Seguidores

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Brigada Militar de Sapucaia do Sul prepara Policiais Militares para as eleições de domingo

A Brigada Militar do 33º Batalhão de Polícia Militar reuniu-se no tribunal do júri do fórum de Sapucaia do Sul, na tarde de hoje, 30 setembro 2010, para tratarem de assuntos pertinentes ao pleito eleitoral do próximo domingo (03/10).
Presidiram o evento os juízes eleitorais, Raquel Marly Cabeleira Alvarez Schuch e Rogério Dallatorre, também o Promotor de Justiça Cristiano Salau participou do encontro.
“Estamos prontos para garantir que o cidadão de Sapucaia do Sul exerça seu direito ao voto sem pressões, escolhendo de forma livre”. Afirmou o Comandante do 33º Batalhão de Polícia Militar Major Ronie de Oliveira Coimbra.
Durante a reunião ficou definido que a Brigada Militar irá combater todo o tipo de crime eleitoral e elaborará os respectivos autos de prisão, quando a lei permitir, no próprio local da infração.
A Guarda Municipal também se fez presente no evento


CACHOEIRINHA INAUGURA VIDEOMONITORAMENTO


(Correio do Povo - Página 10) Hoje, às 15h, será inaugurado em Cachoeirinha o Programa de Videomonitoramento, que colocará 32 câmeras e duas centrais de recepção das imagens (uma no Quartel da Guarda Municipal e outra na Brigada Militar) a serviço da segurança da comunidade. Será a primeira cidade do Vale do Gravataí a contar com o sistema. A avenida Flores da Cunha, por onde circulam 160 mil veículos por dia e 50 mil pedestres, será 100% vigiada.
 
BRIGADA MILITAR DETÉM 322 PESSOAS E AUTUA 1.181 VEICULOS NO RS
(O Sul - Página 16 com foto). A BM deteve desde as 6h de terça-feira até as 6h de ontem 322 pessoas e autuou 1.181 veiculos no Rio Grande do Sul.  O resultado, de apenas 24 horas, foi a soma das atividades de rotina e das operações Centauro Lei Seca, Centauro Caixa Forte, Centauro Segurança no Campo, Centauro, Centauro Cadeado, Centauro Sensação e Centauro Capacete Limpo. Entre as ações, foram feitas 654 barreiras policiais em todo o RS, onde foram vistoriados 33.592 veiculos. Os agentes recuperaram 15 automóveis que estavam em situação de furto. Doze foragidos da Justiça foram capturados. Trinta e três pessoas responderam termos circunstanciados por posse de entorpecentes. Por tráfico, 17 indivíduos foram presos em flagrante e encaminhados a casas prisionais, segundo a BM. Oito armas de fogo e sete armas brancas foram apreendidas. Duas pessoas foram detidas por dirigir embriagadas, outras três por embriaguez.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A PRIMEIRA PRISÃO COM CAÇA-TIROS EM CANOAS/RS


Não havia ninguém na sala quando o alto-falante espocou. Os PMs imediatamente pararam a reunião e se dirigiram à sala de monitoramento. Um tiro tinha sido dado às 15h49min de ontem no bairro Guajuviras, em Canoas, levando a Brigada Militar (BM) a fazer a primeira prisão com o uso do sistema que capta disparos de armas de fogo no município. “Houve um ‘pá! ’ e todo mundo levantou. O sistema confirmou na hora que era disparo de arma de fogo”, relatou o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar de Canoas, major Gerson Dias Gomes. Em um minuto e meio, as informações foram colhidas pelo sistema, que começara a operar às 10h. Uma equipe da BM partiu para o local indicado no mapa, um ponto na Estrada do Nazário que escapava cerca de cem metros do perímetro coberto pelos 17 sensores no Guajuviras – o bairro mais populoso da cidade. A guarnição chegou ao local em cerca de cinco minutos, mas o atirador não estava lá. Por meio de informações obtidas com pessoas que estavam na região, os PMs se embrenharam no bairro. Em 15 minutos, localizaram o suspeito na Quadra K do Setor 5, mais ou menos 300 metros adiante de onde ocorrera o tiro, segundo o setor de inteligência da BM. Um jovem de 25 anos foi detido com uma pistola 7.65 mm originária da Eslováquia. Ele garantiu aos policiais não ter usado a arma, porém acabou levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento por não ter porte ou registro da pistola. Nenhum crime foi relatado à BM no horário do tiro. Ainda assim, Almeida também poderá responder por disparo em via pública, acrescentou o major. Gomes não soube dizer como a pistola foi parar nas mãos do suspeito. O rapaz seria encaminhado na manhã de hoje ao Presídio Central, em Porto Alegre. Outros 16 dispositivos que captam o som de tiros devem ser instalados no Guajuviras em 30 dias, de acordo com o secretário da Segurança do município, Alberto Kopittke. Com esses equipamentos, o bairro terá uma rede de 33 sensores. “Na semana que vem eles devem começar a ser instalados. Depois, provavelmente faremos testes outra vez”, disse o secretário.
(Zero Hora, 29/09/10, página 41) CANOAS.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Inaugurado sistema de monitoramento de tiros em Canoas


Bairro Guajuviras é a segunda região do mundo, fora os EUA, a ter aparelhos desse tipo.
Governo inaugura sistema de monitoramento de tiros em Canoas.
O sistema de audiomonitoramento de tiros foi lançado oficialmente nesta segunda-feira no Bairro Guajuviras, em Canoas, com a presença do Ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Há 15 dias, os aparelhos estavam operando em caráter piloto. Agora, a expectativa é de que sejam reduzidos em até 85% o número de homicídios na região. O local é a segunda região do mundo, fora dos Estados Unidos, a ter um sistema desse tipo.
O lançamento do projeto foi realizado no Centro Integrado de Segurança Pública de Canoas. Conforme Barreto, o sistema foi implantado através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), com investimentos de R$ 2 milhões.
“O Governo Federal vem desenvolvendo um forte trabalho de parceria com os municípios, que é a maneira mais adequada de fazer o enfrentamento à violência. São os gestores locais que sabem quais são os problemas das comunidades”, defendeu Barreto.
Para o ministro, Canoas se torna uma cidade de vanguarda no uso da tecnologia em prol da segurança pública.  Cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais já entraram em contato com o Ministério da Justiça interessadas em adquirir o audiomonitoramento.
Para o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, a detecção de tiros vai reduzir o número de armas no Guajuviras. “São esses arsenais que impõem o império do medo e do silêncio nas comunidades. Com esse sistema, poderemos agora saber onde estão os criminosos, quais seus esconderijos, descobrindo não somente onde a violência ocorre, mas também pontos de drogas, principalmente voltados ao crack”, frisou.
Após a cerimônia, Luiz Paulo Barreto e Jairo Jorge participaram de uma demonstração do sistema na Central de Monitoramento instalada no Centro Integrado de Segurança Pública de Canoas. Agentes da Polícia Federal realizaram disparos no Guajuviras que foram detectados pelo sistema, o que pode ser conferido ao vivo pelas autoridades.
O bairro conta com 33 sensores instalados. Até ontem 17 estavam em funcionamento. A previsão é que todos os aparelhos estejam em operação em até 60 dias. Todo o sistema pode detectar sons em uma área de até 3,3 quilômetros quadrados. Em até 15 segundos, os sensores informam a localização do disparo em um mapa. Os tiros ficam gravados em um sistema, que ainda pode identificar o calibre da arma acionada e diferenciar sons semelhantes, como de tiros ou rojões.
Canoas também está investindo em videomonitoramento. A previsão é de que até o fim do ano a cidade conte com 86 câmeras nas ruas, sendo 14 delas no Guajuviras, que hoje conta com sete. Os parques terão mais 23 câmeras e prédios públicos 104 equipamentos.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

COLÉGIO TIRADENTES ABRE EDITAL PARA NOVOS INGRESSOS DE ALUNOS EM 2011

PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO E CLASSIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO COLÉGIO TIRADENTES DA BRIGADA MILITAR PORTO ALEGRE, PASSO FUNDO, SANTA MARIA IJUI, SANTO ANGELO E SÃO GABRIEL PARA O ANO LETIVO DE 2011.

PARTE I – DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DO ENSINO DA BRIGADA MILITAR
O ensino na Brigada Militar foi instituído através da Lei Estadual n.º 12.349 de 26 de outubro de 2005, seu art. 5º regula que o ensino médio regular obedece à Lei de Organização Básica da Brigada Militar e seus regulamentos, tendo por base, no que lhes forem pertinentes, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como, a organização do Sistema Estadual de Ensino. É executado através do Colégio Tiradentes (CTBM) de Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria, Ijui, Santo Ângelo e São Gabriel.

2. INFORMAÇÕES SOBRE O COLÉGIO TIRADENTES DA BRIGADA MILITAR
O Colégio Tiradentes foi criado inicialmente em Porto Alegre através do Decreto nº 29.502 publicado em Diário Oficial do Estado (DOE) nº 130 de 25Jan1980, então com a denominação de Escola Estadual de 2º Grau da Brigada Militar.
Em Passo Fundo o Colégio Tiradentes foi criado através do Decreto nº 44.786 publicado em DOE nº 130 de 13 Dez 2006. Em Santa Maria foi criado através do Decreto nº 45.912 de 25 de setembro de 2008, publicado em DOE nº 187 de 26 de setembro de 2009. Em Ijuí foi criado através do Decreto nº 46.551, de 06 de agosto de 2009, publicado no DOE nº 150, de 07 de agosto de 2009. Em Santo Ângelo foi criado pelo Decreto nº 46.787, de 04 de dezembro de 2009, publicado no DOE nº 234, de 07 de dezembro de 2009. Em São Gabriel foi criado pelo Decreto nº 46.895, de 14 de janeiro de 2010, publicado no DOE nº 010, de 15 de janeiro de 2010.
Os estabelecimentos de ensino visam oportunizar, através da interdisciplinaridade e contextualização das áreas do conhecimento, a formação de um aluno ético, moral e cidadão consciente do seu papel de transformador social capaz de oferecer e fazer justiça a todos os segmentos. Proporcionar ao educando uma formação integral voltada para o exercício da cidadania e inserção no mercado de trabalho. Oferecendo referências dos valores humanos e da ética Policial Militar vivenciada através da hierarquia e da disciplina como forma de preparação para a vida em sociedade. Tais ações tornam hoje o Colégio Tiradentes, um referencial enquanto escola pública de ensino médio no Estado.

Possui estrutura administrativa e pedagógica resultante do vínculo com a Secretaria da Segurança Pública em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, dispondo em seu quadro técnico, de profissionais militares e civis da Instituição e profissionais integrantes do Magistério Público Estadual. São Unidades do Departamento de Ensino da Brigada Militar, com direção administrativa formada por Oficiais e Praças da Brigada Militar, que atendem desde o Comando até o acompanhamento diário de seus educandos, através do Corpo de Alunos.
O ensino médio regular, ministrado através do Colégio Tiradentes da Brigada Militar destinam-se à comunidade em geral e aos dependentes de Policiais Militares, tendo por um de seus objetivos, além da formação de cidadãos plenos, dar aporte de caráter assistencial ao policial militar, propiciando-lhe a garantia de oferta educacional de qualidade aos seus dependentes, enquanto referencial escolar.
O ensino ministrado no Colégio Tiradentes prepara os alunos não só para os diversos vestibulares das instituições de ensino superior regionais ou nacionais, mas também para os concursos de acesso às carreiras policiais militares e Forças Armadas.

2.1 – Localização dos Colégios Tiradentes

a) Em Porto Alegre: No Complexo de Ensino da Brigada Militar, na Avenida Aparício Borges, 2001, bairro Partenon, possuindo os telefones: (0xx51) 32884264 e o telefone/fax: (0xx51)32884265, endereço eletrônico: colegiotiradentes@brigadamilitar.rs.gov.br

b) Em Passo Fundo: Na Rua Bento de Menezes, Nº 583, bairro Rodrigues, possuindo os telefones: (0xx54) 33122293 e o telefone/fax: (0xx54) 33125334, endereço eletrônico: ctbmpf@brigadamilitar.rs.gov.br.

c) Em Santa Maria: Rua Pinto Bandeira, nº 350, Bairro Dores, possuindo o telefone: (55) 3220 6475 (secretaria) e o endereço eletrônico: ctbmsm@brigadamilitar.rs.gov.br.

d) Em Ijui: Rua: Henrique Kopf Nº 328, Bairro Centro, possuindo o telefone: (55) 3332 9416, e o endereço eletrônico ctbmij@brigadamilitar.rs.gov.br;

e) Em Santo Ângelo: Rua Antunes Ribas, Nº 2937, Bairro Centro Norte, possuindo o telefone: (55) 3312 4559, e o endereço eletrônico ctbmsasadm@brigadamilitar.rs.gov.br;

f) Em São Gabriel: Avenida das Acácias S\N, Bairro Jardim Europa, possuindo o telefone: (55) 3232 5985, e o endereço eletrônico ctbmsgsadm@brigadamilitar.rs.gov.br.

CAMINHÃO ROUBADO É RECUPERADO EM SAPUCAIA

PRISÃO DE MENORES EM CUMPRIMENTO DE MANDADO
Em 22 de setembro de 2010, as 07h25min, na Rua Lídio Fraga, Bairro Águas Claras em Viamão, a guarnição da viatura 6195 do 18º Batalhão de Polícia Militar composta pelos Sgt Rogério, Sd Hertele, Sd Garcia e Sd Storgatto, em cumprimento de mandado, no qual apreendeu o menor vulgo "FAÍSCA", da vara do juizado da infância e juventude de Viamão.

No mesmo dia, as 07h25min, na Vila das Hortênsias, Parada 94, Bairro Morro Grande em Viamão, a mesma guarnição da viatura 6195 do 18º Batalhão de Polícia Militar, apreendeu um menor em cumprimento de mandado da vara do juizado da infância e juventude de Viamão.

TENTATIVA DE HOMICÍDIO
Em 22 de Setembro de 2010, às 7h35min, compareceu na sede do 24º Batalhão de Polícia Militar uma vitima de disparo de arma de fogo, alvejado por um tiro nas costas efetuado pelo seu cunhado que roubou sua bicicleta. A vitima foi socorrida ao Hospital de Alvorada, onde ficou internado. O agressor não foi localizado pela Brigada Militar.

PRISÃO DE FORAGIDO
Em 22 de setembro de 2010 ás 10h15min. A Guarnição da viatura 4886, quando em patrulhamento na Rua São Felipe nº. 100 Bairro Nova Esperança, abordou um suspeito que após identificado constatou-se tratar de um foragido desde 13/09/2010  Instituto Penal de Viamão, Regime Semi aberto, diante dos fatos foi dada voz de prisão, e apresentado na DPPA.

CAMINHÃO ROUBADO É RECUPERADO EM SAPUCAIA
Em 22 de Setembro de 2010, por volta das 05h e 45min, a guarnição da viatura 6597 do 33º Batalhão de Polícia Militar, composta pelos Soldado Godois e Soldado Dionatan deslocaram-se no Bairro Nova Sapucaia a fim de fazer buscas a uma caminhão F-350 placas IMV1753 que recentemente fora roubado e informado via rádio BM, sendo que na Rua Líbero Badaró, 100, Nova Sapucaia encontraram o caminhão e o abordaram efetuando a prisão de dois indivíduos que foram reconhecidos pelas vítimas como autores do roubo. Os acusados foram presos, o caminhão foi recolhido e apresentado na 2ª DP de Sapucaia.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Informações sobre concursos

Prezados Srs. Cmts OPMs e integrantes do CPM,

Contatando o Departamento de Ensino segue:
1 - Os resultados do último certame ao CTSP já se encontram no DE e estão sendo processados para divulgação ainda hoje.
2 - Os testes médicos serão na Quarta-feira (22/09).
3 - Os testes físicos serão na Quinta-feira (23/09).
4 - Os aprovados serão apresentado dia 27 no DE, ou na respectiva OPM de ensino.
5 - Também nesta data (17/09) será expedida mensagem para que os aprovados apontem em ordem de antiguidade e classificação a preferência dos três locais para o curso.
Att.
Cel Bondan -Cmt  CPM.

FORAGIDO É RECAPTURADO PELA 10ª VEZ PELA BRIGADA MILITAR

PRESO VENDEDOR DE CDS E DVDS PIRATAS
Em 15 de setembro de 2010, às 13h45min na Rua Tiradentes, nº. 295, Centro de Canoas, os Soldados Matos e Belisck, avistaram no PCTRAN, um suspeito, comercializando CDs e DVDs. O indivíduo foi abordado e com o este foram encontrados 12 CDs, DVDs. O material foi apreendido e para o autor foi lavrado Boletim de Ocorrências e Termo Circunstanciado no local.

LADRÃO GUARDAVA CARROS ROUBADOS EM GARAGEM DE CONDOMÍNIO EM CANOAS
Em 15 de setembro de 2010, às 21h na Rua Farroupilha, nº. 8536, Parque Universitário em Canoas, agentes da Seção de Inteligência do 15º Batalhão de Polícia Militar na viatura 4767, após denúncia feita pelo 190 de que no “Apart. Hotel” estava um veiculo ocupando um box de apartamento, todavia não era de nenhum morador. Os agentes constataram uma caminhoneta de placa IQW9418, marca Honda CRV que no sistema constava como furtada. Os agentes ficaram no aguardo do retorno do suspeito que retornou em um Peugeot 307 prata, que deslocou do local, quando o suspeito adentrou no veiculo furtado, os agentes deram voz de prisão ao individuo, este identificado como MCC, 32 anos, com antecedentes como acusado de lesão corporal (2x), apreensão de objetos (2x), direção perigosa de veiculo (3x), furto em veiculo (6x), dano, ameaça, roubo de veiculo, roubo a motorista de taxi e outros fatos. O comunicante da denuncia disse que o individuo já havia levado uns três veículos do mesmo modo e só carros de luxo. Após tais fatos, o individuo foi conduzido ao HNSG e posterior a DPPA para efetuar o registro.

MOTO COM PLACA ADULTERADA É APREENDIDA PELA BRIGADA MILITAR
Em 16 de setembro de 2010, às 11h33min, na Rua Tapes, n°. 237, Bairro Mathias Velho, Canoas, a guarnição da viatura 7551, do 15º Batalhão de Polícia Militar composta pelos Soldados Eckert e VIANEI , abordaram o veículo Honda/CG 125 TITAN KS, placas IJW5420, a qual estava sendo conduzida por MDVH, 23 anos, sem antecedentes, e foi constatado que a placa da moto estava adulterada. Foi dada voz de prisão ao individuo e apresentado na DPPA.

FORAGIDO É RECAPTURADO PELA 10ª VEZ PELA BRIGADA MILITAR
Em 16 de setembro de 2010, às 12h04min, na Rua Hermes da Fonseca, n°. 1767, Bairro Rio Branco, Canoas, a guarnição da viatura 7203 do POE do 15º Batalhão de Polícia Militar composta pelo Sgt Fonseca e Soldados Santos e Irigarai, abordaram o individuo SFMS, 38 anos, com antecedentes como foragido (9x), indiciado por roubo de veículo, receptação, furto qualificado, furto simples de veículo, acusado de recuperação de veículo, furto simples em residência e apresentação de detido, o qual constava no sistema como foragido. O individuo foi conduzido ao HNSG e posterior a DPPA.

PRISÃO POR ROUBO A PEDESTRE
Em 16 de setembro de 2010, às 12h40min, na Av. Rio Grande do Sul, Bairro Mathias Velho, Canoas, a guarnição da viatura 6285 do 15º Batalhão de Polícia Militar composta pelo Sgt. Froes e Soldado Figueira, abordou suspeito TXC, 18 anos, com antecedentes como adolescente infrator por furto mão grande, entorpecente tráfico e maus tratos contra idoso, que estava com um moletom que havia sido roubado minutos antes da vitima NVS, 14 anos, sem antecedentes, que reconheceu o autor do roubo do seu moletom. O individuo foi conduzido ao HNSG e posterior a DPPA.

INVASÃO DE TERRAS EM NOVA SANTA RITA
Em 16 de setembro de 2010, às 15h 30min, na Rua da Igreja, próximo ao n°. 94, na antiga usina de telha, Bairro Berto Sírio, Nova Santa Rita, a guarnição viatura 7452, composta pelos Soldados Mendes, Vinicius e Roseli, constataram uma ocorrência de invasão de terras e que havia mais de 30 pessoas nas terras interessadas em construir casas no local. Foi feito contato com JASR, advogado dos proprietários das terras que informou que as terras estão em inventário e ele irá pedir a reintegração de posse. O fato foi registrado na DPPA.

UMA MULHER E DUAS MENORES SÃO PRESAS POR TRÁFICO DE DROGAS
Em 16 de setembro de 2010, às 16h05min, na Invasão Nancy Panceira, Rua 6, Bairro Guajuviras, Canoas, a guarnição da viatura 2993 do 15º Batalhão de Polícia Militar composta pelos Soldados Fabiano e Paulo Roberto, abordaram a suspeita DLF, 19 anos, com antecedentes por dano (2x), lesão corporal (3x), outros crimes (2x), na companhia de duma menor de 12 e outro de 16 anos ambos com antecedentes como adolescente infrator por porte ilegal de arma de fogo. Com os abordados foram encontradas 08 gramas de cocaína e R$ 440,00 reais em dinheiro trocado. Diante dos fatos os indivíduos foram conduzidos ao HNSG e posterior a DPPA onde foram apresentados para registro da prisão.
Os menores após o registro foram liberados e entregues aos responsáveis.

PRISÃO POR FURTO À ESTABELECIMENTO COMERCIAL
Em 16 de Setembro de 2010, às 10h19min, a guarnição da viatura 5666 do 17º Batalhão de Polícia Militar foi despachada para Rua Sertório, nº. 190, Bairro Padre Réus, Gravataí, abordou em via publica um suspeito de furto a estabelecimento comercial da vitima que reconheceu o suspeito, sendo encontrado com o autor os produtos do furto, Diante dos fatos as partes foram conduzidas a DPPA onde foram apresentadas.

PRISÃO POR JOGOS DE AZAR
Em 16 de Setembro de 2010,ás 11h e 20min, uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar, na Rua Maris e Barros, Bairro São Caetano em Alvorada, efetuou a abordagem do estabelecimento comercial onde foram encontradas sete máquinas caça-níqueis em funcionamento. Foi identificado como responsável pelas máquinas o proprietário NUPR, 35 anos, que ficou de fiel depositário de sete carcaças de máquinas caça-níqueis sendo efetuada a apreensão de sete ceduleiros, sete placas mãe, uma câmera de vídeo monitoramento e R$ 113,00. Foi lavrado Boletim de Ocorrências e Termo Circunstanciado no local.

Em 16 de Setembro de 2010, uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar  na Rua Frederico Dhil, Bairro Bela Vista em Alvorada, efetuaram a abordagem de comércio local e encontraram sete máquinas caça-níqueis em funcionamento. Foi identificado como responsável pelas máquinas VGN, 60 anos, que ficou de fiel depositário de sete carcaças de máquinas caça-níqueis, a guarnição efetuou a apreensão de sete ceduleiros, seis placas mãe e R$ 82,00. Foi lavrado Boletim de Ocorrências e Termo Circunstanciado no local.

PRISÃO POR RECEPTAÇÃO
Em 16 de Setembro de 2010, às 15h30min, uma equipe da Seção de Inteligência do 24º Batalhão de Polícia Militar suspeitou que um veículo estivesse clonado, Gol, placas CBR0660, de cor branca, na Rua Vasco da Gama, nº 975, Bairro Americana em Alvorada e solicitou o apoio das viaturas Motos 7594, Sd Fener, 7607 Sd Weber e 7603 Sd Castro, efetuando a abordagem e constatando que a verdadeira placa do veículo é a IEB1114, em ocorrência de furto. ASN, 24 anos, com antecedentes por porte ilegal de armas, receptação, homicídio, retenção de veículo e direção perigosa foi preso e apresentado na DPPA.

PRISÃO DE FORAGIDO
Em 16 de Setembro de 2010, às 10h30min, agentes da Seção de Inteligência do 33º Batalhão de Polícia Militar e a guarnição viatura 6206 do Policiamento Rural, composta pelo Sgt Goulart e Sd Rafael, após terem o conhecimento do paradeiro de um foragido no morro de Sapucaia do Sul, na Rua Justino Camboim, sem numeral, deslocaram até o local, abordaram e prenderam AJC, que estava foragido e após buscas foi encontrado um Revólver oxidado, calibre 38, raspado.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

BRIGADA MILITAR SOCORRE VÍTIMA DE ROUBO DE MOTO

Em 15 de Setembro de 2010, às 21h36min, compareceram na Sede do 18º Batalhão de Polícia Militar, Av. Senador Salgado Filho, nº 1119, Bairro Lanza em Viamão, populares com um indivíduo baleado identificado como ALFK, 23 anos, sem antecedentes. A guarnição da viatura 7505, composta pelo Soldado Da Rocha e Soldado R Marques, socorreram a vítima até o HPS/PA. A vítima relatou que ao chegar em casa com sua motocicleta, YAMAHA/FAZER YS250, placa IPA8473, cor vermelha, foi abordado por dois indivíduos, sendo um armado, que tripulavam uma motocicleta HONDA/TITAN de cor azul, e efetuaram dois disparos de arma de fogo, que lhe atingiu o abdome e o braço direito e levaram sua moto. A vítima permanece em atendimento no HPS e a guarnição efetuou o registro e buscas, além de dar o alerta na cidade e região do roubo da moto.
O irmão da vítima efetuou o registro na 2ª DP.

BRIGADA MILITAR ENCONTRA CADÁVER EM VIA PÚBLICA
Em 16 de Setembro de 2010, às 01h19min, na Estrada Caminho do Meio, nº 4492, Bairro Caminho do Meio em Viamão, a guarnição da viatura 7505, do 18º Batalhão de Polícia Militar  composta pelo Sd Da Rocha e Sd R Marques, depararam-se com um indivíduo caído na via pública, aparentando 20 a 30 anos de idade, vestindo uma calça de abrigo cor preta, moletom branco tipo canguru, tênis branco e boné preto, sem identificação. Aparentemente com dois disparos de arma de fogo na cabeça. No local estão cinco cápsulas de pistola calibre 380, um celular e uns R$ 40,00 próximo ao corpo. Nenhum suspeito foi identificado. Registro na 2ª DP.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

MULHER DE 60 ANOS É PRESA TRAFICANDO DROGAS

Na noite de 14 de Setembro de 2010, às 21h30m, após denuncia anônima de trafico de drogas envolvendo uma mulher foragida, Agentes da Inteligência do 24º Batalhão de Polícia Militar deslocaram até a Rua 16 Unidos no Bairro 11 de Abril em Alvorada onde efetuaram monitoramento constatando a veracidade dos fatos. Solicitaram o apoio de uma guarnição próxima e foi realizada a abordagem a mulher de 60 anos e constatado que estava procurada conforme Mandado expedido pela 1ª Vara de Execuções de Cachoeirinha. Ao realizar buscas no interior da residência foi encontrado uma pistola 9mm de fabricação Argentina marca Thunder com 03 carregadores e 48 munições intactas do mesmo calibre, 31 munições de calibre 38 intactos, 01 balança de precisão marca Tangent, 02 celulares Gradiente, 01 relógio de pulso, 27 pedras de crack, 2 buchas de cocaína, 8 tijolos de maconha, 1 tijolo grande de maconha pesando 20 gramas e o valor de R$2.807,00(dois mil oitocentos e sete reais). A Mulher foi apresentada na 1º DPPA, presa em flagrante e encaminhada ao sistema penitenciário.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

TIROTEIO ENTRE TRAFICANTES E A BRIGADA MILITAR DE CANOAS EM PONTO DE TRÁFICO DE DROGAS


Em 14 de setembro de 2010, às 03h46min, a guarnição da viatura 7205 do POE do 15º Batalhão de Polícia Militar, formada pelos Soldados MARCOS, Canedo, Simas e Rafael, durante patrulhamento de rotina no Beco do Antunes n° 329, local conhecido pelas guarnições como ponto de tráfico de drogas, ao tentarem efetuar a abordagem a três indivíduos suspeitos foram recebidos a tiros. A guarnição reagiu, havendo no local uma troca de tiros, fazendo os suspeitos fugirem do local. Foi solicitado apoio por parte da guarnição e se realizou o cerco, vindo então a deter MAR, 24 anos, com antecedentes de acusado de furto qualificado e ASF, 25 anos, antecedentes por roubo a pedestre, acusado furto/arrombamento a residência, furto punga, ameaça, furto descuido 2x, furto mão grande, porte ilegal de arma de fogo, autor calúnia 2x e ameaça. Também foram feitas buscas pela guarnição no interior da casa sendo encontrado alvejado por um disparo próximo ao abdômen, MLFC, 27 anos, antecedentes por entorpecente posse 6x, furto/arrombamento a estabelecimento comercial, porte ilegal de arma, o qual após ser examinado pela SAMU constatou-se o óbito.

Durante as buscas foi encontrado um revólver marca Taurus, três polegadas, 10 pedras de Crack, 02 buchas de maconha e uma quantia de R$89,00 (oitenta e nove reais), em espécie.

O local foi isolado para a perícia do DML.

Os indivíduos presos foram conduzidos ao HPSC, e posterior, apresentados na DPPA.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO

TENTATIVA DE HOMICÍDIO
Em 12 de setembro de 2010, às 14h32min, na Rua Antonio Prado, n° 100, Bairro Mathias Velho, Canoas, o HPSC comunicou a Sala de Operações do 15º Batalhão de Polícia Militar a entrada de dois indivíduos feridos por disparos de arma de fogo. A guarnição da viatura 6290, composta pelos Soldados Mojucarev e Flores, ao chegar ao HPSC a guarnição identificou as vitimas, um de 20 anos com antecedentes como indiciado por porte e posse ilegal de arma de fogo, acusado de posse irregular de arma de fogo, adolescente infrator por entorpecente tráfico (2x) e roubo à pedestre, ferido por um disparo de arma de fogo na perna direita, constando no sistema em situação de recolhido, após contado com o Instituto Penal de Viamão foi informado que o individuo esta em liberdade condicional até o dia 14 de setembro de 2010. O outro individuo com 20 anos com antecedentes como indiciado por porte e posse ilegal de arma de fogo, em liberdade condicional desde o dia 16 de agosto de 2010, e também ferido por um disparo de arma de fogo no lado direito da perna. Segundo informações de populares os disparos teriam sido efetuados, no endereço supracitado, por indivíduos que tripulavam um Pólo de cor preta. Nenhum suspeito foi identificado. registro na DPPA.

PRISÃO POR ARROMBAMENTO A RESIDÊNCIA
Em 12 de setembro de 2010, às 17h15min, na Rua Quaraí, n°. 557, Bairro Niterói, Canoas, após denuncia via 190 a Sala de Operações do 15º Batalhão de Polícia Militar, que estava ocorrendo um furto arrombamento no endereço supracitado. A guarnição da viatura 7444, composta pelo Sargento Tavares e Soldado Glauber, foi despachada para atender a ocorrência. A guarnição abordou um suspeito, 33 anos, antecedentes como acusado de ameaça, furto descuido, autor de entorpecente posse (2x), que estava com 11 panelas de alumínio, furtadas no local. Foi dada voz de prisão ao individuo, conduzido ao HNSG e posterior a DPPA onde foi lavrado o registro.


LESÃO CORPORAL CAUSADA POR DISPARO DE ARMA DE FOGO
Em 12 de setembro de 2010, às 21h30min, na Rua Lima Costa, nº. 170, Bairro Rio Branco, Canoas, após denúncia via 190, denunciando que em um bar situado na mesma rua uma moto Twister de cor verde, não sabendo informar a placa, que estava coberta por um pano preto, havia efetuado disparos de arma de fogo contra o bar. Um homem de 39 anos, sem antecedentes, foi ferido no local e conduzido ao HPSC com um tiro no braço direito, a guarnição da viatura 7549 DO 15º Batalhão de Polícia Militar composta pelos Soldados Grazeo e Assunção, confeccionaram registro da ocorrência.

TENTATIVA E HOMICÍDIO
Em 13 de setembro de 2010, às 01h12min, na Rua Santa Catarina, esquina com São Gabriel, nº. 3250, Bairro Mathias Velho, Canoas, após denuncias via 190 a Sala de Operações do 15º Batalhão de Polícia Militar que dois indivíduos haviam sido baleados por outros dois que tripulavam uma moto. A guarnição da viatura 7203, composta pelos Soldados Miguel e Luis, ao chegarem no local encontraram uma vitima com 36 anos, com antecedentes como indiciado por furto qualificado e suspeito de porte ilegal de arma de fogo, caído ao solo com um tiro na canela esquerda. No local populares informaram que outro individuo havia sido socorrido por um veiculo de cor branca ao HPSC, sendo identificado como ASM, 34 anos, antecedentes como acusado de apreensão de objeto (3x), prisão de cumprimento de mandado (2x), retenção de veiculo, devolução de veiculo, recuperação de veiculo, roubo de veiculo (2x), outros crimes, roubo a motorista de entregas, homicídio, porte ilegal de arma, autor de ameaça e lesão corporal culposa Art. 303, indiciado por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido (2x) e outros roubos, suspeito de outros crimes, cumprimento de mandado, roubo a estabelecimento comercial e foragido (2x), havia dado entrada no hospital baleado com um tiro na canela esquerda. As vitimas não souberam determinar quem havia efetuado os disparos. Os fatos foram registrados na DPPA.


PRISÃO POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES
Em 12 de Setembro de 2010, às 07h45min, na Avenida Plácido Mottim, nº. 1673, Vila Cecília em Viamão, a guarnição da viatura 7505 do 18º Batalhão de Polícia Militar durante policiamento ostensivo abordou e prendeu MSS, 21 anos, sem antecedentes criminais, que portava 11 trouxinhas plásticas contendo cocaína, R$ 56,00 em dinheiro e um aparelho celular de marca Motorola, procedente do tráfico de entorpecentes.


RETENÇÃO DE VEÍCULO
Em 12 de setembro de 2010, às 16h15min, na Rua Roma, nº. 747, Bairro Itapuã em Viamão, a guarnição da viatura 7248 DO 18º Batalhão de Polícia Militar durante policiamento ostensivo, localizou a motocicleta YAMAHA/YBR 125 de cor preta, abandonada na via publica, sem placas, ao verificar o chassis foi verificado que a placa correspondente é ILY-4959, que estava apenas com o licenciamento vencido, porém o motor não possuía numeração. Próximo a moto, foi abordado RMN, 20 anos, sem antecedentes criminais, proprietário da moto que disse haver comprado a moto mas não estava rodando. A guarnição conduziu o suspeito e a motocicleta a 1ª DP de Viamão para registro e esclarecimentos.







SUICÍDIO E APREENSÃO DE OBJETO
Em 12 de Setembro de 2010, às 18h36min, na RS 040, Parada 102, nº. 22135, Bairro Morro Grande em Viamão, a guarnição da viatura 6596 do 18º Batalhão de Polícia Militar, composta pelos Soldados Everson e Portela, fizeram contato com SSS, 38 anos, sem antecedentes, residente no local a qual informou que seu companheiro VOS, 39 anos, residente no local, após uma briga com ela, entrou no quarto e efetuou um disparo de arma de fogo na própria cabeça, com um revólver calibre 32, oxidado, marca Taurus, 4 polegadas. A vitima foi socorrido pela ambulância da Metrovias até o HCV onde foi atendido e entrou em óbito. A dona da casa foi conduzida pela guarnição da viatura 7512 até a 1ª DP para o registro do fato, sendo isolando o local. Foi recolhido pela Perícia o revólver calibre 32, utilizado pela vítima e o policia civil, recolheu o revólver calibre 38, marca Rossi e a pistola, marca TAURUS, ambas em situação normal e registradas em nome da vítima.

PRISÃO POR ABANDONO DE INCAPAZ
Em 12 de setembro de 2010, às 21h10min, a guarnição da viatura 6705, do 24º Batalhão de Polícia Militar, Soldados Alexandre e Vieira, foram averiguar denuncia feita via 190, onde havia uma criança trancada e chorando em um apartamento na Rua Flor de Eliz, nº. 120, Bairro 11 de Abril em Alvorada. No local a guarnição constatou o menor com 04 anos, sozinho, trancado e com as mãos presas na janela da sala do apartamento, sendo necessário violar a porta de entrada. Foi contatado via telefone os pais do menino que compareceram ao local. ERP, 24 anos e a mãe CRR, 25 anos, estavam trabalhando e por este motivo a criança ficou sozinha. Acompanhou a guarnição e a condução dos pais e da criança até ao hospital para exames rotineiros a conselheira tutelar Elza. As partes foram apresentadas na DPPA onde foi registrado ocorrência por abandono de incapaz.

PRISÃO DE INDIVIDUO PROCURADO
Em 12 de setembro de 2010, por volta das 16hs, na Av. Luiz Pasteur, nº. 7030, Bairro Capão da Cruz, Sapucaia do Sul, a guarnição da viatura 4774, agentes da Seção de Inteligência do 33º Batalhão de Polícia Militar, efetuaram a prisão de MARINO PEREIRA DAS NEVES, com antecedentes criminais por roubo a residência com morte, o qual pelo sistema consta como procurado, sendo conduzido até a DPPA Canoas onde foi apresentado.

RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO
Em 12 de setembro de 2010, por volta das 18hs, na Rua José Antônio Capela, nº 131, Bairro Nova Sapucaia, Sapucaia do Sul, a guarnição da viatura 7437 do 33º Batalhão de Polícia Militar, recebeu informação sobre um veículo que estaria roubado dentro de uma garagem. No local a guarnição verificou, por uma fresta da porta de uma garagem, o GM/Astra HB, placa INH 4936, do município de São Leopoldo, cor preta, roubado conforme o sistema no dia 12/05/2010 às 21h e 45min, na Rua Rheingantz, nº. 174, Auxiliadora, Porto Alegre, totalmente desmanchado. Foram feitas buscas na residência e ninguém foi preso. Foi efetuado registro na 1ª DP local.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PRISÃO POR DESACATO E RESISTÊNCIA

PRISÃO POR RECEPTAÇÃO
Em 01 de Setembro de 2010, a viatura 6291, do 15º Batalhão de Polícia Militar  composta pelos Soldados Paulo Roberto e Fabiano, durante policiamento ostensivo pelo Setor 2, Bairro Guajuviras, avistou no pátio de uma residência um veículo VW/Kombi, placas LYB4336. Ao consultar tal placa foi constatado que tratava-se de um veículo clonado, pois as placas cadastravam em um veiculo VW/Kombi do Estado de Santa Catarina. Além disso, foi conferido o chassi e verificado que as placas originais eram BRA 6064 do estado de São Paulo, e constavam em ocorrência de furto. No local foi presa uma mulher de 21 anos, sem antecedentes.

APREENSÃO DE MENOR POR POSSE IRREGULAR DE MUNIÇÃO
Em 01 de Setembro de 2010, na Rua Camaquã, nº. 150, a guarnição composta pelo Sgt Fontana e Soldado Vanderlei, fizeram contato com a Diretora da Escola Bento Gonçalves solicitante dos Policiais e informou que um aluno com 17 anos de idade estaria portando munições em sua mochila. A guarnição constatou 3 munições de calibre 38. Diante dos fatos, a guarnição fez contato com o pai do menor, o qual acompanhou o menor para o HNSG e posterior para DPPA para registro.

PRISÃO POR DESACATO E RESISTÊNCIA
Em 31 de agosto de 2010, às 17h30min, na Rua 15 de Janeiro, nº. 293, o Soldado Mas, estava no local em policiamento ostensivo, quando o individuo DA, 20 anos, sem antecedentes, ao passar pelo posto desacatou o soldado chamando-o de “porco”. O soldado efetuou a abordagem ao individuo que resistiu, sendo então necessário o uso progressivo da força para conte-lo.

PRISÃO POR POSSE DE ENTORPECENTES
Em 01 de setembro de 2010, às 15h15min, na Rua 2, nº 597, Bairro Central Park, Canoas, a guarnição da viatura 7205, do 15º Batalhão de Polícia Militar composta pelos Soldados Amaral, Bauer e Eduardo, durante o policiamento ostensivo abordaram um suspeito e que portava um cigarro de maconha. Foi lavrado o Boletim de Ocorrências e Termo Circunstanciado no local.  

Em 01 de setembro de 2010, às 16h35min, na Rua 1, nº 205, Bairro Santo Operário, Canoas, a guarnição da viatura 7551, do 15º Batalhão de Polícia Militar composta pelos Soldados Eckert e Vanei, durante o policiamento ostensivo abordaram um suspeito, com 27 anos, com antecedentes por entorpecentes posse (2X), sendo flagrado no momento da abordagem com 3 pedras de crack, sendo efetuado Boletim de Ocorrências e Termo Circunstanciado no local.

PRISÃO POR FURTO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL
Em 01 de setembro de 2010, às 17h46min, no Super Mercado Unidão, um individuo foi detido por seguranças da loja por furto. A viatura 7443 do 15º Batalhão de Polícia Militar composta pelos Soldados Carvalho, Fernandes e Gesiel, fizeram contato no local e constataram que o suspeito foi detido portando 06 barras de chocolate furtadas do estabelecimento. A guarnição conduziu o indivíduo e os seguranças a DP para registro.

PRISÃO POR FURTO
Em 01 de setembro de 2010, às 17h05min, na Rua 17 de Abril no Bairro Guajuviras em Canoas a viatura 3910 do 15º Batalhão de Polícia Militar composta pelo Soldado Maciel encaminhou o suspeito JIM, sem antecedentes, por suspeita de ter furtado 05 bicicletas no dia 31/08/2010. O acusado foi reconhecido pela Vitima do fato, sendo todos encaminhados a DP para efetuar o registro.

PRISÃO POR DESOBEDIÊNCIA
Em 1 de setembro de 2010, às 22h24min, na Av. Rio Grande do Sul, nº. 1815, Bairro Matias Velho, Canoas, a guarnição da VTR 6914, composta pelo Sgt Smolinski, Soldados Gregório e Baldiati, quando em patrulhamento abordaram um veiculo taxi de prefixo 29, placa IPS0188, onde o passageiro, sem antecedentes, negou-se a obedecer às ordens legais dadas pelos militares de serviço durante a abordagem, sendo confeccionado o Boletim de Ocorrências e Termo Circunstanciado no local.

ENCONTRO DE CADÁVER
Em 31 de agosto de 2010, às 11h56min, a guarnição da viatura 7506 do 17º Batalhão de Polícia Militar foi despachada até a Rua das Tapuias, no Bairro São Geraldo em Gravataí, para atender a um chamado que dava conta que ADÃO ANTONIO DA SILVA, 74 anos, havia falecido de morte natural. Efetuado registro na DP.

HOMICÍDIO
Em 01 de Setembro de 2010, às 09h33min na Rua Frederico Dihll, n° 700, Bairro Vila Elsa em Viamão, a guarnição da viatura 6594, do 18º Batalhão de Polícia Militar  composta pelos Soldados Bitencourt e Barreto, se deparou com um individuo morto em via pública, com marcas de sangue no pescoço e na perna esquerda. A vitima foi identificada como JORGE PROCÓPIO DOS SANTOS TEIXEIRA, 31 anos, sem antecedentes, residente na Vila Elsa em Viamão. O local foi isolado até a chegada do IC e DML.

PRISÃO DE FORAGIDO
Em 01 de setembro de 2010, às 10h30min, na Avenida Bento Gonçalves, n°. 540, Bairro Centro em Viamão, a guarnição da viatura 6596 do 18º Batalhão de Polícia Militar composta pelos Soldado Figueiro e Sgt Jesus, abordaram um suspeito em via publica, ao verificar no sistema sua situação criminal verificou-se que encontra-se foragido. Diante disso, ele foi conduzido ao HCV, posterior a DPPA, onde foi lavrado o registro.

PRISÃO DE INDIVÍDUO PROCURADO – MANDADO DE PRISÃO – RECEPTAÇÃO – RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO
Em 01 de setembro de 2010, às 16h24min, na Rua Farroupilha, n° 501, Bairro Sepé Tiaraju em Viamão, a guarnição da viatura 7509 do 18º Batalhão de Polícia Militar composta pelos Soldados Flávio e Graziele, onde juntamente com os agentes daquela ALI abordaram sete suspeitos e ao fazer a busca pessoal nos indivíduos constatou-se que dois deles estavam com uma chave de motocicleta em um dos bolsos e encontram-se procurados da justiça. As motos estavam em frente à residência e estavam em ocorrência de roubo, sendo recolhidas pelo guincho. Todos foram conduzidos para a DPPA de Alvorada onde foi registrada a ocorrência.

RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO
Em 01 de Setembro de 2010 às 23:24 a guarnição da viatura 6505 quando em patrulhamento pela Rua Fernando de Noronha, nº 100, Bairro Bonsucesso recuperou o veículo Chevete, de cor Branca, placa IDS0415 que consultado pelo sistema encontrava-se em furto/roubo. Não constava no sistema o dia e local do fato. O veículo foi recolhido e encaminhado para a 2ª DP.

PRISÃO POR POSSE DE ENTORPECENTES
Em 02 de setembro de 2010, às 00:07min, na Rua Santana, nº 649, Vila Esmeralda, Viamão, a guarnição da viatura 7505, do 18º Batalhão de Polícia Militar composta pelo Sd DA ROCHA, Sd R.MARQUES e Sd TECHERA, abordaram um suspeito que portava uma pedra de crack e um cachimbo para fumar a droga. Foi confeccionado o TC no local.

PRISÃO POR JOGOS DE AZAR
Em 01 de Setembro de 2010, às11hs, guarnição da viatura 6970 do 24º Batalhão de Polícia Militar constatou que na Rua Herminio Machado, Bairro Jardim Algarve em Alvorada, um comércio situado no local havia três máquinas caça-níqueis em funcionamento. O responsável pelas máquinas ficou como fiel depositário das três máquinas caça-níqueis, sendo apreendidas três placas mãe, três ceduleiros e três CPUs. Foi lavrado o Boletim de Ocorrências e Termo Circunstanciado no local, além de Auto de Apreensão.

ENCONTRO DE CADÁVER
Em 31 de agosto de 2010, às 16hs15min, a guarnição de POE viatura 7209 do 24º Batalhão de Polícia Militar composta pelo Sgt Julio e Soldados De Souza, Pereira e Fernando, durante policiamento ostensivo pela Av. Lourdes Monteiro, nº. 1253, Bairro Porto Verde em Alvorada, ao verificar a denuncia feita via 190 de um corpo caído no meio de uns matagais encontraram o corpo de uma pessoas do sexo masculino, magro, aparentando 30 anos, de cor branca, trajando calça jeans, com tênis em apenas um dos pés, em adiantado estado de putrefação e sem identificação. A guarnição deslocou até a 2ª DP onde efetuou o registro, sendo solicitado o DML e DC.

ABUSO DE VULNERÁVEL
Em 01 de setembro de 2010, a guarnição da viatura 7543 do 24º Batalhão de Polícia Militar fez contato com a mãe e uma menor com 12 anos de idade que acusa outro jovem de 18 anos de ter passado a mão em sua nádega em um mercado de nome fantasia "Fiorentin", Diante do fato, a vítima, acompanhada pela mãe, e o acusado foram conduzidos até a DPPA, onde foi realizado o registro da ocorrência.

PRISÃO POR LESÃO CORPORAL
Em 01 de Setembro de 2010, às 19h08min, a guarnição da viatura 6705, do 24º Batalhão de Polícia Militar composta pelos soldados Alexandre e Godoy, quando em policiamento ostensivo, deparou-se com uma briga na Av. Presidente Getúlio Vargas, nº. 4350, Bairro Maria Regina em Alvorada, entre dois homens sendo que TVN, 25 anos, com antecedentes por apropriação indébita, lesão corporal (5x), roubo de veículo e roubo a pedestre, acusado e indiciado por homicídio, agrediu com uma chave “L”, com um golpe na cabeça, LSS, 56 anos, com antecedentes por lesão corporal (5x), ameaça e dano. Após medicação no hospital local as partes foram apresentadas na 2ª DP.

PRISÃO DE PROCURADO – PRECATÓRIA DE PRISÃO
Em 31 de agosto de 2010, às 03h45min, a viatura 7206 do 26º Batalhão de Polícia Militar composta pelos Soldados Eduardo e Gustavo, durante policiamento ostensivo pela Avenida Atlântida nº 965, Bairro Betânia em Cachoeirinha, abordou um indivíduo em atitude suspeita e foi constatado que ele estava na condição de procurado. Sendo dada voz de prisão ao individuo e conduzido ao posto 24 horas para exame clínico e posterior apresentado na DPPA de Gravataí.

HOMICÍDIO CONSUMADO
Em 01 de agosto de 2010, por volta das 00hs na Rua 25 de Julho, nº. 1169, Bairro Vargas, Sapucaia do Sul, a guarnição da viatura 7528 do 33º Batalhão de Polícia Militar recebeu a informação de um indivíduo baleado. No local constatou um homem caído com ferimento na cabeça, inicialmente causado por disparo de arma de fogo. O SAMU constatou que o indivíduo já estava sem vida, e aparentava uma idade entre 25 e 30 anos, cor branca, magro e estatura mediana, este não portava documentos os quais o identificassem.

Em 01 de Setembro de 2010, por volta das 08h a Brigada Militar recebeu uma informação de que um indivíduo estaria morto no morro de Sapucaia do Sul. A viatura 6206, composta pelos soldados Farias e Rafael, deslocou até o local e constatou que o indivíduo JUNIOR CESAR DA SILVA , RG: 8112747046, sem antecedentes criminais estava caído em via pública com dois ferimentos possivelmente causados por arma de fogo. Em contato com parentes da vítima, estes informaram que ele era usuário de crack e há algum tempo já estava furtando próximo a sua residência. A ocorrência foi registrada na 2° DP.
PRISÃO DE PROCURADO
Em 01 de setembro de 2010, por volta das 09h30min, a Seção de Inteligência prendeu o procurado GETULIO LEMES CARDOSO, RG 3036392896, com antecedentes por entorpecente tráfico, roubo, latrocínio em Sapucaia do Sul. Ele foi reconhecido e abordado pelos agentes em via pública e posterior encaminhado ao SPA do Postão e 2ª DP.

PRISÃO POR PORTE ILEGAL ARMA
Em 31 de agosto de 2010, por volta das 21h00min, na Trav. Vitória, nº. 70, Bairro Pasqualini, Sapucaia do Sul, a guarnição da viatura 7547 do 33º Batalhão de Polícia Militar abordou em via pública um suspeito com antecedentes criminais e em sua cintura foram encontrados dois revólveres, sendo um calibre 38 marca Rossi, numeração raspada, cinco tiros, carregado com 4 munições intactas e outro revólver calibre 32 Marca INA numeração raspada, seis tiros e carregado com 5 munições intactas. Diante dos fatos o individuo foi levado ao DPPA Canoas para prisão em flagrante.

PRISÃO POR JOGOS DE AZAR
Em 01 de setembro de 2010, aproximadamente às 21h10min guarnição da viatura 7526 do POE do 33º Batalhão de Polícia Militar em abordagem a estabelecimentos comerciais, abordou na Rua Gralia Azul, Colina Verde, Sapucaia do Sul, um bar onde foi encontrado 02 máquinas caça-níqueis. Estas foram lacradas e suas 02 placas mãe e suas ceduleiras recolhidas, ao proprietário do bar, que possui antecedentes por entorpecentes posse, irregular de arma fogo de uso permitido, outros furtos, furto punga, lesão corporal culposa art.303, furto de telefone celular, foi confeccionado um Boletim de Ocorrências e Termo Circunstanciado no local.

PRISÃO DE INDIVÍDUO PROCURADO
Em 28 de agosto de 2010, às 14h45min, a viatura 3330 da Seção de Inteligência do 34º Batalhão de Polícia Militar, cumpriu o Mandado de Prisão Preventiva contra o individuo MAGRM, acusado de Homicídio Qualificado. Dado voz de prisão e posterior encaminhado-o até o Hospital São Camilo e a DP local conforme registro.

RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO
Em 01 de Setembro de 2010, às 10h25min, a viatura 6293 do 34º Batalhão de Polícia Militar composta pelos Soldados Thiagner e Antunes, durante policiamento ostensivo avistou o FIAT/PALIO FIRE FLEX, placas IOU 4495, e ao consultar sua situação no sistema foi verificado que este encontrava-se como furtado/roubado. Diante dos fatos o veiculo foi recolhido e apresentado na área judiciária.

PRISÃO DE INDIVÍDUO FORAGIDO
Em 01 de setembro de 2010, às 09h50min, agentes da Seção de Inteligência na viatura 3330 do 34º Batalhão de Polícia Militar, deslocaram até o Beco E, Bairro Navegantes, pois segundo denuncias ao fone 190 havia um foragido no local. A guarnição, após ter constatado a veracidade do fato efetuou a prisão de um foragido do sistema prisional.

PRISÃO POR ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL
Em 01 de setembro de 2010, às 13h15min, a viatura 6293 do 34º Batalhão de Polícia Militar, composta pelos Soldados Thiagner e Antunes, foi despachada pela Sop, pois na Rua Engenheiro Hernner de Souza Nunes, haveria uma pessoa contida por populares. Ao chegar ao local constataram que JLLS, havia invadido a loja Garota Bonita com um comparsa portando uma suposta arma confeccionada por materiais plásticos, ameaçando as funcionarias do local, obrigando a caixa a repassar o dinheiro. Esta ainda foi agredida com tapas e puxões de cabelo. O acusado foi contido por populares. Porém seu comparsa fugiu do local. As partes foram conduzidas para o HSC e posterior DPPA onde foi lavrada a ocorrência.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

28º Aniversário do 15º Batalhão de Polícia Militar é Comemorado em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Canoas


No dia 31 Ago 2010, às 18:30 horas, foi realizado na Câmara de Vereadores a Sessão Solene em Comemoração pela passagem do 28º de Aniversário do 15º Batalhão de Polícia Militar, estavam presente o Presidente da Câmara Municipal de Canoas, Cezar Paulo Mossini e os vereadores Nelson Luiz da Silva, Aloísio Bamberg , Juares Hoy, Carlos Eri Lima, Airton Souza, Humberto Araújo, Ricardo Maciel, Walmor Herrmann, Carlos Lanes, Josir Bernardes Prestes, Emílio Milan Neto, Ivo Fiorotti, César Augusto Ribas Moreira e o  mentor da Sessão Solene, Vereador José Carlos Patrício, ainda presentes o Sr Cmt do Comando de Policiamento Metropolitano Coronel  CARLOS ROBERTO BONDAN DA SILVA, o Sr Cmt do 15º BPM MAJOR GERSON DIAS GOMES e o Ex-Cmt Geral e do 15º BPM, atualmente Exmº Juiz da JME-POA CEL PAULO ROBERTO MENDES RODRIGUES, prestigiado pelo público interno Administrativo e Operacional da Unidade.
 Os convidados discursaram e demonstraram suas realizações no municipio de Canoas na área Segurança Pública. O Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Sr  Alberto Kopittke relatou os empreendimentos voltados as inovações e os olhos do Governo Federal ao PRONASCI, que com toda certeza Canoas há de ser um projeto modelo ao Brasil.
 O Cmt do 15º BPM foi agraciado com uma placa de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em seu comando.

Encontro de cadáver

Recuperação de veículo clonado
Em 01 de setembro de 2010 a Viatura 6291, do 15º Batalhão de Polícia Militar, composta pelo Soldado Paulo Roberto  e Sd Fabiano quando em patrulhamento no setor 2 do Bairro Guajuviras em Canoas, avistaram no pátio de uma residência veiculo VW Kombi com as placas LYB4336 ao consultar constatou-se que a mesma estava com as placas clonadas placas cadastrava em um veiculo VW Kombi de Santa Catarina conferido Chassi e verificado que as placas originais eram BRA 6064 de São Paulo que estava em ocorrência de furto. 

Encontro de cadáver I
Em 30 de agosto de 2010 às 00h e 45min no pátio de uma residência na Rua Florianópolis, n°1450, Bairro Mathias Velho, a viatura 6288 do 15º Batalhão de Polícia Militar composta pelos Soldados Muller e Norton, localizaram Sergio Lopes Dornelles, 41 anos, sem vida no pátio da residência. Ele tinha perfurações de arma branca no braço esquerdo populares informaram que o individuo havia participado de uma briga em um bar nas proximidades.
 
Encontro de cadáver II
Em 01 de setembro de 2010, as 09h33min, na Rua Frederico Dihll, n° 700, Bairro Vila Elsa em Viamão, a guarnição da viatura 6594, do 18º Batalhão de Polícia Militar  composta pelos Sd Bitencourt e Sd Barreto, se depararam com uma vitima de homicídio que estava com marcas de sangue no pescoço e na perna esquerda, a vitima foi identificada como JORGE PROCÓPIO DOS SANTOS TEIXEIRA, 31 anos, sem antecedentes, não foi localizado o agressor. Efetuado o registro na 1° DP.