Seguidores

quarta-feira, 26 de maio de 2010

BM realiza Operação Centauro Caixa Forte e divulga os primeiros resultados


A Brigada Militar lançou, na manhã de terça-feira (25/5), às 7h a Operação Centauro Caixa Forte e Segmentos.
A ação desenvolvida em todo o Estado prioriza locais de concentração de estabelecimentos bancários, farmácias, lotéricas, postos de combustíveis e transporte coletivo.
O foco da operação são veículos suspeitos, veículos roubados, veículos clonados, armas de fogo, foragidos, roubo de carga, pessoas suspeitas e tráfico de drogas.
Na região metropolitana o Comando de Policiamento Metropolitano divulga os primeiros dados da operação, conforme demonstrado a seguir:
Efetivo Brigada Militar: 80
Estabelecimentos Comerciais Fiscalizados: 27
Inspeções a Bancos: 19
Total de Pessoas Abordadas: 779
Veíc Motocicletas Fiscalizados: 43
Veíc Passeio Fiscalizados: 143
Veíc Táxis Fiscalizados: 23
Veíc Táxis Lotação Fiscalizados: 4
Veíc Transp Coletivo Fiscalizados: 22

segunda-feira, 24 de maio de 2010

17º BPM EM AÇÃO


157 pedras de crack apreendidas

O POE do 17º Batalhão de Polícia Militar de Gravataí, abordou (23/05) em via pública P.R.M.S, de 19 anos,0 com ele trinta (30) buchinhas de cocaína e R$13,00 (treze reais) em dinheiro e notas variadas. Foi dado voz de prisão em flagrante e encaminhado ao DPPA.

127 pedras de crack apreendida com mulher em Gravataí

No mesmo dia outra guarnição do POE do 17º BPM em patrulhamento na Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, Bairro Bonsucesso, abordou em via pública L.M.R, de 19 anos, foi encontrado com ela cento e vinte e sete (127) pedras de Crack e (R$ 30,00) trinta reais em dinheiro, de notas variadas, também foi dado voz de prisão em flagrante para a mesma e encaminhada ao DPPA.

33º BPM em ação


Apreensão de drogas

Travessa Sossego, Bairro Multiforja, nesta manhã (24) a Brigada Militar de Sapucaia do Sul efetuou a prisão de um homem de 31 anos que estava traficando crack em via pública.
Agentes da seção de inteligência do 33º BPM que monitoravam o local, tendo em vista diversas denúncias (fone 190 e 181) sobre tráfico de drogas na região, avistaram o suspeito e acionaram uma viatura do policiamento ostensivo apreenderam com o suspeito 30 pedras de crack, outros 35 tijolinhos maiores de crack e 01 uma porção de maconha pesando 1,60g.
Neste ano a Brigada Militar de Sapucaia do Sul já levou a prisão 36 traficantes de drogas e estourou 32 pontos utilizados para venda.
Em 2010 já foram apreendidas 2.304 pedras de crack, 448 gramas de maconha e 523,52 gramas de cocaína.

24º BPM EM AÇÃO


Adolescente que dirigia sem CNH é apreendido

No domingo (23/5), na Rua Mariz e Barros, em Alvorada uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar apreendeu um adolescente se Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os Policiais Militares estavam fazendo uma barreira policial, quando abordaram uma motocicleta CG 125 marca Honda e ao identificar o motorista constataram que era um adolescente e não possuía CNH. O jovem foi apresentado na 3ª Delegacia de Polícia Civil e o veículo recolhido para o depósito do Detran no município.

Drogas apreendidas

Também na mesma Vila, na Rua Gaspar Martins, uma guarnição apreendeu pedras de crack, após uma abordagem de rotina em I.V.O. que foi preso e apresentado na 1ª Delegacia de Pronto Atendimento de Alvorada.

Tentativa de suborno

Avenida Presidente Getulio Vargas, no domingo (23) em Alvorada Policiais do 24º BPM prendeu o proprietário de um bar por corrupção.
Os Policiais Militares estavam fazendo fiscalização em bares para localizar maquina caça-níqueis, e em um estabelecimento fiscalizado foram localizadas quatro máquinas. No momento da apreensão das máquinas, o proprietário P.A.M.V., 29 anos, ofereceu dinheiro para os PMs. Os PMs arrolaram testemunhas e prenderam o autor em flagrante e o encaminharam para 1ª Delegacia de Pronto Atendimento de Alvorada.

Veículo furtado apreendido

Vila Intersul, na Rua Comendador Coruja, em Alvorada dois jovens foram presos e um veículo furtado foi recuperado pelo 24º BPM.
Os Policiais Militares foram informados pelo telefone de emergência, 190, que havia uma dupla tripulando um veículo pelas ruas da vila, em atitude suspeita. Nas averiguações os PMs avistaram o veículo GM, placas IPZ 4270, em registro de furto, e no seu interior os dois suspeitos que avistaram os PMs e fugiram a pé, pulando as cercas e muros dos pátios, sendo presos logo em seguida. W.A.A.M. e M.S.S. foram presos e apresentados na 1ª Delegacia de Pronto Atendimento de Alvorada (1ª Dppa) e o veículo recolhido para o depósito do Detran municipal.

Ocorrências da Região Metropolitana


APREENSÃO DE ARMAS

Uma abordagem policial, em 24/05/2010, a dois suspeitos na Avenida Flores da Cunha 3808, Bairro Jardim Colinas, em Cachoeirinha resultou na prisão P. R. S, 36 anos portando uma pistola cal 380, marca Imbel, raspada, municiada com 11 cartuchos intactos e de T.S.G, de 24 anos, de posse de uma pistola 9 mm marca Pietro Beretta, nº K00028Z, municiada com 14 cartuchos intactos. Os dois suspeitos tinham antecedentes criminais por roubo de veículo e porte ilegal de armas.
Foi dada voz de prisão aos indivíduos que foram apresentados na DPPA de Gravataí onde foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma.

PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

Em uma barreira policial em Cachoeirinha, na Avenida Flores da Cunha em 23 de maio de 2010, em torno de 22:30 horas o Pelotão de Operações Especiais sob comando do Sargento Teixeira prendeu dois homens por tráfico de entorpecentes.
Com os delinqüentes foi apreendido em torno de 500 gramas de maconha. Os presos estavam em um veículo VW Passat.
A droga estava no forro de uma das portas do veículo.

BLITZ ABORDA CONDUTORES EM CANOAS

O Gabinete de Gestão Integrada de Canoas coordenou, na madrugada de sábado, “blitz” em dois postos de combustíveis localizados na Avenida Getúlio Vargas, no Centro. Na operação, foram recolhidos oito veículos por irregularidades na documentação, lavrados dois Termos Circunstanciados pela Brigada Militar, devido à perturbação do sossego público, e aplicadas 10 multas de trânsito. (Zero Hora, pag. 29).

EXECUÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA

- Um homem, aparentando 25 anos, foi morto com um tiro no rosto, na madrugada de domingo, em Viamão. O disparo teria sido efetuado com uma espingarda calibre 12.

- No sábado, um homem de 24 anos, levou três tiros na cabeça, no Bairro Santo Operário, em Canoas. (Correio do Povo, pag. 21).

VEREADOR DE NOVA SANTA RITA É PRESO POR DESACATO

O vice-presidente da Câmara Municipal de Nova Santa Rita foi preso por desacato a autoridade, após infração de trânsito. O incidente aconteceu sábado (23), durante uma procissão luminosa realizada anualmente na cidade. O vereador desrespeitou o bloqueio de uma rua e ao ser abordado, ele se negou a fazer o teste do bafômetro e ameaçou os policiais, acabando preso. (O Sul, pag. 04).

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Brigada Militar de Sapucaia do Sul e de Esteio prendem traficante em ação conjunta.



Travessa Quarenta, Hípica, na Cidade de Esteio, em 20/05, uma ação conjunta entre 33º BPM (Sapucaia do Sul) e 34º BPM (Esteio), levou à prisão um homem de 27 anos por tráfico de entorpecentes.


Agentes da seção de inteligência do 33º BPM receberam informações da ocorrência de tráfico de drogas na divisa de área entre Sapucaia do Sul e Esteio.


Os agentes perceberam que o tráfico ocorria já na área de responsabilidade do 34º BPM. Para levar a cabo a prisão, fora necessário acionar a guarnição do Pelotão de Operações Especiais daquela unidade.


A ação logrou êxito com a prisão do homem que possuía 178 gramas de crack que poderiam render aproximadamente 1.100 pedras para consumo. Também foram apreendidas 62,5 gramas de cocaína.


Somente neste ano a Brigada Militar de Sapucaia do Sul efetuou a prisão de 35 traficantes e estourou 32 pontos de tráfico de droga.

PROERD agora é Lei no RS


A Assembléia Legislativa aprovou por unanimidade a o PL 199/2009 que torna Lei o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), o que garante sua execução independentemente de administrações ou governos. O Projeto desenvolvido desde 1998 por Policiais Militares voluntários é uma ótima alternativa contra o uso de crack e outra drogas. Desenvolvidas através de aulas dentro de escolas o programa deverá ser ministrado, até o fim de 2010, para 580 mil alunos.

31 animais são recuperados em Viamão

Foram encontrados na Vila Elza em Viamão vinte e uma vacas leiteiras, nove bezerros e um touro provindos de abigeatos ocorridos na região pela quadrilha que utiliza carros para transportar o gado. Os bovinos foram recolhidos e conduzidos para o sítio de uma das vítimas. No mês de abril, a Brigada Militar encontrou três bovinos dentro de um Gol e de uma Parati no bairro Estância Grande. Os veículos foram furtados em Gravataí.
Na ação de ontem ninguém foi preso.

Prisão de foragido

No Bairro Maria Regina, Rua Votaire Pires, 20/05, em Alvorada, uma guarnição do 24º Batalhão de Policia Militar prendeu F.D.N., 31 anos que estava foragido do sistema prisional. O foragido foi apresentado na 1ª Delegacia de Pronto Atendimento de Alvorada

Brigada Militar prende dupla com arma de fogo e colete balístico

No mesmo dia no Bairro Fernando Ferrari, em Alvorada, uma guarnição do 24º Batalhão de Policia Militar prenderam dois suspeitos com arma, colete e rádio transceptor.
Os Policiais Militares estavam fazendo rondas nas ruas do bairro quando abordaram um grupo de quatro indivíduos, no momento da revista pessoal, encontram em poder de L.C., 38 anos um colete balístico e um revolver calibre 38, sem marca, e seu comparsa, A.D.S.S., 39 anos portava um rádio transceptor de uso exclusivo da policia.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Menina de 14 anos realiza sonho e ser brigadiana por um dia



Na tarde desta quarta-feira, 19 maio de 2010, o 33º BPM recebeu a menina Caren Alves Simas de 14 anos e sua mãe Maria Helena Alves Simas, a fim de realizar o sonho da menina que é ser uma Policial Militar.
Na semana passada a mãe da menina procurou o quartel do 33º BPM para falar do sonho de sua filha que no próximo dia 25 completará 15 anos.
Nesta tarde uma viatura foi até sua casa, na Rua São Caetano, Bairro Vargas, e a trouxe até a sede do 33º BPM onde ela participou da rotina interna da Brigada Militar local, vestida como uma Policial Militar.
Conheceu as dependências do 33º BPM, operou o Rádio de Comunicação da Sala e conversou com o comandante da Brigada Militar local, Major Ronie Coimbra.
O comandante do 33º BPM comentou: “a iniciativa dessa mãe em nos procurar e falar do sonho de sua filha nos deixou extremamente felizes, uma vez que trabalhamos em Sapucaia do Sul para que a polícia seja vista pela sociedade como um órgão que atua na proteção do cidadão e na busca constante da aproximação comunitária” arrematou, “a boa imagem que essa menina tem da Brigada Militar é prova de que estamos no caminho certo, trata-se de uma nova geração, para a qual, passamos uma nova concepção de Polícia Militar”.
Depois ela visitou a Escola de Formação da Brigada Militar de Sapucaia do Sul, sede do Pelotão de Operações Especial, por fim visitou o Corpo de Bombeiros.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Homicidios caem no RS


Pelo segundo mês consecutivo em 2010, o número de homicídios caiu no Estado em relação ao ano passado. A redução segue uma tendência também registrada em outros crimes monitorados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Com a redução de 16,4% no total de assassinatos ocorridos em abril, acabaram sendo poupadas 23 vidas em relação ao mesmo período de 2009. Apesar disso, o número de crimes ainda é alto: uma pessoa é morta a cada seis horas no Rio Grande do Sul. Segundo o levantamento, cerca 20% dos casos foram registrados na Capital. Alvorada, na Região Metropolitana, em segundo lugar, foi cenário de 7% dos crimes. Para conter os homicídios, as autoridades policiais optaram pelo combate às drogas, por trás da maioria das mortes ocorridas no Estado. O número de prisões de traficantes aumentou 6,4% em relação ao ano passado. Pela estatística, de cada 10 autuações em flagrante por venda de entorpecentes, quatro foram registradas em Porto Alegre. Como resultado da guerra contra o tráfico, 19 criminosos foram para a cadeia por dia no Estado. Quase um por hora. O número de usuários autuados, no entanto, diminuiu. Mesmo assim, diariamente 23 deles tiveram a droga que portavam apreendida por policiais. O levantamento da secretaria também traz alento aos motoristas gaúchos. Ocorreram quedas significativas no número de roubo (com violência ou ameaça) e furto (na ausência da vítima) de veículos no mês passado – 25% e 7%, respectivamente. No caso dos roubos, a redução segue tendência iniciada no segundo semestre de 2008. Na prática, os ladrões levaram 390 carros a menos na comparação com abril de 2009. Uma queda que não evitou que cerca de 2 mil motoristas ficassem a pé por causa da ação de criminosos. Uma vítima a cada 20 minutos. Segundo o levantamento, os motoristas de Porto Alegre continuam sendo os preferidos pelos bandidos. Apesar de o município ter 14,5% da frota gaúcha, concentrou cerca de 30% dos crimes. A explicação das autoridades policiais para isso é de que muitas quadrilhas sediadas em cidades da Região Metropolitana encontram em Porto Alegre maior oferta de veículos. “Os assaltantes encontram em bairros nobres de Porto Alegre os veículos mais visados pelos mercados de clonagem e desmanche, como os utilitários e os carros quatro portas com motores potentes”, explica o delegado Heliomar Franco, titular da Delegacia de Roubo de Veículos. (Zero Hora, 19/05, página 42).

Prisões por tráfico em Canoas

A cada dois dias, três pessoas são presas por tráfico de drogas em Canoas pela Brigada Militar. O número significa um aumento de mais de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram levados em conta os quatro primeiros meses do ano. A maioria das capturas envolve a venda de crack. “Nossas pesquisas mostram que o tráfico está por trás da grande maioria dos outros crimes. Por isso, aumentamos o cerco, fizemos mais prisões desse tipo de crime”, acredita o chefe do Serviço de Inteligência do Comando de Policiamento Metropolitano, major Adriano Klafke. Para o major, alguns componentes transformam Canoas no principal pólo de tráfico do Estado: a cidade é segunda economia gaúcha, há muitos loteamentos novos e a rede viária possibilita fácil saída para qualquer cidade da região e do Interior. “Não é à toa que as principais quadrilhas do Estado têm sede ou ramificação em Canoas”, diz Klafke. No mês passado, a Polícia Civil de Tramandaí, em ação conjunta com o 15º BPM, conseguiu capturar em Canoas Sebastião Ferreira de Lima, o Bastião, o homem suspeito de ser o principal traficante do litoral gaúcho. (Zero Hora, 19/05, página 43).

terça-feira, 18 de maio de 2010

Prisão por tráfico de drogas em Viamão


Na Rua Araranguá, na Vila Augusta em Viamão, segunda (17), uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais do 18º BPM, juntamente com o setor de inteligência, prenderam D. B. P, 24 anos, que estava traficando no local. Foram apreendidos com ele 01 notebook, 03 celulares, 01 rádio comunicador , 01 walkman, 01 câmera fotográfica, 02 potes de plástico cor branca, 01 bolsa azul, 01 balança de precisão, R$ 638,00 em notas e R$ 16,90 em moedas, 01 pedra de crack pesando 55 gramas, 01 pedra de crack pesando 102 gramas, 05 trouxinhas de cocaína pesando duas gramas, 05 trouxinhas de maconha pesando 12 gramas e 43 pedras de crack pesando 15 gramas. Foi conduzido ao DPPA de Alvorada, sendo lavrado o auto de flagrante delito.

Homem é preso com vídeo de suposta tortura em Canoas


(Zero Hora, página 33) Ao fim de uma ação policial no bairro Rio Branco na noite de ontem, (17/05) servidores do 15° Batalhão da Polícia Militar de Canoas, na Região Metropolitana, descobriram um vídeo com cenas de suposta tortura. O material estava no celular do preso, um homem de 23 anos que era monitorado pelo setor de inteligência do batalhão. Quando percebeu que estava sendo seguido, o homem tentou fugir. Segundo relato da Brigada Militar, ele chegou a jogar o Uno branco em que estava contra o capitão João Marcelo Gonçalves, na Rua Tiradentes. O policial escapou ileso. Na sequência, o suspeito, que estava com uma pistola, entregou-se. “A gente encontrou o aparelho e junto tinha um chip. A gente foi verificar qual era a situação daquele chip. Ao colocarmos em um aparelho celular, tinha um vídeo de alguém cortando a orelha de uma pessoa”, disse o capitão. As imagens não identificam se o autor da suposta tortura é o suspeito de planejar o assalto. A vítima, com as mãos amarradas, grita enquanto um pedaço de sua orelha direita é cortado. Ao mesmo tempo, uma voz faz perguntas. “Geralmente eles (criminosos) carregam fotos com armas, gravam os crimes”, explicou Gonçalves. A vítima, aparentemente um rapaz de cerca de 20 anos, não foi identificada. O suspeito garantiu, em depoimento informal aos policiais, que o vídeo não passa de uma brincadeira. Até a 0h45min de hoje, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) ainda não havia lavrado o flagrante por tentativa de homicídio contra o capitão e porte ilegal de arma. Ela também não confirmou o nome do homem. O setor de inteligência do 15° BPM analisa o material. A Polícia Civil também deve apurar o caso.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Projeto Quartel Legal


Na quarta-feira (12/5), às 14h, na Sede do 24º Batalhão de Alvorada, foi realizada mais uma edição do projeto “24 BPM Quartel Legal”.
A escola participante desta edição foi a E.E.E.B. Julio César Ribeiro da Souza, com 32 alunos de uma turma da 4ª série, acompanhados pela professora Julciane Martinelli.
O projeto “Quartel Legal” foi idealizado por um grupo de Policiais Militares da Brigada Militar de Alvorada e concluído no mês de outubro do ano de 2007. O projeto consiste na visitação das dependências do 24º BPM por turmas de aproximadamente de 35 alunos. As crianças, devidamente autorizados pelos pais e acompanhados por uma professora, conhecem o funcionamento e a importância de cada Seção do Batalhão, comparando com a estrutura da escola e da sua própria família, tudo em uma linguagem bem do cotidiano da meninada.
Na Sala de rádio do Batalhão, os alunos aprendem sobre o uso correto do telefone de emergência (telefone 190), conhecem os prejuízos causados pelo “trote” e pela depredação de telefones públicos (orelhões).
No pátio do quartel, as crianças se divertem ao visitar uma viatura, ao acionar a sirene e fazer uso do rádio. Nesta ocasião, os visitantes aprendem como o pedestre e o motorista devem se comportar no trânsito em situações de emergência.
Na sala de aula, os convidados assistem a uma palestra sobre a prevenção ao uso de drogas e a dizer não à violência. Quando a palestra termina os alunos vão para o pátio do quartel onde recebem e brincam com o Mascote do 24º BPM, o “Alvoradinha”. Ao final da visita, o Comandante do Batalhão faz o agradecimento e a despedida dos alunos e dos professores. O retorno dos alunos para sua escola é realizado pelos Policiais Militares envolvidos no projeto, através do ônibus do 24º BPM.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Grupamento de Motos em Sapucaia do Sul com foco na prevenção de ocorrência


A partir de segunda-feira, 10 maio de 2010, toda a comunidade de Sapucaia do Sul poderá contar com um grupamento de motos da Polícia Militar que irá atuar em toda área de responsabilidade do 33º Batalhão de Policia Militar.
A iniciativa do Comando de Sapucaia visa dar maior mobilidade ao policiamento e aproximar a comunidade e a Brigada Militar.
Os militares atuarão de forma agrupada a fim de atender diversas demandas da comunidade de Sapucaia do Sul, implementar ações preventivas de policiamento comunitário, além de dar maior mobilidade e agilidade no tempo resposta no atendimento de ocorrências na região.
Uma das prioridades é o policiamento escolar, aproximando e estreitando as relações entre Brigada Militar e as escolas do município.
Prisão por porte ilegal de arma de fogo
Após abordagem a um veiculo na Av. Plácido Mottim, no Bairro Cecília em Viamão, no dia 11/05, uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais do 18º BPM recuperou um revólver marca TAURUS, calibre.38 com numeração raspada em posse de L. R. F. J, 24 anos, foi dado voz de prisão e conduzido a DPPA de Alvorada.

Denuncia de abuso sexual com menores em creche de Cachoeirinha


O Conselho Tutelar de Cachoeirinha solicitou apoio da Brigada Militar de Cachoeirinha para averiguarem a denúncia de abuso sexual contra crianças em uma creche, localizada na Rua Dona Palmira, Bairro Granja Esperança. A Brigada Militar e o duas Conselheiras Tutelares identificaram a proprietária do estabelecimento e o filho dela, um menor de 12 anos de idade, acusado pelas vítimas de 06, 08 e 09 anos de virem sofrendo abuso sexual. Foram feitos três registros Policiais, todos na 1º Delegacia de Cachoeirinha. Não houve prisão em flagrante. No local, foi constatado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município que não há Alvará de funcionamento no local e nem profissionais especializados no atendimento as crianças. A creche foi fechada e as partes encaminhadas ao Conselho Tutelar local, onde os pais e responsáveis pelas crianças foram informados sobre o ocorrido.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Inicia Curso de Qualificação Profissional no 33º BPM



Na tarde de sexta-feira (07/05), a Brigada Militar de Sapucaia do Sul concluiu a instrução da 1º turma do Curso de Qualificação Profissional (CQP) que ocorre na Escola de Formação do 33º BPM. 
O curso, que visa atualizar os servidores sobre as matérias de direitos humanos, tiro policial, defesa pessoal, legislação aplicada à função, primeiros socorros e direção defensiva, com uma semana de duração a cada edição, a fim de que todo o efetivo do 33º BPM receba a instrução.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Apreensão de 1.200 pedras de crak em Canoas

Entre os dias 05 e 06 de maio, o 15º BPM através de Operações Policiais que fazem parte do Projeto de Retomada da Ordem, Segurança e Tranquilidade Pública envolvendo suas patrulhas Táticos Móveis a localizaram e desarticularam dois pontos de tráficos de entorpecentes no interior da Vila Contel. Nestas duas ações, que contaram com o apoio de cães farejadores do Pelotão de Operações Especiais do 15º BPM, foram localizados cerca de 1.200 pedras de crack.
Na mesma ação foram presos três homens, uma mulher e um adolescente, todos em flagrante delito lavrado na DDPA da Cidade de Canoas.
As ações estão sendo desenvolvidas no Bairro Guajuviras e arredores e nos últimos 06 meses tem sentido a queda significativa de índices de homicídios e roubos, além do vertiginoso crescimento dos flagrantes por tráfico, porte ilegal de armas de fogo e captura de foragidos, trazendo assim a queda dos dois primeiros crimes citados, restabelecendo a sensação de segurança em toda a Cidade de Canoas.


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Passagem de Comando na Brigada Militar de Viamão


Ocorreu nesta quarta-feira (05/5), às 14h30min na Sede do 18º Batalhão de Polícia Militar, Av. Senador Salgado Filho nº 1119, Bairro Lanza, a formatura geral da passagem de comando na qual o Tenente Coronel DIRCEU FRANCISCO RODRIGUES LOPES passou o comando do Batalhão ao Tenente Coronel ALFEU FREITAS MOREIRA.
Estiveram presentes no evento o Comandante do CPM Coronel CARLOS ROBERTO BONDAN DA SILVA,  Ten Cel EDSON ESTIVALETE BILHALVA – Cmt 24º BPM, Maj. GERSON DIAS GOMES – Cmt do 15º BPM, Ten. Cel. RR RUDIMAR ANTONIO VALENÇA GONÇALVES – Ex Cmt 18º BPM, Cel. NICOMEDES BARROS VIEIRA JUNIOR – Cmt CRPO Vale dos Sinos, representantes da comunidade de Viamão, vereadores, autoridades do município e convidados.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Assaltante de carteiros é preso em Viamão



Um homem de 34 anos foi preso, ontem à noite, numa ação conjunta da Polícia Federal com Brigada Militar na região metropolitana. Ele é suspeito de ser o maior assaltante de carteiros na Região Metropolitana de Porto Alegre e tinha mandado de prisão expedido pela Justiça Federal. A prisão aconteceu às 21h30min, no Bairro Fiúza, em Viamão. O acusado seria autor de pelo menos 25 roubos. No local, a Polícia apreendeu documentos e cartões. (Fonte Correio do Povo, pg 21).

Troca de Comando no 33º BPM em Sapucaia do Sul


Na tarde de 04 Maio de 2010, na Sede do 33º Batalhão de Polícia Militar ocorreu a solenidade de troca de Comando da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Na oportunidade, o Capitão Célio Vargas passou o comando ao Major Ronie de Oliveira Coimbra. O Tenente Coronel José Paulo Silva da Silva, Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) presidiu o evento representado o Coronel Carlos Roberto Bondan da Silva, Comandante do CPM.       

Em seu discurso, o Capitão Vargas falou da satisfação de ter permanecido à frente do 33º BPM pelo período de quatro meses, também agradeceu a todo o efetivo do batalhão que trabalhou ao seu lado na obtenção dos resultados positivos atingido, destacando a prisão de foragidos que superou o resultado de todo o ano de 2009 totalizando 79 presos contra 72 daquele período, a prisão de traficantes que já atingiu o montante de 31 capturas e a façanha de 70 dias sem registros de homicídios. Por fim agradeceu a colaboração de toda a comunidade Sapucaiense.

Por sua vez, o major Coimbra, agradecendo a indicação e a confiança para o Comando do 33º BPM, se propondo a continuar o bom trabalho existente.

Prestigiaram o evento, o Major Alexandre Silveira Pessoa, representado o Comando do 18º BIMTz, o Prefeito Municipal Vilmar Ballin, O Secretário da Indústria e Comércio de Sapucaia do Sul José Kuhn, O Secretário de Segurança e Trânsito de Sapucaia do Sul, Ivan Braz, a presidente da OAB de Sapucaia do Sul Nelmi Guterrez, o Presidente do CDL Rogério Teixeira, dentre outras autoridades locais.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Resultados final da Operação Centauro 24 horas


A Brigada Militar divulgou os resultados finais da Operação Centauro 24 horas na manhã de sábado (1/5), com inicio as 8h da manhã de sexta-feira (30/4), a Brigada Militar realizou em todo Estado a Operação focada no combate a roubo e furto de veículos, apreensão de armas e captura de foragidos, além de combate ao tráfico de drogas.
Nas atividades de policiamento ostensivo, que empregaram 7.756 policiais e 2.281 viaturas, os resultados de 24 horas de operação foram os seguintes:
RESULTADO DAS AÇÕES:
Posse de Entorpecentes  9;
Tráfico de Entorpecente  8;
Total de Veículos Fiscalizados  39.234;
Total de Veículos Autuados  1.172;
Total de Veículos Recolhidos  158;
Total de Veículos Recuperados  10;
CNH Apreendidas  37;
Prisões Realizadas (Exceto Foragidos)  164;
Foragido  9;
Total de Prisões Realizadas  173;
Armas Brancas  5;
Armas de Fogo Apreendidas  6;
Armas Impróprias  1;
Apreensão Maconha (Gr)  85,95;
Apreensão Cocaina (Gr)  89,53;
Apreensão Crack (Gr)  55,87;
Apreensão de Espécie (R$)  1.298;
Bares Fiscalizados  1.381;
Casas Noturnas Fiscalizadas  247;
Desmanches Fiscalizados  57;
Acidente de Trânsito - Danos Materiais  81;
Acidente de Trânsito - Lesões Corporais  16;
Acidente de Trânsito - Morte  5;
Art 306 - Dirigir Embriagado  6;
Art. 165 - Embriaguez  7;
Barreiras Policiais Realizadas  700;
Nas atividades de bombeiro, que tiveram o emprego de 87 militares e 41 viaturas, foram inspecionadas 77 edificações e fiscalizados 187 estabelecimentos comerciais; foi constatada a existência de 26 estabelecimentos ilegais e 70 irregularidades. Foram emitidas 42 advertências e 41 notificações.
(MCOP/BM)