Seguidores

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Brigada Militar lança Operação Policial na Região Metropolitana


A Brigada Militar lançou nesta sexta-feira (30), às 08:hs, uma nova edição da Operação Centauro 24 horas em todo Estado. A Operação contará com o reforço dos Pelotões de Operações Especiais de todos os municípios do Comando de Policiamento Metropolitano e terá o foco no combate a roubo e furto de veículos, apreensão de armas e captura de foragidos, além de combate ao tráfico de drogas.
Em Canoas durante a madrugada desta sexta-feira, foram apreendidas 27 petecas de cocaína. Na rua utilizada como ponto de tráfico, no Bairro Guajuviras, três pessoas foram presas. Já no Loteamento Prata, no bairro Rio Branco, foi detido F. P. P, de 25 anos. Com ele foram apreendidas 19 petecas de cocaína.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) realiza a formatura de quase 600 Policiais Militares na Região Metropolitana


O Comandante do CPM, Coronel Carlos Roberto Bondan da Silva, agradece o apoio recebido pelas comunidades das Cidades de Canoas e Nova Santa Rita,  Gravataí, Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul e Esteio, sede dos respectivos Batalhões, 15º BPM, 17º BPM, 18º BPM, 24º BPM, 26º BPM, 33º BPM e 34º Batalhões de Polícia Militar pelas belas formaturas proporcionadas aos formandos e acima de tudo pelo empenho e participação da Banda da Brigada Militar que abrilhantou todos os eventos durante esta semana da realização de tantas formaturas. Parabeniza ainda as populações das respectivas Comunidades e Comandantes que contarão com um reforço importante de quase 600 soldados para a região, superando todas as dificuldades e expectativas.

Sapucaia do Sul realiza a formatura de 39 Policiais Militares que reforçarão o policiamento na Cidade


No último sábado, 24 abril de 2010, às 17h no Estádio do Grêmio Esportivo Sapucaiense ocorreu à formatura de 39 novos soldados do 33º Batalhão de Polícia Militar.
O evento contou com a presença do Comando de Policiamento Metropolitano, Coronel Carlos Roberto Bondan da Silva, do Coronel Uilson Miguel Miranda do Amaral, paraninfo dos formandos, demais comandantes das unidades do CPM e diversas autoridades civis de Sapucaia do Sul e região.
O curso de formação teve duração de nove meses, e habilitou a todos para a qualificação policial militar.
O paraninfo da turma Coronel Miranda falou da alegria e da satisfação em ter sido escolhido para apadrinhar o novo grupo de soldados, na mesma semana em que foi promovido ao mais elevado posto de sua carreira na Brigada Militar, agradece o reconhecimento da turma e lembra seus mais de 30 anos de dedicação à Segurança Pública em Sapucaia do Sul.
O Comandante do 33º Batalhão Capitão Célio Vargas destacou aos presentes, em seu discurso, o marco histórico para a Cidade de Sapucaia do Sul, local a formação destes novos soldados, bem como para a Brigada Militar, lembrou também sua trajetória na Brigada Militar de Sapucaia do Sul, e externou sua expectativa com relação à atuação deste novo efetivo.
Por fim, o Comandante do CPM, Coronel Bondan, agradeceu ao apoio recebido da Banda da Brigada Militar e de todos os demais que participaram de todas as formaturas do CPM, durante toda a semana, parabenizando a todos pela resistência e disse da sua satisfação em formar quase 600 soldados para a região, superando todas as dificuldades e expectativas.
No domingo, 25 de abril, todos os novos soldados já estarão sendo empregados no policiamento ostensivo em Sapucaia do Sul.

Viamão realiza a formatura de 81 Policiais Militares que reforçarão o policiamento na Cidade


Na sexta-feira (23/04), às 17h, na Av. Senador Salgado Filho, nº 7000, na sede da PUC de Viamão, realizou-se a Formatura do Curso Básico de Formação Policial Militar, que foi ministrado nas dependências do 18º BPM, coordenado pelo 1º Tenente Marcelo Luis de Azevedo, com duração de mil e cem horas aula.
O evento contou com a presença de várias autoridades civis e militares, entre elas o Subcomandante Geral da Brigada Militar Coronel Jones Calixtrato Barreto dos Santos, o Cel. Carlos Roberto Bondan da Silva Comandante do Comando de Policiamento Metropolitano e todo o Estado Maior da Unidade inclusive os Comandantes dos Batalhões que integram este Comando, o Comandante do 18º BPM Tenente Coronel Dirceu Francisco Lopes, o Exmo Prefeito Municipal Alex Sander Alves Boscaini, a Exma Diretora do Foro de Viamão Sra. Liliane Michel Ortiz, e inúmeros familiares dos formandos.
As famílias dos formandos prestigiaram o evento e a noite, nas dependências da Associação Campo Branco, na Estrada do Cocão foram recepcionados com um jantar baile dando o encerramento às festividades da formatura.
Os oitenta e um policiais permanecerão na cidade de Viamão onde irão reforçar o policiamento e a segurança à comunidade.    

Cachoeirinha forma 40 soldados para reforçar o policiamento na cidade


Ocorreu na manhã deste sábado (24) no Parcão Municipal de Cachoeirinha, a solenidade de formatura do Curso Básico de Formação Policial Militar- CBFPM/2009-2010, que iniciou em 08 de Outubro de 2009, contando com 40 alunos soldados. Os Soldados passam a integrar as fileiras da Brigada Militar, passando a atuar na área de responsabilidade do 26º Batalhão de Polícia Militar. Prestigiaram o evento o Sr Comandante do Comando de Policiamento Metropolitano, Cel Carlos Roberto Bondan da Silva, Prefeito Municipal de Cachoeirinha, Sr Luiz Vicente da Cunha Pires, Assessor Militar do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e Ex-Comandante Batalhão, Ten Cel Ladimir da Silva, Comandantes das unidades Operacionais de Alvorada e Viamão, Presidente do Consepro e Paraninfa da turma, Drª Ana Mariza Soares, Delegado da 1ª DP, Sr Augusto Cavalheiro Netto, Vereadores, Secretários Municipais, entidades civis e comunidade em geral.
O Comandante do 26º BPM, Maj José Luiz Ribeiro Paz, em seu discurso agradeceu a presença e empenho de toda a comunidade, em especial aos órgãos públicos, para a realização de tal curso, declarando que os 40 formandos, a partir de agora, integrarão o efetivo já existente do Batalhão, permanecendo no Município. Os formandos agradeceram aos seus instrutores, comandantes e colegas todo o empenho durante os longos meses de curso, frisando a importância da carreira militar e encerraram suas homenagens com a seguinte frase:

“A farda não é uma veste que se despe facilmente, mas sim uma segunda pele que adere a própria alma, irreversivelmente”.

Gravataí forma 80 soldados para reforçar o policiamento na cidade

Já na Cidade de Gravataí, na tarde do mesmo dia ocorreu a formatura de 80 Policiais Militares na Praça Borges de Medeiros no Centro de Gravataí, logo após as 20 horas, autoridades e convidados foram recepcionados em jantar baile no Clube Cerâmica.

domingo, 25 de abril de 2010

167 Policiais Militares formados no 15º BPM em Canoas

Em solenidade realizada nesta sexta-feira (23) na Sede do 15º BPM em Canoas ocorreu a formatura de 167 Policiais Militares que reforçarão o policiamento na Cidade.

Foram 8 meses de aulas e treinamentos de especialização no Curso de Formação Básica Policial Militar que realizou-se na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-Canoas) totalizando mais de 1100 horas aula e cerca de 60 mil tiros disparados em treinamento, barreiras policiais enfim o 15º Batalhão entrega para a comunidade de Canoas e Nova Santa Rita 167 policiais militares.

Estiveram presentes a solenidade as seguintes autoridades:

Major Brigadeiro do Ar NIVALDO LUIZ ROSSATO, Comandante do V Comar; Coronel CARLOS ROBERTO BONDAN DA SILVA, Comandante do CPM e todo o Estado Maior da Unidade inclusive os Comandantes dos Batalhões que integram o Comando de Policiamento Metropolitano, Comandante do 3º BSup Tenente Coronel Reinaldo Karmaluk Tinoco; Comandante do 15º BPM Major GERSON DIAS GOMES, o Sr. Prefeito de Canoas, Jairo Jorge da Silva; O prefeito de Nova Santa Rita, Francisco Antônio Brandão Seger; Deputado estadual Marquinhos Lang, além de diversas autoridades estaduais e municipais representadas no evento e inumeros familiares dos formandos.

Para a Brigada Militar a formatura destes Policiais Militares é de grande importância, pois vem suprir uma defasagem no efetivo de policiais na região metropolitana, sendo que nos últimos três anos do atual governo, de 2007 a 2009, o Estado incluiu na Corporação o quantitativo de 5.122 Militares Estaduais de carreira.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Inauguração do Prédio III Módulo Do Instituto Penal De Viamão


Na segunda-feira (19) às 15h40, foi inaugurado pela Governadora do Estado do Rio Grande do Sul, Yeda Rorato Crusius o Prédio III - Módulo Semi Aberto do Instituto Penal de Viamão, com capacidade para 150 apenados.
Participaram da solenidade o Secretário de Estado da Segurança Pública, General Edson de Oliveira Goularte, o Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel João Carlos Trindade Lopes, o Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento Metropolitano Ten Cel Jose Paulo Silva da Silva, o Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar Maj Paulo Cesar Franquilin Pereira o Superintendente da SUSEPE Sr Mario Santa Maria Junior e demais autoridades. O atual Administrador Geral do Instituto Penal de Viamão o Sr Gilberto Junior R. de Souza.
Homem Encontrado Morto na Carona de um Veículo em Canoas - Uma descoberta surpreendeu os policiais militares do 15º BPM, que realizavam barreira de rotina, com a participação de alunos soldados, no bairro Estância Velha, em Canoas, ao amanhecer de ontem. Foi encontrado o corpo de um homem no banco da frente do carro. No veículo estavam ainda um rapaz de 24 anos e duas jovens, de 18 e de 20 anos. O Gol, pertencente a uma empresa, era usado pelo homem assassinado, que teria aproximadamente 60 anos. O trio mudou várias vezes a versão para explicar a presença do corpo no veículo. A primeira era que a vítima tinha sofrido um ataque cardíaco quando o carro se aproximava da barreira policial. Depois, uma das jovens disse ser amante da vítima e, em um desentendimento, ele foi enforcado pelo rapaz. Outra versão foi que uma das moças vinha sendo assediada pela vítima. Na perícia, realizada pelo Departamento de Criminalística, foram encontrados e apreendidos um revólver calibre 38 e um cinto. (Correio do Povo, pg. 15).
Prisão de foragido - Na noite desta segunda feira (19) foi recapturado por Policiais Militares do 26º Batalhão um procurado da justiça, na Av Flores da Cunha, Centro, Cachoeirinha. Policiais ao suspeitarem da atitude do individuo de 30 anos de idade, verificaram que estava na situação de procurado da justiça, com mandado de prisão expedido pela comarca de Porto Alegre.
Roubo a Pedestre - Também na Av. Flores da Cunha, um individuo foi preso após efetuar roubo a pedestre subtraindo uma bicicleta da vitima. Ao ser realizado averiguações, depararam-se com o individuo de 24 anos de idade, em posse da bicicleta, aro 26, marca PRINCE DX300, de cor laranja, pertencente a vitima, que o reconheceu como o autor do roubo. Foi apreendida em poder do acusado uma faca. Apresentado na DPPA de Gravataí.
Prisão por Descaminho - Na segunda-feira (19) na Av. Cel. Marcos de Andrade, nº 503, Bairro Centro, Viamão, uma guarnição a pé, prendeu M.G.S, 32 anos, vendendo cigarros falsificados provenientes do Paraguai, no total de quinhentas carteiras divididos em 50 maços. Foi confeccionado BOTC e o material foi apreendido para Sede do 18º Batalhão de Polícia Militar.
Jogo de Azar - No mesmo dia na Av. Plácido Mottim, nº 997, Viamão, em uma operação de policiamento, uma moto HONDA/NXR150 BROS ESD, placa IOD2627, cor vermelha, tentou fugir da barreira, sendo abordado pela guarnição, constatando-se que o condutor L.F.S.D.S, 26 anos, estava com a CNH vencida há mais de 30 dias e trazia consigo uma pasta preta contendo (56) envelopes de cor verde, que, após indagar ao mesmo este respondeu que era para recolhimento do "jogo do bixo", mais R$ 71,15 (setenta e um Reais e quinze centavos) em dinheiro trocado. Também havia uma lista com os números dos bixos. O condutor foi preso e o material foi apreendido no P-3/18º Batalhão de Polícia Militar sendo confeccionado o BOTC.
Traficante Capturado no Bairro Mathias Velho - O traficante conhecido como Tião foi capturado na manhã de ontem pelos PMs do 15º BPM em uma casa no Bairro Mathias Velho, em Canoas. Ele é o líder de uma quadrilha de narcotráfico que abastecia a região Metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte com cocaína e crack. Em fevereiro deste ano, o grupo criminoso teve um duro golpe com a captura de 24 integrantes na chamada Operação Retomada, realizada em conjunto pela Brigada Militar e Polícia Civil nas cidades de Tramandaí, Cidreira, Santo Antônio da Patrulha, Gravataí e Canoas. Tião, que residia na Vila Tom Jobim, em Gravataí, estava foragido desde então. O braço direito do traficante, de apelido Nego do Dique, foi preso na madrugada de sábado passado. (Correio do Povo, pg. 15)


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ocorrências no CPM

Apreendidas 42 pedras de crack em Sapucaia do Sul - Na manhã de sábado (17), Rua Canísio, Bairro Trensurb, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul efetuou a prisão de dois homens, um de 28 anos por tráfico de drogas e outro de 24 anos que comprava a droga para uso próprio. A denuncia ocorreu de forma anônima pelo fone 190 e foram apreendidas com o homem de 24 anos 42 pedras de crack.
O 33º BPM tem intensificado as ações de policiamento e somente no ano de 2010 já alcançou os seguintes resultados:
- 65 foragidos presos, 27 traficantes presos, 20 pontos de drogas estourados, apreendidas 1532 pedras de crack, 378 gramas de maconha, 318 gramas de cocaína, 05 desmanchem desarticulados com 17 veículos recuperados e três presos e 02 presos por extorsão (roubo ou furto e pedido de resgate pelo veículo).
- Na tarde do mesmo dia o 33º BPM, no Bairro Vargas a Brigada Militar de Sapucaia do Sul efetuou a prisão de três homens, sendo um foragido, em um mesmo local, com eles foram apreendidas uma moto roubada placas IPM2555, 10 papelotes de cocaína.
Os policiais foram averiguar uma denúncia que dava conta que o local escondia um foragido da justiça. De posse das informações duas guarnições deslocaram para o local e efetuaram o cerco. Na casa estava um foragido da justiça de 28 anos. Outro homem, de 23 anos, foi preso por tráfico de drogas, com ele foi encontrada a droga e a moto roubada. Além destes, mais um homem foi preso por desacato.
Prisão do 66º foragido em Sapucaia - Também no dia 17 de abril 2010, às 10h30, em Sapucaia do Sul a Brigada Militar efetuou a prisão do 66º foragido da justiça neste ano.
A 66º prisão de foragido do ano se deu na Rua Borba Gato, 84, policiais do 33º BPM foram averiguar uma denúncia anônima feita via telefone 190 de que no local havia uma movimentação suspeita, duas guarnições deslocaram para o local, e efetuaram a abordagem de todos que ali estavam. Um homem de 26 anos que estava foragido da justiça desde 04 de janeiro do regime semi-aberto foi capturado.
Especialização em Condução de Moto - Cinco policiais militares do 33º BPM participaram no sábado (17) no 17º BPM (Gravataí), do treinamento especializado para condução de motos.
Geraldo de Souza Senna, Gerson Luiz Gianichini, Eldo Djalmo Mattei, Jean Rodrigues da Silva e Jonathan Souza de Moura.
O curso durou todo o dia e foi ministrado por instrutor da Honda do Brasil, na oportunidade os militares tiveram aulas práticas e teóricas sobre condução de motocicletas.
Prisão por Roubo a Ônibus, em Viamão - No domingo (18/4), às 06h40, na Rua Teodoro Luis De Castro, Bairro Augusta, Viamão, uma guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar de Viamão, efetuou a prisão de G. S. S, 22 anos, que após assaltar o ônibus da empresa Evel, linha Assis Brasil, prefixo 9007, armado com uma adaga foi detido pelo cobrador do ônibus que reagiu ao assalto.
Apreensão de arma - No domingo (18/4), às 15hs12, na Av. Frei Pacífico nº1309, no Distrito de Itapuã em Viamão, foi realizada a prisão de J.P.F.D.C 54 anos portando dentro de uma mochila camuflada, uma espingarda calibre 32. Marca L. M., o indivíduo e o material foram conduzidos para a 1ª DP em Viamão.
Adolescente é executado a tiros - Um adolescente de 15 anos foi assassinado com pelo menos oito tiros no início da noite de ontem no Condomínio Belo Horizonte, na Estrada do Cocão, em Viamão. Vizinhos ouviram os tiros e chamaram a Brigada Militar. O corpo foi encontrado por moradores por volta das 19h30min, caído na Rua Caminho Novo. A vítima tinha sido alvejada no pescoço, no tórax, nas costas e no braço direito. Ele não estava armado nem tinha registros policiais, O exame de necropsia apontará o número exato de perfurações de balas. As características do crime apontam para execução. (Zero Hora - Página 35).
Prisão por extorsão e tráfico de drogas em Canoas - acusado extorquia vítimas de roubo praticado por quadrilha presa pela brigada militar de canoas na última quinta feira.
Nesta sexta feira (16/04/2010) a Brigada Militar de Canoas efetuou a prisão de um homem de 20 anos por extorsão e tráfico de drogas.
A ocorrência iniciou na quarta feira dia 14/10/2010, á noite, quando quatro pessoas que saíam de uma empresa de ônibus foram assaltadas na cidade de Cachoeirinha.
Dois indivíduos armados rederam as vítimas e efetuaram o roubo do veículo, celular, dinheiro e documentos pessoais. As vítimas ligaram para a Brigada Militar e informaram sobre o roubo; os policiais passaram um alerta para todas as cidades da região metropolitana informando a placa do veículo roubado.
A BM de Canoas após receber o alerta, acionou o Serviço de inteligência do 15º BPM de Canoas que passou a monitorar locais suspeitos.
Após um levantamento, policiais militares foram até um endereço na Rua Boa Esperança, 80, Bairro Guajuviras; ao visualizarem um gol de cor branca em uma residência foi verificada a placa no sistema que confirmou se tratar do veículo roubado.
O Policiais Militares montaram uma operação juntamente com a Patamo da 3ª Cia do 15º BPM, que resultou a prisão de P. R. P., 29 anos, A. D. S., 20 anos; e mais um homem apontado como receptador. Na residência foram encontrados um veículo VW/Gol cor branca, placa IQQ2177, roubado na cidade de Cachoeirinha, 01 chapa de colete a prova de balas, um rádio transmissor marca Motorola e um telefone celular.
Extorsão - Já na sexta feira um homem passou a exigir, por telefone, dinheiro para devolver documentos e celular das vítimas. A Brigada Militar de Canoas através do Serviço de Inteligência e com o Pelotão de Operações Especiais montou uma operação e prendeu F.A.S, 20 anos; com ele foi recuperado todos os documentos e cartões bancários
Na sequência, os policiais militares seguiram em diligências e na lancheria de propriedade de F. e apreenderam 53 buchas de cocaínas escondidas num balcão, de onde eram alcançadas aos usuários. Preso em flagrante por tráfico de drogas, receptação e extorsão, F. foi autuado e levado ao Presídio Central de Porto Alegre.
Mulher foragida é presa no 26º Batalhão de Polícia Militar/Viamão - Na tarde de sábado (17), uma mulher 36 anos de idade procurada da justiça, foi presa, pois esta com mandado de prisão expedido pela comarca de Cachoeirinha. Foi apresentada na DPPA de Gravataí.
Na Rua Julio de Castilhos, Vista Alegre, na madrugada de 18/04/2010, policiais ao abordarem o individuo de 39 anos de idade e constataram que encontrava-se foragido do regime aberto do instituto penal Irmão Miguel Dario de Porto Alegre. Foi apresentado na DPPA de Gravataí.
Policiais do POE, na madrugada do domingo (18), durante patrulhamento na Rua Cristóvão Colombo, Vila Anair, abordaram o veiculo Golf, branco, placas IJO 8193, clonado e com adulterações, ao ser realizado contato com o proprietário que constava na documentação do veiculo, na cidade de São Leopoldo, o mesmo declarou que o seu veiculo encontrava-se em sua garagem. Foi dada voz de prisão ao condutor e apresentado na DPPA de Gravataí, onde foi autuado em flagrante por receptação de veiculo roubado.
Formatura do Curso Básico de Formação Policial Militar de Alvorada - No sábado (17/4), às 18h, no Estádio do Pedra Branca Futebol Clube, foi realizada a solenidade de formatura de 77 alunos do Curso Básica de Formação Policial Militar (CBFPM) de Alvorada.
O curso teve início em outubro de 2009, nas dependências do colégio Érico Veríssimo, composto por 77 jovens que foram aprovados no concurso de seleção realizado naquele ano pelo governo do Estado dentro das ações do projeto de recomposição dos efetivos da segurança pública, que integra o programa estruturante Cidadão Seguro.
Estiveram presentes as seguintes autoridades: coronel Carlos Roberto Bondan da Silva, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano, Tenente Coronel Edison Estivalete Bilhalva, Comandante do 24º BPM e paraninfo da turma, Sr João Carlos Brum, Prefeito Municipal, Sr Giovane Garcia, Vice-Prefeito Municipal, Padre Libanor Piccette pároco da paróquia Santo Antonio que realizou a benção aos formandos, e outra autoridades do legislativo e judiciário de Alvorada, bem como comerciantes, empresários e centenas de convidados presenciaram a solenidade de formatura destes novos Policiais Militares que irão incorporar no atual efetivo do 24º Batalhão de Policia Militar.
Adolescente é preso com veiculo roubado - No sábado (17/4), às 13h50, na Vila Intersul, Rua Carlos Fontoura, em Alvorada, uma guarnição do 24º Batalhão de Policia Militar, apreendeu um adolescente com um veiculo roubado. A prisão ocorreu após o motorista fugar por varias ruas da cidade sendo abordado muitas quadras depois.
Preso menor portando um revólver - No domingo (18/4), às 13h30, na vila Nova Americana, na rua Estocolmo, em Alvorada, uma guarnição do 24º BPM prendeu um jovem com um revólver.
Os Policiais Militares abordaram uma dupla que tripulava uma motocicleta e no momento da revista encontraram na cintura de D.R.P.F. um revólver calibre 38 de marca Rossi. Registro na 1ª Delegacia de Pronto Atendimento de Alvorada (1ª DPPA).

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Comando de Policiamento Metropolitano tem a primeira solenidade de formatura de Soldados no Rio Grande do Sul

O Comando de Policiamento Metropolitano, formou nesta sexta-feira (16/04) em solenidade realizada no Parque da Exposição Internacional (Expointer), em Esteio a primeira turma de alunos soldados do Curso Básico de Formação Policial Militar – CBFPM do Estado.
A solenidade que contou com as presenças do Secretário de Estado da Segurança Pública General Edson de Oliveira Goularte, Comandante-Geral da Brigada Militar Coronel João Carlos Trindade Lopes, Comandante do Comando de Policiamento Metropolitano Coronel Carlos Roberto Bondan da Silva e o Comandante do 34º BPM Ten Cel Roberto Kraid Pereira, do Prefeito Municipal de Esteio Gilmar Rinaldi, dos Vereadores e dos Secretários do município, jornalistas, convidados e familiares dos formandos, materializa ações do Projeto de Recomposição dos Efetivos da Segurança Pública e do Programa Estruturante Cidadão Seguro.
A Cidade de Esteio terá uma reforço em seu efetivo de 40 soldados, os quais já estavam efetuando estágio final de curso desde a semana passada.

Operações Policiais


Prisão de foragido da justiça
Hoje (16/4), às 08h27, uma guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar de Viamão, juntamente com agentes do setor de inteligência, capturaram na Rua Francisco Pinto Guterres, no Bairro Hidráulica, em Viamão, M. M. D. M, 19 anos, que tinha um mandato de prisão expedido em seu nome. O indivíduo foi preso e conduzido até a DPPA em Alvorada.



Operação Policial no Guajuviras em Canoas

Nesta quinta-feira (15) O 15º BPM deu inicio a Operação Guajuviras, com efetivo reforçado pela Operação Fecha Quartel, além do estágio operacional do CBFPM, foram instalados 10 pontos de barreira e de fiscalização e observação em todo o perímetro de acesso e saídas do Bairro Guajuviras em Canoas.

Ao total foram empregados mais de 50 policiais, entre alunos e orgânicos da 3ª Cia PM, com apoio de Patamos, Pelotão de Motos e POE da unidade.

Os resultados foram satisfatórios, sendo que no horário crítico, compreendido entre 15hs as 18hs, nenhuma ocorrência foi registrada ou despachada pela Sala de Operações Batalhão, nos setores compreendidos pela operação.

Foram abordados e revistados 354 veículos automotores, 316 motos; 922 pessoas abordadas e identificadas; 30 Auto de Infrações de transito (multas) expedidos; 19 veículos recolhidos (12 motos e 07 carros); 01 TC por posse entorpecente; 01 prisão por porte ilegal de arma de fogo.


Policial é preso em Canoas

Afastado das funções desde 2007, quando foi preso pela Polícia Federal por suspeita de envolvimento em jogos ilegais, o policial J.M, 44 anos, foi detido novamente ontem, em CANOAS, desta vez pela Brigada Militar. M., em liberdade provisória, portava sem autorização um revólver calibre 38, de propriedade de seu pai. Ele foi autuado em flagrante e conduzido à carceragem do Grupo de Operações Especiais.

(Fonte – Zero Hora - Página 50).

BM de Canoas captura dupla que roubava carros

O 15º Batalhão de Canoas capturou, no início da manhã de ontem (15/04), uma dupla de assaltantes que estaria ligada ao roubo de veículos. Os criminosos foram presos em uma casa no Bairro Guajuviras, foi recuperado um Gol roubado na noite de quarta-feira do gerente de uma empresa de ônibus em Cachoeirinha.Além do veículo, o efetivo da BM apreendeu um radiocomunicador, uma chapa de colete à prova de balas e também um celular. Ao saber que a moradia tinha sido alugada aos acusados por um policial militar, o comando do 15º BPM determinou a abertura de uma sindicância e o afastamento do PM. A Polícia Civil também investiga o caso. (Fonte – Correio do Povo-Página 30). 

Prisão por trafico de drogas em Cachoeirinha

Na Rua Curitiba em Cachoeirinha, o 26º Batalhão efetuou a prisão de dois suspeitos por tráfico de drogas durante a realização da “OPERAÇÃO APRILLIS”, em um estabelecimento comercial após denúncias ao fone 190, Policiais do POE fizeram buscas num estabelecimento comercial e flagrou um menor de idade (17 anos) portando cinco pedras de crack, duas buchas de cocaína e um homem de 44 anos de idade, em liberdade condicional, portando duas pedras de crack, dezoito buchas de maconha e R$ 52,00 (cinquenta e dois reais) em moeda corrente. Foi dado voz de prisão e apresentados na DPPA de Gravataí onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas.

Na mesma Operação foram apreendidas duas máquinas caça níqueis na Rua Dinamarca, Bairro Nova Cachoeirinha, e apreendido o valor de R$147,00 reais. Já na Rua Bahia, Bairro Fátima, os policiais flagraram um jovem de 22 anos de idade apostando em uma das quatro máquinas caça níqueis existentes no estabelecimento comercial, sendo que as maquinas foram lacradas, o valor total de R$ 633,00 reais apreendidos e o proprietário do estabelecimento e o apostador qualificados no registro do termo circunstanciado por Jogos de azar.
A Operação denominada “APRILLIS” tem por finalidade, coibir ações delituosas, combater intensamente o trafico de drogas e o roubo e furto de veículos, utilizando o efetivo do Pelotão de Operações Especiais-POE.


Prisão por tráfico de drogas

 Hoje (16/4), às 10h59, na Rua Dona Maria, Bairro Querência, Viamão, Policiais do 18º Batalhão e Agentes de Inteligência, efetuaram a prisão por tráfico de entorpecentes de dois menores (17 anos) com 30 papelotes de cocaína e R$ 387,00 (trezentos e oitenta e sete reais) em dinheiro. Foi dada voz de prisão e conduzidos os indivíduos até a DPPA em Alvorada.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ações e Ocorrências da Região Metropolitana

Projeto Quartel Legal recebe crianças no 24º BPM em Alvorada
- O projeto “Quartel Legal” foi idealizado por um grupo de Policiais Militares da Brigada Militar de Alvorada e concluído no mês de outubro do ano de 2007. O projeto consiste na visitação das dependências do 24º BPM por turmas de aproximadamente de 35 alunos. As crianças, devidamente autorizados pelos pais e acompanhados por uma professora, conhecem o funcionamento e a importância de cada Seção do Batalhão, comparando com a estrutura da escola e da sua própria família, tudo em uma linguagem bem do cotidiano da meninada.
A escola participante destas edições foi a E.E.E.B. Julio César Ribeiro da Souza, com 57 alunos de duas turmas da 3ª série, acompanhados pelas professoras Magda Silveira e Lílian Couto C. Brandt.
Ocorrências de Viamão
- Na quarta-feira (14), Avenida Barreto Viana, em Viamão, compareceu uma guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar e recolheu o veiculo VW/FOX 1.0, de cor prata, placas AMV6130, que estava abandonado e em alerta de ocorrência de furto.
- Na quinta-feira (15) na Rua Aimorés, Vila Jarí em Viamão, uma guarnição do 18º Batalhão de Polícia Militar, quando em patrulhamento abordou e prendeu N.A.F, 43 anos, com antecedentes criminais por furto, estupro e homicídio que estava foragido. Registro DPPA em Alvorada.
Ocorrências em Canoas
-Na terça-feira (13) na Avenida 17 de Abril, no Bairro Guajuviras em Canoas, o POE do 15º BPM, encontrou no porta malas de um veículo GM Corsa uma máquina caça níqueis, os condutores foram identificados e qualificados e após liberados, o veiculo e o material foram apreendidos
- Na quarta-feira (14) na Rua Ulisses Guimarães, em Canoas, guarnições do 15º BPM efetuaram a prisão de um suspeito com ele a quantia de 30 pedras de crack e R$50,00 reais em notas de pequeno valor.
- Já na Rua Dique guarnições do 15º BPM, após confirmarem uma denuncia de trafico no local, abordaram dois suspeitos (38 anos e 18 anos) sendo encontrado 52 pedras de crack e R$60,00 reais. Foram presos e apresentados na DPPA Canoas.
- Na Rua Dois, Bairro Igara III, o setor de inteligência do 15º BPM, após monitoramento referente a um grupo denominado “Kaixa-loka”, o qual promove roubos de veículos e a comércios, visualizaram no pátio da residência um veiculo em ocorrência de roubo, foi localizado ainda um radio HT, na freqüência da Brigada Militar. Todos foram apresentados ao delegado de plantão que determinou a prisão em flagrante do indivíduo que mantinha o veículo guardado em sua casa e a abertura de inquérito para os outros dois conduzidos sob suspeita de serem autores do roubo do veiculo. Registro DPPA Canoas.
- Na Rua Camapuã, Bairro Mathias Velho, uma guarnição do 15º BPM, na quarta-feira (14) recapturou um foragido da justiça desde 06/03/2010 do Instituto Penal Irmão Miguel Dario onde cumpria pena sob o regime semi-aberto.
- 15/04, quinta-feira. O Serviço de Inteligência da Brigada Militar de Canoas recuperou, no início desta manhã, um veículo Volkswagen Gol roubado da empresa Sogil, em Cachoeirinha, no final da noite passada.
De acordo com a polícia, dois homens que teriam participado do roubo foram presos em flagrante na residência de um policial militar no bairro Guajuviras, que era alugada aos acusados. No local, também havia um rádio comunicador.
A BM e o Policia Civil investigam a participação dele no assalto, ocorrido no bairro Colina, em Cachoeirinha. Oficiais do 15º BPM e o Delegado da 1ª e 3ª DP, já se reuniram para tratar da apuração. O PM deverá ser afastado das funções ainda hoje pelo Comando do 15º BPM.
49 Máquinas Caça-Níqueis Apreendidas no 33º BPM em Sapucaia do Sul
A Brigada Militar de Sapucaia do Sul recebeu em 14/04, uma denúncia anônima informando que na Rua Otaviano da Silveira, Bairro Centro funcionavam clandestinamente duas casas de jogos de azar. Os policiais apreenderam no local 49 máquinas e cerca de mil reais foram apreendidos.
Duas pessoas irão responder pela exploração do jogo de azar de acordo com o artigo 50 decreto-lei 3.668/41, que tipifica a exploração de jogo de azar em lugar público ou acessível ao público, mediante o pagamento de entrada ou sem.
No total foram 211 máquinas apreendidas em 31 estabelecimentos destinados à exploração do jogo de azar interditados desde janeiro de 2010 na Cidade de Sapucaia do Sul.
Conquista de medalhas
A Soldada Ana Lúcia Garcia Pacheco, do 33º BPM, em Sapucaia do Sul, na tarde de 10 de abril de 2010, conquistou o 1º lugar no 9º Rodeio Nacional de Novo Hamburgo na modalidade intérprete solista vocal adulto, o evento foi em comemoração do 83º aniversário daquele município. Na manhã do mesmo dia, a soldada Ana conquistou também o 2º lugar em competição de Tiro Prático – IPSC na categoria Damas, realizada no 18º BI Mtz de Sapucaia do Sul.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Brigada Militar terá 3.552 novos soldados no estado, 525 na região metropolitana


Na manhã de terça-feira (13), às 9h30, em frente ao Monumento do Expedicionário, em Porto Alegre, a Brigada Militar apresentou os novos soldados da corporação para um reforço de policiamento ostensivo em todo o Estado do Rio Grande do Sul na ordem 3552 novos soldados em todo o Estado.
Na região metropolitana de Porto Alegre, mais especificamente no Comando de Policiamento Metropolitano será de 525 Policiais militares que reforçarão o policiamento a partir de hoje, sendo 40 em Esteio 33º BPM, 77 em Alvorada 24º BPM, 167 em Canoas 15º BPM, 81 em Viamão 18º BPM, 40 em Cachoeirinha 26º BPM, 80 em Gravataí 17º BPM, 40 em Sapucaia do Sul 34º BPM.
Foi lançada a Operação Centauro Alunos, em todo o Estado prevendo o emprego de todos os alunos soldados que finalizam sua formação policial militar nos diversos comandos regionais e unidades de ensino da corporação. A ação prevê a realização de barreiras policiais onde serão fiscalizados táxis, lotações, motos e ônibus, policiamento a pé e montado e policiamento nos bairros, trazendo sensação de segurança à população gaúcha, tendo como foco a diminuição de ocorrências envolvendo drogas, jogo de azar e locais de desmanche de veículos.
A formatura dos novos policiais militares esta prevista para:


DATA
HORA
LOCAL
MUNICÍPIO
FORMANDOS
16/4/2010
09h30min
Parque Assis Brasil
Esteio
40
17/4/2010
18h
Estádio Pedra Branca
Alvorada
77
23/4/2010
09h
Quartel do 15º BPM
Canoas
167
23/4/2010
17h
Campo Branco
Viamão
81
24/4/2010
10h
Parque Municipal
Cachoeirinha
40
24/4/2010
15h
Praça Central
Gravataí
80
24/4/2010
17h
Estádio do Sport Club Sapucaiense
Sapucaia do Sul
40

terça-feira, 13 de abril de 2010

24ºBPM lança novos PMs no policiamento

Na terça-feira (13/4), às 10h, na praça central de Alvorada, o comandante do 24º Batalhão de Policia Militar (24ºBPM), tenente coronel Edison Estivalete Bilhalva, reuniu os alunos do Curso Básico de Formação Policial Militar (Cbfpm) para lançar os novos soldados no policiamento de rua em Alvorada.
A solenidade foi bem curta, mas, relevante para a cidade e para os novos soldados que já tem formatura marcada para o dia 17 deste mês, às 18h no estádio do Pedra Branca. Perante a imprensa e algumas lideranças locais, o comandante do 24ºBPM lembrou a importância da coletividade no serviço de rua do Policial servindo como estimulo para esses novos profissionais que irão integrar os atuais PMs que zelam pela manutenção da ordem pública nas nossas ruas.
Antes dos novos PMs saírem para seus destinos, de policiar as ruas, aconteceu um ato de abraçar o palco principal de eventos da praça, simbolizando o carinho e respeito pela cidade onde moramos e prestaremos nosso serviço.