Batalhão de Polícia Militar pela Rua Ricardo F. Nunes, momento em que diminuiu a velocidade a sua frente o Veículo Chevette/Marajo, Placa LYA 2774, ano 1989, de cor verde. O Sgt ultrapassou o veículo que novamente aumentou a velocidade passando a sua frente e, desta vez parando o carro e descendo dois indivíduos. O Sgt deu ré no seu veiculo e os indivíduos novamente adentraram no veículo e tentaram fugir, desta vez ao visualizarem a farda do Sgt tentaram fugir.
O Sgt acompanhou o veículo e solicitou via 190 o apoio da uma guarnição que em apoio ao Sargento abordaram o Marajó e identificaram os três ocupantes, todos com antecedentes por Tráfico e Roubo a Transporte Coletivo.
O veículo e seus ocupantes foram revistados não sendo localizado nenhum tipo de arma com eles. A Marajó foi recolhido por alteração de características e os suspeitos encaminhados a DP para registro de ocorrência por tentativa de roubo a motorista.

Governo aumenta em 45% a etapa alimentação de servidores da segurança

Após cinco anos sem reajuste, o Governo do Estado aumentou em 45,54% o valor da etapa alimentação dos servidores da segurança pública. O novo valor já começou a ser pago nesta segunda-feira (20), totalizando um repasse mensal aproximado superior a R$ 3 milhões. Cerca de 22 mil servidores serão beneficiados.
O valor do benefício para a Polícia Civil e Instituto-Geral de Perícias passou de R$19,34 para R$ 28,14, e na Brigada Militar passou de R$ 4,83 para R$ 7,03.
A etapa alimentação é um complemento ao vale-refeição para servidores que trabalham sob regime de plantão.
O decreto que aumentou o valor do benefício foi assinado pelo governador Tarso Genro no dia 25 de maio e publicado no Diário Oficial do Estado no dia 26 de maio.


Instituição                Valor mensal antes do aumento          Valor mensal após aumento
Brigada Militar        R$ 2 milhões 450 mil                            R$ 3 milhões 917 mil
Polícia Civil             R$ 162 mil                                              R$ 257mil 225
IGP                           R$ 44mil 404                                         R$ 64mil 609

quarta-feira, 22 de junho de 2011

POLICIAMENTO RURAL

A comunidade que mora na área rural de Sapucaia do Sul recebe atenção especial do 33º Batalhão de Polícia Militar com uma equipe de policiais que atua exclusivamente naquela região.
Com uma população rural de aproximadamente 1000 pessoas localizadas em cerca de 100 Km², tem a uma equipe da Brigada Militar que atua em toda a área a fim de garantir a tranqüilidade aos moradores da região.
Para auxiliar nas rotas pela área de mato e pedras a equipe utiliza-se da tecnologia de um equipamento GPS para facilitar os deslocamentos e agilizar a chegada nos locais solicitados.
Para o morador Milton Neueseld Rudtke de 40 anos: “a equipe que atua no policiamento rural é amiga e disposta, para nós que moramos na área distante da cidade a presença destes policiais nos deixa muito felizes e seguros”.

BRIGADA MILITAR FAZ BUSCAS A ASSALTANTE DE PEDESTRE EM ESTEIO/RS


Em 21 de Junho de 2011 às 12h 45min uma guarnição da Brigada Militar da Cidade de Esteio efetuou buscas a um indivíduo de acusado de efetuar um roubo a pedestre armado de revólver, levando da vítima um celular nokia X200 preto com vermelho.

VIZINHOS SÃO PRESOS POR RIXA
Uma guarnição DO 34º Batalhão de Polícia Militar se deparou com uma ocorrência de ameaça, em 21 de Junho de 2011 às 17h e 50min na Rua Quaraí Bairro Primavera. Dois vizinhos se ameaçavam mutuamente de morte e agressões, a Brigada Militar interveio acalmando os ânimos e encaminhado os dois vizinhos para a delegacia.

MENOR É APREENDIDO COM DROGAS
No centro da Cidade de Esteio foi preso um menor portando cigarros de maconha no bolso da camisa. O menor foi encaminhado pelos policiais do 34º Batalhão de Polícia Militar a DP local sendo entregue a sua mãe pelos Policiais Militares.

MENOR É APREENDIDO PILOTANDO MOTO EM ESTEIO/RS
Em 21 de Junho 2011 às 19h e 38min na Av João Goulart, Bairro Vila Nazareno, uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar abordou uma moto que transitava na via pública e constatou que o piloto se tratava de um menor de 16 anos. 
A motocicleta crypton foi recolhida ao depósito e o menor foi entregue a sua tia.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

RÉPLICA DE PISTOLA É APREENDIDA EM VIAMÃO


Na quinta-feira (16/06), às 15h, na Rua Plácido Mottim, Bairro Santa Cecília em Viamão, uma guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar prendeu um homem de 45 anos, com antecedentes por roubo, lesão corporal e desobediência, sendo apreendido junto com ele uma plástica de uma pistola 9mm, além de 01 pochete, 03 bolsas, relógios, agenda e diversos documentos que não eram de sua propriedade. 
O suspeito foi conduzido à DPPA.

RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO

1. Em 17 de Junho de 2011, às 01h29min, Policiais Militares do 24º Batalhão de Polícia Militar, localizaram na Rua Mauricio Cardoso, Bairro Tijuca em Alvorada o Veículo GM Chevette, Placa IBU 5301, de cor Prata, Ano e Modelo de fabricação 1987, do município de Porto Alegre.

2. Em 16 de Junho de 2011 às 08h13min, foi recuperado por Policiais Militares de alvorada o veiculo automóvel Fiat Fiorino placas ICT 0826, cor cinza, ano 1995, que se encontrava em ocorrência de roubo, ocorrido no dia14/06/2011, em Porto Alegre.

3. Em 16 de Junho de 2011 às 21h30min na Rua Porto Machado, no Bairro Niterói (João de Barro) uma viatura do 15º Batalhão de Polícia Militar de Canoas avistou o veiculo HYUNDAI I30 2.0, Placas IRK 0641, cor Prata, em ocorrência de roubo desde o dia 12 de junho de 2011 na Cidade de Porto Alegre, o individuo ao avistar a viatura da Policia Militar abandonou o veículo em questão, deixando no interior do mesmo seus documentos pessoais, possibilitando assim sua identificação. A seção de inteligência foi acionada e, após levantamento de maiores informações fizeram contato com parentes do suspeito que concordaram em cooperar na sua captura, conduzindo os Policiais Militares até o endereço da sogra do acusado, que ficava próximo ao lugar onde o veículo foi abandonado.
Após ser identificado o acusado foi encaminhado ao HNSG e posterior a DPPA para registro.

PRISÃO POR DESACATO – ALVORADA
Em 17 de Junho de 2011, às 02h15min, uma Guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar foi solicitada na Avenida Presidente Getulio Vargas, Bairro Centro em Alvorada onde fica localizada uma casa de festas devido a informação de uma ocorrência de Dano em Veículo de um Policial Militar do 24º Batalhão de Polícia Militar que após discussão com uma mulher de 37 anos passou ao lado de seu carro com uma chave efetuando arranhões no veiculo, um GM/Gol 1.0 City.
A guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar tentou identificar a acusada de dano, sendo que a foram desacatados pela mulher.
Diante do fato a autora foi conduzida presa até a sede do 24º Batalhão de Polícia Militar onde foi confeccionado registro da ocorrência.
 
HOMEM FERIDO A FACA POR DESAVENÇA - CACHOEIRINHA
Em 16/06/2011 às 21h00min a sala de operações do 26º Batalhão de Polícia Militar em Cachoeirinha despachou viaturas para a Avenida Jose Brambila, Bairro Vista Alegre, devido informações de que no local havia um homem ferido a faca.
A guarnição constatou que um homem de 54 anos, foi ferido nas costas por uma facada, sendo socorrido pela SAMU até o Hospital Padre Jeremias onde segue internado em estado regular.
Após averiguações nas imediações foi abordado um suspeito de 64 anos, morador da cidade, sendo constatado ser o autor da tentativa de homicídio, relatando que devido uma desavença por motivos financeiros veio a esfaquear a vitima socorrida pela Brigada Militar. A faca utilizada no crime foi apreendida com o acusado. Foi dada voz de prisão ao indivíduo sendo este conduzido ao posto 24hs e posterior a DPPA de Gravataí.

APREENSÃO DE ARMA DE FOGO – ESTEIO
Foi preso, em 16/06/11, na Rua Sete de Setembro nº 65, Bairro Centro, Esteio, um individuo morador do Bairro COHAB, com um revólver cal 38 de marca Taurus, com 05 cartuchos intactos e numeração raspada.

APREENSÃO DE CDs E DVs PIRATAS
Foi apreendido em 16/06, na Presidente Vargas nº 2101, Bairro Centro, Esteio, em apoio ao Delegado Baldasso de Esteio, um homem que estaria expondo para a venda em via publica DVDs piratas, sendo encaminhado a DP local para registro.

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE – ESTEIO
Foi preso pela Brigada Militar de Esteio um homem na Rua Rio Grande nº 1931, na direção de um veículo Corsa preto, placas IMS-2163, que estaria em atitude suspeita, ao abordar o mesmo verificou varias irregularidades como licenciamento vencido, equipamento obrigatório ineficiente e o condutor estava sob influencia de bebida alcoólica conforme o termo testemunhal nº 01, tendo em vista que o condutor do veículo se negou a fazer o teste do bafômetro.
A guarnição encaminhou o homem ao HSC e logo após a DPPA Canoas para registro.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Prisões de mulheres envolvidas com o tráfico de drogas aumenta 78%

Segundo estudo realizado pelo Comando do 33º Batalhão de Polícia Militar da Cidade de Sapucaia do Sul, o envolvimento de mulheres com drogas ilícitas em 2011, para o mesmo período do ano de 2010, aumentou de 78%, sendo computado apenas o número de mulheres presas envolvidas neste tipo de ilícito.
Uma destas prisões ocorreu no dia 02 de maio de 2011, aproximadamente às 23h, na Travessa Vitória, Bairro Pasqualini, quando uma mulher de 29 anos foi presa por tráfico de entorpecentes. Naquela oportunidade agentes da Seção de Inteligência do 33º BPM, foram averiguar uma denúncia anônima que dava conta de tráfico de entorpecentes no local. Com ela foram encontradas 20 pedras de crack, uma balança de precisão e 10 papelotes de cocaína.
Em maio deste ano, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul fez a primeira apreensão de oxi já região metropolitana, foram 21 pedras.

Ladrões assaltavam lotações com simulacro de arma


Na Rua Luiz Pasteurs, Bairro Walderes, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul efetuou a prisão de três jovens de 24, 23 e 20 anos depois que estes efetuaram um roubo a uma lotação da empresa Real Rodovias.
Viaturas do Pelotão de Operações Especiais faziam buscas na localidade visto reiterados assaltos à lotações no mês de maio.
Na tarde de 13/06/11, um trio assaltou uma lotação, no entanto, desta vez havia uma viatura monitorando a movimentação dos suspeitos e efetuaram a prisão dos assaltantes.
Com o trio foi encontrada um simulacro de pistola e 24 vales transportes. Todos com antecedentes criminais, dentre eles roubos e furtos.
O trio assaltou três lotações em Sapucaia do Sul em um único dia e no mês de maio foi responsável por pelo menos 10 ataques.
Depois de presos foram encaminhados à 2ª D P de Sapucaia do Sul.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

UM DIA DE FÚRIA EM CANOAS/RS

Em 09 de Junho de 2011 às 15h12min, Policiais Militares foram acionados pela Sala de Operações do 15º Batalhão de Polícia Militar, devido a inúmeros telefonemas para o fone 190, que dava conta de que na Rua Republica 2465, esquina com a Cel. Vicente, teria um individuo efetuando disparos de arma de fogo e já teria uma vitima em óbito no local.
 Foram despachadas diversas viaturas para o local que se deparou com uma praça de guerra, no local foram entradas cinco pessoas baleadas, três indivíduos no interior de um veiculo FORD/VERONA GLX PLACAS IDR-6222 de COR VERDE, sendo o motorista LUÍS GILSON DA SILVA que estaria socorrendo a vitima quando o atirador retornou e efetuou mais disparos contra ele que morreu no local com 04 perfurações na região do peito e braço. Também o carona NELCI MARQUES DA ROSA morreu no local com 03 perfurações 02 no peito e 01 na perna, uma terceira vitima gravemente ferido filho de Nelci com uma perfuração no tórax frente foi socorrido ao HPSC. Também foram encontradas mais duas vitimas caídas ao solo, a mulher de Nelci, SONIA MARIA COSTA DA ROSA com 02 perfurações, um na canela direita e um no pé esquerdo socorrido ao HPSC, e um outro individuo que estaria ajudando a socorrer vitimas, GERI ADRIANO GONÇALVES gravemente ferido nas costas, socorrido ao HPSC.
O autor dos disparos foi cercado em uma residência próxima, em frente ao local do fato, foi capturado JOSUÉ ABRAÃO CAIA SCHNEIDER (acusado de furto qualificado) que se entregou sem resistência e informou que a arma do crime estava em cima da mesa da cozinha de sua casa. Afirmou ser ele o autor dos disparos. Segundo o próprio autor informou que efetuou os disparos contra seu vizinho Nelci, com quem teria discórdia há muito tempo, para garantir que não sobreviveria aos tiros, foi até sua casa e municiou sua arma e retornou para atirar em quem tentasse socorrer o desafeto.
Foi apreendido dentro da casa do acusado um revolver Cal. 38 nº raspado, marca Taurus, 05 munições intactas e 04 deflagradas.
JOSUÉ foi preso e conduzido ao HNSG e posterior a DPPA. 
Foi feito isolamento de local de crime e após o veiculo recolhido ao depósito.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

MULHERES SÃO PRESAS COMANDANDO BOCA DE FUMO EM ALVORADA

PRISÃO DE FORAGIDO
1. Em 07 de junho de 2011, às 07h e 53min, na Rua Almirante Tamandaré, Bairro Niterói, Policiais Militares do 15º Batalhão de Polícia Militar efetuou a prisão de um foragido da justiça com antecedentes criminais por Porter ilegal, fraudes, furto arrombamento a estabelecimento Comercial, acusado de roubo a pedestre, Entorpecente Posse, indiciado por roubo a lotérica, foragido do Semi Aberto do Instituto Penal de Viamão.
Registro DPPA/Canoas.

2. Em 07 de junho de 2011, às 20h e 20min, uma Guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar, efetuaram a prisão de um foragido da justiça acusado de roubo a outros estabelecimentos comerciais e autor de lesão corporal.

30 PEDRAS DE CRACK SÃO APREENDIDAS NA MATHIAS VELHO
Em 07 de junho de 2011 às 09h e 17min, na Rua Dique s/nº, Bairro Mathias Velho, Policiais Militares do 15º Batalhão de Polícia Militar efetuaram a prisão de um indivíduo em atitude suspeita, com antecedentes como adolescente infrator, lesão corporal, furtos, desacato, furto de veiculo e roubo a estabelecimento comercial. Com o suspeito foi apreendido 30 pedras de Crack e R$ 5,00 em dinheiro, o individuo foi preso e conduzido ao HNSG e posterior a DPPA.

10 JANELAS DE ALUMÍNIO SÃO RECUPERADAS DE FURTO EM OBRA
Em 07 de junho de 2011, às 14h e 18min, na Av. Venâncio Aires, nº 3300, Policiais Militares do 15º Batalhão de Polícia Militar, após informações da ocorrência de furto a uma obra, passou a efetuar buscas nas proximidades efetuando a prisão de dois suspeitos que carregavam 10 armações de janelas de alumínio.
Os dois suspeitos tem inúmeros antecedentes criminais por Adolescente Infrator, furto qualificado, arrombamento de residência, roubo a pedestre, apropriação indébita, etc.
Os suspeitos foram encaminhados para a DP local.

ASSALTANTE USA ARMA DE PLÁSTICO PARA ASSALTAR NO GUAJUVIRAS
Em 07 de Junho de 2011 as 23h e 35min no Setor 2 nº 14, Policiais Militares do 15º Batalhão de Polícia Militar efetuaram a prisão em flagrante de um suspeito que após ter furtado a vítima, que reconheceu o suspeito, de efetuar um roubo minutos antes em um bar.
Após revista pessoal no acusado foi encontrado uma arma de brinquedo com a qual efetuou o roubo.
Registro na DPPA.

MULHERES SÃO PRESAS COMANDANDO BOCA DE FUMO EM ALVORADA
Em 07 de Junho de 2011, às 16h e 45min, Policiais Militares do 24º Batalhão de Polícia Militar efetuaram a prisão de duas mulheres, uma de 28 anos e outra de 51 anos, com diversos antecedentes por tráfico de drogas, com as mulheres foram apreendidas 28 pedras de crack.
As mulheres são conhecidas por comandarem uma boca de fumo na vila em Alvorada.

terça-feira, 7 de junho de 2011

LADRÃO É ARRASTADO PELAS RUAS DA VILA PRESO A UMA CARROÇA

PRISÃO DE PROCURADOS
1. Em 06 de Junho de 2011 às 21h e 30min, na Estrada do Nazário s/n, bairro Guajuviras em Canoas, RS, uma guarnição do 15º Batalhão de Polícia Militar em patrulhamento efetuou a prisão de um PROCURADO, conforme mandado POA RS VARA DE EXECUCOES CRIMINAIS.

2. Em 06 de Junho de 2011, às 09h e 07min, na Rua 01, Bairro Castelinho em Viamão, uma guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar em patrulhamento efetuou a prisão de um PROCURADO. O individuo foi conduzido a DPPA para o Registro.

LADRÃO É ARRASTADO PELAS RUAS DA VILA PRESO A UMA CARROÇA
Em 06 de Junho de 2011, às 03h e 53min, uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar atendeu uma ocorrência na Rua Alvorada, Bairro Vera Cruz, de furto qualificado em residência, Arrombamento, sendo que o autor do fato foi detido no local pelo proprietário da residência.
Os Policiais Militares efetuaram contato com a vitima do furto qualificado, e identificou o autor e acusado que foi amarrado numa carroça e puxado pela rua, com vários ferimentos e escoriações.
O acusado foi socorrido ao hospital local onde permaneceu internado devido aos ferimentos por todo o corpo e a vítima do arrombamento foi conduzido a DPPA, onde foi efetuado registro de ocorrência policial.

RECUPERAÇÃO DE VEÍCULOS ROUBADOS
1. Em 06 de Junho de 2011, policiais do 18º Batalhão de Polícia Militar localizaram o veiculo FORD/ECOSPORT XLT2.0FLEX, de cor preta, placas IRF 5938, em ocorrência de roubo.

2. Em 06 de Junho de 2011, às 22h00min, policiais do 24º Batalhão de Polícia Militar localizaram o veiculo o veiculo POINTER GLI ano 1996, verde, de placas IEL 2427, em ocorrência de roubo.

AGRESSORES DE MULHERES SÃO PRESOS – LEI MARIA DA PENHA
1. Em 06 de Junho de 2011, às 13h e 30min, na Rua Guaranis, Bairro Índio Jarí em Viamão, uma guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar socorreu uma mulher que acusou seu marido de agredi-la com socos e ponta-pé.  A guarnição constatou que a mulher estava com muitos hematomas e com o braço direito inchado. O agressor foi preso no local e encaminhado junto com a vítima ao HCV para atendimento médico posterior a DPPA para registro.

2. Em 06 de Junho de 2011, às 20h e 20min, na Rua Barão do Belém, Bairro Jardim Universitário em Viamão. Uma mulher foi ameaçada a faca depois de uma discussão com seu cunhado. A mulher acionou a Brigada Militar e uma guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar abordou e prendeu o acusado que estava de posse de uma faca de marca Tramontina, com aproximadamente 15 cm de lamina. Diante do fato, foi dada voz de prisão a Luiz e as partes foram conduzidas primeiramente ao Hospital de Viamão e posterior a DPPA de Alvorada, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante, conforme Lei Maria da Penha, BABM nº 9696258.

3. Em 06 de Junho de 2011, às 20h e 30min, na Estrada Boa Vista, Bairro Boa Vista em Viamão, uma mulher acionou a Brigada Militar, pois seu ex-companheiro estava tentando invadir sua casa e lhe ameaçando de morte.
A guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar  chegou ao local e abordou o acusado ao qual foi dado voz de prisão em flagrante.

4. Em 07 de Junho de 2011, 01h e 07min, na Av. Liberdade, Bairro Santa Isabel em Viamão. Uma mulher acionou a Brigada Militar informando que foi agredida por seu companheiro, após discussão, sendo ameaçada de morte. Policiais do 18º Batalhão de Polícia abordou e prendeu o acusado que tem antecedentes criminais por lesão e ameaça. Foi dado voz de prisão ao acusado e as partes foram conduzidas primeiramente ao Hospital de Viamão e posterior a DPPA de Alvorada, onde foi lavrado o APF por ameaça, conforme Lei Maria da Penha.

HOMICÍDIO
Em 06 de Junho de 2011, às 15h e 50min, no Beco dos Soares, nº 2044, Bairro Augusta em Viamão, uma guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar  localizou o corpo de HYAGO SANTA HELENA DA SILVA, 19 anos, com perfurações de arma de fogo na cabeça e outro no pescoço. A Samu foi acionada e no local e constatou o óbito.
Segundo populares, a vítima trafegava com sua moto YAMAHA/XTZ 125E, de cor azul, quando dois indivíduos tripulando outra moto se aproximaram e efetuaram vários disparos contra HYAGO que ficou caído ao solo juntamente com sua moto.
Registro na 3ª DP.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Brigada Militar de Alvorada recebe Menção Honrosa

Tenente Fontoura e Secretário Mauricio Oliveira
Na sexta-feira (3/06), às 20h, na câmara de vereadores de Alvorada, foi realizada uma solenidade para entrega de prêmios referente à Semana Do Meio Ambiente.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM), durante a última semana do mês de maio e a primeira do mês de junho realizou, no município, varias atividades alusiva a “XVII Semana do Meio Ambiente”. Durante este período foram realizadas diversas atividades todas voltadas à preservação e conscientização.
Este ato solene foi para certificar a formatura dos 89 agentes ambientais que fizeram o curso e trabalharão como multiplicadores desta consciência, também neste ato, a SMAM agraciou as entidades governamentais e não governamentais que no decorrer do período apoiaram a secretaria, então o 1º Tenente Luis Henrique Fontoura, representando o Comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Rocha, recebeu das mãos do secretário Mauricio Oliveira a menção honrosa de apoiador das ações que a secretaria executa.
Além do secretário da SMAM e do Tenente Fontoura estavam presentes o prefeito, João Carlos Brum, os secretários Jairo Carvalho, Vanio Presa e Jussara Mendes, vereadores, presidentes de Organizações Não Governamentais (ONGs), representante do Rotary Club Alvorada e do Projeto Rotary Aguapé e membros da comunidade escolar e civil.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

PM À PAISANA REAGE A ASSALTO E MATA DOIS ASSALTANTES EM CACHOEIRINHA


Após ser ferido a faca durante assalto, um policial militar à paisana reagiu e matou a tiros dois dos três criminosos que o haviam rendido. 
O ataque ocorreu na Vila Cachoeirinha, em Cachoeirinha, por volta das 23h de segunda-feira, quando o soldado de 30 anos chegava de motocicleta à casa de familiares de um colega. Conforme a Brigada Militar, o soldado lotado no 17º Batalhão de Polícia Militar seguia o outro PM, à frente em outro veículo. No momento de estacionar a moto junto à uma construção, o policial foi rendido por três criminosos que portavam facas. “O colega não percebeu o ataque porque estacionou o carro mais adiante”, explicou o subcomandante do 17º BPM, major Vanderlei Padilha. Levado para dentro da obra, o soldado foi atingido por golpes de faca no abdômen e em uma das mãos, tendo seu revólver 38 retirado da cintura. Em seguida, após receber uma coronhada, o PM decidiu reagir. O soldado sacou a pistola .40 que também portava e disparou contra os assaltantes. Dois deles foram atingidos e morreram no local. “Ele me disse: - Major, fiquei com medo de eles abrirem minha carteira e descobrirem que eu era policial. Tive de reagir”. Não se recomenda reagir, mas ele não teve escolha”, contou o oficial.  Ao ouvir os disparos, o outro PM correu em socorro ao colega. Neste momento, o terceiro assaltante conseguiu fugir, levando o revólver do policial. Como havia suspeita de que os assaltantes fossem da região, que fica próxima à freeway, buscas que contaram com apoio da Polícia Civil foram feitas também junto à rodovia. 
Apesar de o criminoso não ter sido localizado, a arma roubada do PM foi recuperada nas proximidades do local onde ocorreu o ataque. “Já temos algumas informações sobre o assaltante que fugiu que apontam para o fato de ele ser ali de perto. 
Pelo tipo de ataque, com faca, parece se tratar de dependentes químicos que tentam roubar qualquer quantia para compra de droga”, acredita o oficial. Sem ter o nome divulgado pela Polícia Civil e pela Brigada Militar, o soldado que atua no policiamento ostensivo em Gravataí ganhou o dia de folga para se recuperar das lesões. Os dois assaltantes mortos foram identificados na tarde de ontem: Davenir Oliveira da Silva, 28 anos, e Valdecir Moraes Guimarães, 42 anos. (ZERO-HORA. Página 39, 01/06).